O Passat, sem dúvida nenhuma, foi um dos maiores sucessos da Volkswagen mundialmente falando. No Brasil não seria diferente assim que ele chegou ao mercado em meados da década de 70. Vale lembrar que até então apenas modelos com o clássico motor boxe refrigerado ar eram vendidos pela marca alemã.
O Passat representou uma revolução tecnológica, pois trazia tração dianteira e o moderno motor de quatro cilindros refrigerado a água. Ele significou também uma mudança na própria filosofia da fábrica germânica, pois a partir daí passou a ter novos modelos em novas configurações.
O impacto do Passat em nosso país foi grande em termos de mercado. No início o público tinha uma certa desconfiança, visto que todas as propagandas da própria Volkswagen enalteciam as vantagens dos motores a ar. Mas logo a história começou a ter seus próprios capítulos com o enredo de muito sucesso e muitas vendas mensais.
Particularmente é o modelo sobre o qual eu tenho uma história pessoal e um apreço muito grande, visto que andei em alguns deles logo na primeira infância. Parece incrível mas algumas coisas como textura e cheiro do estofamento ficam gravados no nosso subconsciente de uma maneira impressionante.
Passados 50 anos do seu lançamento, data comemorada neste ano, o modelo tem uma legião grande de fãs Brasil afora, seja ou de novos ou antigos aficionados que conhecem suas qualidades os seus predicados do ao longo das décadas.
Um deles está na cidade de Mogi das Cruzes. A pequena coleção da GGS Motors traz alguns exemplares significativos que contam essa história toda desde os anos 70 até o ano de 1988, o último de fabricação.
Fizemos uma visita e podemos ver por ali alguns exemplares bem clássicos, como o Sport e também o raríssimo 4M, versão comemorativa de 4 milhões de veículos Volkswagen vendidos no Brasil. Apenas 1000 unidades foram produzidas. E esta é uma ótima pauta para a próxima semana. Desejo uma boa leitura e uma Páscoa a todos!