A BYD apresentou no México a versão final de sua picape Shark (ou tubarão, traduzido do inglês). Trata-se de um modelo médio, um pouco maior que Toyota Hilux e Ford Ranger (cerca de 10 cm).
Equipada com conjunto híbrido plug-in, combina motores a gasolina e elétrico e habilidades off-road.
A Shark deve chegar ao Brasil entre setembro e outubro. Pelas dimensões e produzida sobre chassi (e não monobloco), tem design inspirado nos tubarões. Mas vamos considerar que a BYD também bebeu na fonte de caminhonetes americanas.
A frente, segundo a fabricante, remete à boca aberta de um tubarão deixando o veículo com certa agressividade. Uma barra interliga os faróis no conjunto todo em LED, e atrás, o desenho é mais limpo, com outra barra que une as duas lanternas.
O conjunto híbrido conta com motor 1.5 turbo a gasolina e sistema elétrico que geram potência de 430 cavalos – superior à grandalhona Ford F-150 vendida aqui com motor V8 de 405 cv.
A BYD não divulgou o torque, mas se ter uma ideia, a caminhonete acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,7 segundos.
Outro dado que chama a atenção é sua autonomia: apenas no sistema elétrico, ela roda 100 km e no modo híbrido supera os 800 km.
A tração é nas quatro rodas e a Shark pode ajustar a distribuição de torque entre suas rodas dianteiras e traseiras em milissegundos.
O interior conta com tela LCD no painel de instrumentos de 10,25 polegadas e tela multimídia giratória de 12,8 polegadas, que incorpora a câmera panorâmica.
“Com a introdução de nossa primeira picape de energia limpa, a BYD Shark, estamos prontos para redefinir o cenário convencional das picapes a combustão por meio de tecnologia avançada, proporcionando aos usuários um estilo de vida caracterizado por oportunidades ilimitadas. A BYD está agora inaugurando a era da picape global de energia verde”, afirmou Stella Li, vice-presidente executiva da BYD e CEO da BYD Americas.
O preço para o Brasil não foi divulgado, o que certamente só será revelado por ocasião do lançamento. Outra certeza é que esse tubarão vai tumultuar as águas do segmento, ainda movido a diesel.
Resta saber se até o final do ano, quando a BYD lançar a picape, se ela será a pioneira entre as caminhonetes híbridas plug-in ou alguma marca poderá se antecipar com essa tecnologia.
BYD nomeia novos grupos para dobrar número de concessionárias
A BYD quer fechar o ano com mais de 200 concessionárias, o dobro do atual. Para isso, anunciou 13 novos grupos pelo País: Grand Brasil, T-Line, Mover e DHG Mori terão novas lojas em São Paulo.
Em Minas Gerais, o Grupo Carbel abrirá três concessionárias, mesmo número do Grupo Via 1 em Salvador, Recife e Fortaleza. Os grupos Indiana, Oliveira Neto e Primavia terão lojas na Bahia e no Piauí uma unidade ficará a cargo do Grupo Jelta.
Da região Sul, Porto Alegre, Gravataí e Criciúma terão lojas do Grupo Via e o Grupo Barigui inaugura unidades no Paraná – Curitiba e Guarapuava. Por fim, o Grupo Bali vai inaugurar uma loja em Brasília.
Volvo já instalou 35 eletropostos rápidos no País
A Volvo Car Brasil acaba de completar 35 instalações de eletropostos rápidos em estradas. O plano da marca é de instalar mais de 100 pontos de carga rápida, conectando as cinco regiões e mais de 300.000 quilômetros de rodovias.
“Ao final do projeto, teremos um investimento de cerca de R$ 70 milhões na economia brasileira e entendemos que também colaboramos com um futuro melhor e mais sustentável para todos”, celebra Guilherme Galhardo, head de Eletrificação e diretor de Digital da Volvo Car Brasil.
Desde a primeira instalação em maio de 2022 até março deste ano, os eletropostos rápidos da Volvo já realizaram mais de 18.615 recargas em todo o país, totalizando um consumo de aproximadamente 482.000 kWh.