Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Visitamos uma coleção fantástica de foras-de-série nacionais

por Renato Bellote 19/05/2024
por Renato Bellote 19/05/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Quando pensamos no conceito de fora-de-série rapidamente a idéia de algo artesanal vem à mente. Na verdade esse estilo reinou no Brasil em parte durante a década de 70 e, em especial, nos anos 80, com diferentes marcas e estilos.

Esse segmento ganhou muita importância a partir da proibição das importações no Brasil, em 1976. Nesse momento não era permitida a entrada de quaisquer tipos de bens de consumo ou insumos do exterior. O objetivo principal do governo na época era estimular a indústria nacional.

Dentre as várias marcas que surgiram a Puma merece especial atenção. O primeiro modelo da marca surgiu em uma fazenda na cidade de Matão. Rino Malzoni botou sua idéia no papel e com a ajuda de Anísio Campos, o mago do design da época, conseguiu transformar seu sonho em realidade.

Além do aspecto técnico e histórico da marca, o modelo ganhou mais estilo em 1968, passou a contar com a confiável mecânica Volkswagen e se tornou um dos carros mais belos já produzidos. As exportações começaram a todo vapor (1970) e o felino ganhou fãs na Europa e Estados Unidos.

Coleção de carros fora-de-série

Foto: Renato Bellote

Nos últimos anos tivemos apenas o Lobini, não temos muitas opções. Vale lembrar que com a abertura das importações, em 1990, a tecnologia dos carros estrangeiros, que há muito tempo já vinha sendo utilizada, acabou com os últimos sobreviventes do nosso mercado.

Nesse sentido é importante lembrar que uma das únicas que teve uma sobrevida foi a Miura. Nessa época eles estavam produzindo também picapes modificadas, algo que ainda teve um pouco de mercado no início a nova década. O carro e suas várias versões acabaram sucumbindo à concorrência estrangeira e alto custo de produção.

A coleção traz ainda exemplares de diversos outros fabricantes que tiveram uma importância muito grande nessa história toda: Gurgel, Glaspac, Santa Matilde e vários outros que você descobre na matéria completa. Até a semana que vem!

coleçãofora de sériegaragem do belloteglaspacgurgellobinimiurapumasanta matildevídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Citroën C3 Aircross tem preço baixo e bom consumo, mas deve mimos
Próximo
Volks rejuvenesce T-Cross 2025 e mantém preços e motores

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência