A descarbonização é um caminho sem volta, prova disso foi a aprovação do MOVER (Programa de Mobilidade Verde e Inovação), que estabelece novos parâmetros de emissão para os carros.
A Hyundai mostrou nos dias 8 e 9 de abril, no Engenho Central, em Piracicaba (SP), suas principais soluções nesse sentido e a estrela foi a apresentação do Hyundai Nexo, veículo movido a hidrogênio, que é um SUV de porte médio com potência combinada de 183 cv entre a propulsão de célula de combustível e o motor elétrico, e oferece uma autonomia de 666 quilômetros (ciclo WLTP).
Ele é feito na Coreia do Sul e é movido por um motor elétrico que não precisa de recarga em tomadas, basta ser abastecido com hidrogênio e como resultado dessa “queima” sai, pelo escapamento, água.
Um dos resultados dessa proposta é a purificação de ar durante a rodagem, o que garante uma experiência de condução ainda mais limpa e saudável.
“Sempre estivemos na vanguarda do desenvolvimento do uso do hidrogênio, alcançando inúmeras conquistas pioneiras, como a produção em massa dos primeiros veículos com célula de combustível do mundo. O ix35, lançado em 2013, é um exemplo dessa inovação no mercado global e o Nexo, que poderá ser visto durante o seminário, é o modelo com protagonismo mundial atualmente”, afirma Airton Cousseau, presidente e CEO da Hyundai Motor para as Américas Central e do Sul.
A Toyota também trabalhou no uso dessa tecnologia e apresentou no Salão do Automóvel de São Paulo em 2016 o Mirai, seu projeto abastecido com essa tecnologia.
A Hyundai investe em soluções de hidrogênio em toda sua cadeia de calor, desde a produção até o consumo final e a empresa se comprometeu em promover o uso de 100% de energia renovável em suas fábricas, globalmente, até 2045.