A BMW foi a primeira fabricante de automóveis que recebeu aprovação para combinar o Nível 2 e o Nível 3 para condução autônoma e esses recursos estão inseridos na Série 7. Assim, o novo BMW Série 7 estabelece um marco no campo da condução automatizada.
Entenda como funciona cada nível:
BMW Highway Assistant (Nível 2)
Este recurso é usado para operar em velocidades de até 130 km/h, melhorando o conforto em viagens longas. Ele é uma função adicional do assistente de direção e controle de faixa que pode ser utilizado em autoestradas com vias separadas estruturalmente.
Nessas estradas, o motorista pode tirar as mãos do volante por períodos mais longos e posicioná-las confortavelmente, desde que continue a prestar atenção ao que está acontecendo na estrada e possa retomar o controle do volante a qualquer momento.
Enquanto estiver dirigindo no modo parcialmente automatizado, o BMW Série 7 também pode realizar mudanças de faixa sem que o motorista precise segurar novamente o volante. Isso é possível graças ao assistente ativo de mudança de faixa, que realiza os movimentos de direção necessários para a manobra de ultrapassagem e ajusta a velocidade do veículo conforme necessário assim que a situação de tráfego permitir.
Além disso, o motorista pode iniciar uma mudança de faixa sugerida por este sistema simplesmente olhando no retrovisor para confirmá-la.
BMW Personal Pilot (Nível 3)
Nesse nível de automatização, o motorista pode tirar as mãos do volante e temporariamente desviar a atenção da estrada. Esse recurso oferece uma nova experiência de direção ao permitir que os motoristas deleguem completamente a tarefa de dirigir ao carro em certas condições, a velocidades de até 60 km/h, e desviar o olhar da estrada.
Sistemas altamente automatizados são capazes de assumir completamente a condução em situações específicas, como congestionamentos em autoestradas, permitindo até que os motoristas realizem outras atividades dentro do carro, como fazer chamadas telefônicas, ler, escrever mensagens, trabalhar ou assistir vídeos. No entanto, o motorista deve sempre estar preparado para retomar o controle em poucos segundos quando solicitado pelo carro, por exemplo, em áreas de obras na estrada.
Os dois pacotes de automatização são opcionais e estão disponíveis exclusivamente na Alemanha por € 6.000 (incluindo VAT), cerca de R$ 35.000.
Os motoristas de carros equipados com o opcional BMW Personal Pilot L3 que já foram entregues poderão adicionar o BMW Highway Assistant às suas funções sem custo adicional a partir de 24/08. Vale ressaltar que, para que esses recursos funcionem, os motoristas devem ser altamente disciplinados, por isso começou na Alemanha.