Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
ChevroletIndustria Automobilistica

Chevette entrega 300 cv com motor de Blazer turbinado

por Renato Bellote 20/04/2024
por Renato Bellote 20/04/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O Chevette chegou ao Brasil em 1973. Foi um dos lançamentos mundiais da Chevrolet na época e, curiosamente, foi lançado primeiro no Brasil do que na Europa. Poucos meses de diferença mas realmente algo que vale ser lembrado.

Logo de cara agradou público e crítica por conta da configuração de motor dianteiro e tração traseira. Naquela época tínhamos apenas o Dodge 1800 com essa característica já que os modelos Volkswagen traziam o motor boxer refrigerado ar instalado também na parte traseira.

A versão hatchback faria sua estreia um pouco mais tarde. E foi bem aceita pelo público. Especialmente porque trazia todas as características do cupe e da Marajó porém com a facilidade de ser um pouco menor, o que garantia agilidade no trânsito e facilidade de estacionamento.

O exemplar da matéria consegue mesclar ideias bastante diferentes. O motor de 1,4 litro original deu espaço para um de 2,2 litros da Chevrolet Blazer. Nesse caso apenas o swap já teria bons resultados, visto que os modelos tem diferenças substanciais de peso.

Chevette Turbo

Chevrolet Chevette Turbo (Foto: Renato Bellote)

Mas o proprietário ainda não estava satisfeito. Resolveu, então, fazer uma preparação neste propulsor com instalação de um turbocompressor. Dessa forma ele conseguiu extrair algo em torno de 300 cv para maximizar o desempenho do clássico hatch.

Guiar o codorna, um apelido carinhoso de época, é uma tarefa prazerosa. O painel já traz a novidade da mudança que veio nessa segunda fase. Portanto ele entrega o que havia de melhor em termos de informação e ergonomia. Esta que, aliás, já foi elogiada desde o lançamento do carro na década de 70.

Guiar um hatchback pequeno com 300 cv e tração traseira é uma tarefa interessante. Como a turbina não é pequena ele entrega torque e potência acima de 3.000 giros, o que faz com que suas reações sejam mais previsíveis até essa faixa de rotação. Sem dúvida algo positivo. Em breve será feita uma nova troca de motor e o quatro cilindros dará lugar a um V8. Traremos novidades quando este projeto estiver terminado.

chevetteChevroletgaragem do belloteswapvídeo
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Salão do Automóvel voltará possivelmente em novo local
Próximo
Jeep Compass e Commander: novo motor e garantia de 5 anos

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência