Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaRenault

Renault Duster 2024 melhora em segurança e conforto

por Claudia Carsughi 21/05/2024
por Claudia Carsughi 21/05/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Renault Duster Iconic

Foto: Claudia Carsughi/Portal Carsughi

A Renault lançou em 2011 seu primeiro SUV, batizado de Duster. Trazia como principais características grande vão livre do solo, amplo espaço interno, ótimo porta-malas (475 litros) e robustez. Agora, no início de 2024 ele passou por uma discreta reestilização com algumas mudanças estéticas e de segurança.

O design teve alterações nos faróis em LED com uma linha formando um “Y” deitado, separados pela grade que tem acabamento em preto brilhante e, na parte de trás, ele ganhou personalidade própria: as luzes não são mais parecidas com as do Jeep Renegade, agora são também no mesmo formato dos faróis dianteiros.

A versão 2024 do Duster traz mais equipamentos de segurança, como seis airbags de série (frontais, laterais e cortina), assim como entrega o novo Renault Kardian. Vale lembrar que anteriormente ele era oferecido apenas com dois airbags frontais, obrigatórios por lei.

Vários itens são de série como direção elétrica, rodas de liga leve de 16″, ar condicionado automático digital, sistema start-stop, câmera de ré, central multimídia de 8″ que se conecta aos sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio, controle de cruzeiro, entre outros.

Um item que me chamou a atenção desde a primeira vez que vi é que ele oferece faróis de milha e de neblina, que tem diferentes funções. O farol de milha é um auxiliar para enxergar mais longe, visto que seu faixo é estreito e potente, ao passo que o de neblina tem faixo baixo para iluminar o chão à frente a fim de enfrentar o nevoeiro.

Renault Duster Iconic

Foto: Claudia Carsughi/Portal Carsughi

Na versão que avaliamos, a Iconic Plus, o Duster traz câmera 360°, rodas de liga leve de 17″, faróis com acendimento automático, carregador por indução para celular, chave tipo cartão presencial que abre e fecha o carro quando está próxima do veículo, alerta de ponto cego, entre outros.

A dirigibilidade é boa, os bancos tem revestimento premium, o banco do motorista tem regulagem de altura, ele traz novas barras de teto, mas o que mais gostei foi da suspensão. A dianteira é tipo MacPherson com amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. A traseira é tipo semi-independente com barra estabilizadora, amortecedores hidráulicos e molas helicoidais. As imperfeições do solo parecem bem menores do que são, ele supera lombadas, valetas e buracos com muita valentia dando muito conforto a quem o dirige.

Para quem senta atrás, tem duas saídas USB, além de duas dianteiras. Senti falta da saída para o ar condicionado traseiro.

O motor 1.3 flex turbo TCe, entrega 170 cv e torque se 27,5 kgfm que são sentidos ao acelerar e ver que ele responde prontamente. Atrelado a esse motor tem a transmissão automático CVT X-Tronic de 8 velocidades.

Renault Duster Iconic

Foto: Divulgação/Renault

Existe outra opção de motorização para a versão Iconic Plus que é o 1.6 que entrega 120 cv de potência e 16,2 kgfm de torque e tem atrelado a ele o câmbio CVT de seis velocidades. Além dessa, existe com essa mesma motorização e câmbio manual de cinco velocidades.

Versões e preços:

Duster Intense Plus 1.6 manual – R$ 125.890
Duster Intense Plus 1.6 CVT – R$ 134.790
Duster Iconic Plus 1.6 CVT – R$ 143.890
Duster Iconic Plus 1.3 turbo CVT – R$ 157.990

avaliaçaoDustericonic plusRenaultSUV
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Volks rejuvenesce T-Cross 2025 e mantém preços e motores
Próximo
McLaren homenageia Ayrton Senna com pinturas exclusivas em um McLaren Senna e nos carros de Fórmula 1 GP de Mônaco

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência