A BYD trouxe ao Brasil há dois anos o Tan EV, o primeiro SUV de sete lugares da marca. E agora apresentou a segunda geração, com bateria Blade de maior potência, são 108,8 kWh contra 86,4 kWh do anterior.
Assim, a autonomia passou de 309 km para 430 km no ciclo PBEV (Inmetro). Além da autonomia, a nova bateria tem 25% de capacidade a mais e pode ser recarregada de modo ultrarrápido, em apenas 30 minutos, o SUV consegue 30% – 80% de carga em carregamento DC.
O aumento de torque também é outra novidade, a versão 2024 traz um torque combinado de 700 Nm. Ele vem com dois motores elétricos e pode atingir velocidade máxima de até 190 km/h e acelerar de o a 100 km/h em 4,9 segundos, o que é muito bom para um carro de mais de 2,5 toneladas, mais precisamente 2.630 kg.
Com relação ao design, teve mudanças nos para-choques dianteiro e traseiro, com suas linhas mais avançadas e aerodinâmicas. A grade dianteira foi substituída por outra fechada. Como medidas, o Tan é 10 cm mais comprido que o anterior com 4,97 metros de comprimento, 1,96 m de largura e 1,75 m de altura, além de um entre-eixos de 2,82 m, o que traz muito conforto pros ocupantes dos bancos traseiros.
O porta-malas é um item importante nos SUVs de sete lugares, ele oferece 235 litros para bagagem, com sete pessoas a bordo. Se forem cinco, o tamanho aumenta pra 990 litros e se as duas fileiras de bancos estiverem reclinadas, o espaço sobe pra 1.655 litros.
A suspensão é do tipo eletrônica semiativa DiSus-C, a mesma encontrada em carros premium que permite ajustar eletronicamente os amortecedores com um toque na tela, deixando o carro no modo conforto ou esportivo, que é mais rígido. Na dianteira, a suspensão é do tipo McPherson e, traseira, Multi-link.
O interior do Tan é luxuoso, com couro na cor caramelo, acabamentos muito bons, volante com ajuste elétrico, memória e aquecimento.
O teto solar é panorâmico de vidro deslizante e se estende por toda extensão do espaço interno. A iluminação interna nas portas e painel é feita por LED com 32 opções de configuração de cores, Internet 4G e serviço de nuvem, além de sistema nativo de navegação GPS.
No quesito segurança, ele conta com mais de 30 recursos de segurança ativa e 15 sensores entre câmeras e radares. É o caso do avançado sistema ADAS (Advanced Driver Assistance Systems), que incorpora uma série recursos inteligentes.
O BYD Tan EV 2024 vem nas cores Branco Neve (Snow White), Cinza Montanha (Mountain Grey) e Preto (Silver Sand Black) e já está disponível na rede de concessionárias com preço público sugerido de R$ 536.800,00. DEntro desse valor está incluso o Walbox.
A garantia é de cinco anos ou 500.000 quilômetros para o veículo e de oito anos para as baterias.