Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Coleção de VW Passat traz exemplares raros

por Renato Bellote 04/04/2024
por Renato Bellote 04/04/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Passat, sem dúvida nenhuma, foi um dos maiores sucessos da Volkswagen mundialmente falando. No Brasil não seria diferente assim que ele chegou ao mercado em meados da década de 70. Vale lembrar que até então apenas modelos com o clássico motor boxe refrigerado ar eram vendidos pela marca alemã.

O Passat representou uma revolução tecnológica, pois trazia tração dianteira e o moderno motor de quatro cilindros refrigerado a água. Ele significou também uma mudança na própria filosofia da fábrica germânica, pois a partir daí passou a ter novos modelos em novas configurações.

O impacto do Passat em nosso país foi grande em termos de mercado. No início o público tinha uma certa desconfiança, visto que todas as propagandas da própria Volkswagen enalteciam as vantagens dos motores a ar. Mas logo a história começou a ter seus próprios capítulos com o enredo de muito sucesso e muitas vendas mensais.

Particularmente é o modelo sobre o qual eu tenho uma história pessoal e um apreço muito grande, visto que andei em alguns deles logo na primeira infância. Parece incrível mas algumas coisas como textura e cheiro do estofamento ficam gravados no nosso subconsciente de uma maneira impressionante.

Passados 50 anos do seu lançamento, data comemorada neste ano, o modelo tem uma legião grande de fãs Brasil afora, seja ou de novos ou antigos aficionados que conhecem suas qualidades os seus predicados do ao longo das décadas.

VW Passat

Foto: Renato Bellote

Um deles está na cidade de Mogi das Cruzes. A pequena coleção da GGS Motors traz alguns exemplares significativos que contam essa história toda desde os anos 70 até o ano de 1988, o último de fabricação.

Fizemos uma visita e podemos ver por ali alguns exemplares bem clássicos, como o Sport e também o raríssimo 4M, versão comemorativa de 4 milhões de veículos Volkswagen vendidos no Brasil. Apenas 1000 unidades foram produzidas. E esta é uma ótima pauta para a próxima semana. Desejo uma boa leitura e uma Páscoa a todos!

garagem do bellotePassatvídeoVolkswagenVW
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Basalt, o novo Citroën brasileiro
Próximo
Honda CR-V Advanced Hybrid só não atrai mais pelo preço alto

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência