Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria Automobilistica

Aceleramos o Plymouth Superbird, a lenda da NASCAR

por Renato Bellote 12/05/2024
por Renato Bellote 12/05/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Toda semana os nossos leitores tem acesso a um conteúdo bem interessante. Falo sobre modelos clássicos que fizeram história, projetos especiais, carros de cinema – como a matéria da semana passada – e às vezes falamos de alguns mitos sobre rodas. Esse é o caso da matéria dessa semana.

O Plymouth Superbird nasceu para as pistas. No final da década de 60 a Ford dominava a Nascar com o Torino. Seu 429 parecia imbatível e a Mopar pensou em uma forma de criar algo mais veloz e que vencesse mais corridas do que o Ford. Projeto, então, ganhava forma.

A primeira criação, digamos, exuberante foi o Dodge Charger Daytona, em 1969. A Plymouth pegou o seu modelo Road Runner e fez algumas modificações estéticas para aumentar o coeficiente dinâmico e também o downforce nas retas e curvas inclinadas do circuitos ovais.

E o projeto deu muito certo. Equipado com o mítico motor 426 Hemi o Superbird quase que, literalmente, voou baixo nas pistas chegando à velocidade máxima de 320 km/h. Em 1970 venceu 18 corridas e terminou outras 31 entre os 10 primeiros colocados.

Plymouth Superbird - Nascar

Foto: Renato Bellote

A Nascar exigia 500 exemplares para homologação. E eles fizeram mais para um público ávido pela novidade. O comprador podia escolher entre três opções de motorização: 440 Six-Pack, 440 Six-Pack Commando e o 426 Hemi. A produção chegou a quase 2000 unidades, o que tornou o modelo extremamente raro.

O exemplar da matéria chegou ao Brasil há menos de dois meses. Ele foi totalmente restaurado e está atualmente com o terceiro dono. Debaixo do capô recebeu um kit stroker e agora tem 505 polegadas cúbicas e 8,3 litros Em outras palavras É um verdadeiro monstro.

Guiar o clássico foi uma experiência extremamente sensorial e marcante. O destaque fica para o torque considerável e o câmbio manual de quatro marchas, o também clássico pistol grip. A cada acelerada o som compassado do motor V8 sobe de giro e cola o corpo no banco. Melhor do que falar é assistir e ouvir o vídeo. Divirtam-se!

corridagaragem do belloteNascarplymouth superbirdroad runnervídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
O que as bolsas de apostas estão dizendo sobre os principais torneios de futebol no Brasil
Próximo
Linhas 2025 de veículos ficam mais caras…

Você também pode gostar...

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025
  • 2

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista