A Renault lançou em 2011 seu primeiro SUV, batizado de Duster. Trazia como principais características grande vão livre do solo, amplo espaço interno, ótimo porta-malas (475 litros) e robustez. Agora, no início de 2024 ele passou por uma discreta reestilização com algumas mudanças estéticas e de segurança.
O design teve alterações nos faróis em LED com uma linha formando um “Y” deitado, separados pela grade que tem acabamento em preto brilhante e, na parte de trás, ele ganhou personalidade própria: as luzes não são mais parecidas com as do Jeep Renegade, agora são também no mesmo formato dos faróis dianteiros.
A versão 2024 do Duster traz mais equipamentos de segurança, como seis airbags de série (frontais, laterais e cortina), assim como entrega o novo Renault Kardian. Vale lembrar que anteriormente ele era oferecido apenas com dois airbags frontais, obrigatórios por lei.
Vários itens são de série como direção elétrica, rodas de liga leve de 16″, ar condicionado automático digital, sistema start-stop, câmera de ré, central multimídia de 8″ que se conecta aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de cruzeiro, entre outros.
Um item que me chamou a atenção desde a primeira vez que vi é que ele oferece faróis de milha e de neblina, que tem diferentes funções. O farol de milha é um auxiliar para enxergar mais longe, visto que seu faixo é estreito e potente, ao passo que o de neblina tem faixo baixo para iluminar o chão à frente a fim de enfrentar o nevoeiro.
Na versão que avaliamos, a Iconic Plus, o Duster traz câmera 360°, rodas de liga leve de 17″, faróis com acendimento automático, carregador por indução para celular, chave tipo cartão presencial que abre e fecha o carro quando está próxima do veículo, alerta de ponto cego, entre outros.
A dirigibilidade é boa, os bancos tem revestimento premium, o banco do motorista tem regulagem de altura, ele traz novas barras de teto, mas o que mais gostei foi da suspensão. A dianteira é tipo MacPherson com amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. A traseira é tipo semi-independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. As imperfeições do solo parecem bem menores do que são, ele supera lombadas, valetas e buracos com muita valentia dando muito conforto a quem o dirige.
Para quem senta atrás, tem duas saídas USB, além de duas dianteiras. Senti falta da saída para o ar condicionado traseiro.
O motor 1.3 flex turbo TCe, entrega 170 cv e torque se 27,5 kgfm que são sentidos ao acelerar e ver que ele responde prontamente. Atrelado a esse motor tem a transmissão automático CVT X-Tronic de 8 velocidades.
Existe outra opção de motorização para a versão Iconic Plus que é o 1.6 que entrega 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque e tem atrelado a ele o câmbio CVT de seis velocidades. Além dessa, existe com essa mesma motorização e câmbio manual de cinco velocidades.
Versões e preços:
Duster Intense Plus 1.6 manual – R$ 125.890
Duster Intense Plus 1.6 CVT – R$ 134.790
Duster Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 143.890
Duster Iconic Plus 1.3 turbo CVT – R$ 157.990