Verstappen somou mais uma pole position em sua carreira em classificação marcada por um estreante no grid
Repetindo o feito da primeira classificação da temporada na sexta-feira passada no Bahrein, Verstappen faz a pole position para o GP da Arábia Saudita, que será disputado uma vez mais em um sábado por conta do Ramadã, período sagrado nos países islâmicos que tem início nesse domingo, 10 de março.
O atual campeão mundial, que já havia liderado os treinos livres 1 e 3, cravou o melhor tempo de todo o fim de semana (1:27.472) no Q3 e se colocou 3 décimos à frente do segundo colocado, Leclerc. Para completar o top 3, vem Pérez largando da segunda fileira.
E para quem notou a falta de Sainz hoje nos gráficos e na TV, o piloto teve uma crise de apendicite e passou por cirurgia de emergência na manhã dessa sexta-feira (8), sendo prontamente substituído pelo resto do fim de semana por Oliver Bearman, atual piloto da Prema Racing na F2 e piloto reserva da Scuderia Ferrari.
Na prática, Bearman não seria a primeira opção da Scuderia italiana, já que Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman são os primeiros pilotos-reserva. Mas como eles não estão presentes em Jeddah, Ollie – como é mais conhecido – foi a opção mais prática e viável. Ele abriu mão da sua pole position na corrida principal da F2 para fazer sua estreia na Fórmula 1. Com apenas 18 anos e 10 meses de idade, ele é o piloto mais jovem na história da Ferrari a pilotar na F1.
O circuito de Jeddah é uma pista de rua de 6.174 km de extensão que conta com 27 curvas no total, sendo 16 para a esquerda e 11 para a direita.Entrou no calendário da F1 em 2021 e tem contrato até o final de 2030. Procurando trazer mais ultrapassagens, são três zonas de DRS para que os pilotos possam abrir a asa móvel.
Confira como foi a classificação:
Q1
Magnussen deu início à sessão e foi o primeiro a abrir volta rápida, fazendo o tempo de 1:29.528 com pneus macios assim como os demais pilotos – com exceção de Hamilton e Russell que fizeram o primeiro giro na pista de médios.
Os pilotos da McLaren logo colocaram seus carros no topo da tabela, com Piastri à frente de Norris por 5 centésimos. Mas por pouco tempo, já que Verstappen apareceu para marcar seu primeiro tempo e logo se colocou em primeiro com 1:28.491.
Com o cronômetro quase zerando e após um trabalho árduo dos mecânicos da Sauber, Zhou, que havia batido forte no TL3, conseguiu levar seu carro à pista, mas não a tempo de abrir uma volta rápida.
Zhou comes out on track with less that two minutes to go – superb effort from his mechanics ?
But can he get a lap in? #F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/Oz95n1QAGX
— Formula 1 (@F1) March 8, 2024
Leclerc bateu o tempo inicial de Verstappen, mas o holandês logo conseguiu abaixar 3 décimos do seu próprio tempo, reassumiu a liderança e fechou a sessão com 1:28.171.
A grande surpresa foi Stroll, que conseguiu se colocar logo atrás do tricampeão e fechou o Q1 em P2. Por outro lado, a decepção foi a Alpine, que já mostrou estar em meio a uma crise após colocar o A524, projeto de 2024, na pista no Bahrein e ver que o carro não está sendo capaz de entregar um rendimento bom. Durante a semana, a equipe perdeu duas figuras importantes da parte técnica e anunciou uma reestruturação.
Os eliminados no Q1 foram: Bottas (+0.072s do P15), Ocon (+0.368s), Gasly (+0.372s), Sargeant (+0.419s) e Zhou (sem tempo marcado).
Q2
Uma bandeira vermelha foi acionada ainda nos minutos iniciais da sessão por conta de Hulkenberg. O piloto da Haas teve que abandonar o carro em pista após reclamar no rádio que perdeu totalmente a potência. Apenas Russell, Norris, Hamilton, Piastri e Magnussen, nessa ordem, conseguiram marcar um tempo na tabela antes da bandeira.
Com falha no motor, o piloto Nico Hülkenberg teve que parar o carro e causou bandeira vermelha na classificação do Grande Prêmio da Arábia Saudita. #F1naBand #F1noBandsports pic.twitter.com/y8xsSmvCcv
— Esporte Na Band (@esportenaband) March 8, 2024
Cinco minutos depois, os carros voltaram à pista e Verstappen logo faz a melhor volta. Alonso conseguiu “roubar” os dois primeiros setores roxos do holandês, mas não foi o suficiente para conseguir bater o seu tempo de volta total, ficando apenas 44 milésimos atrás em P2.
Com a corda no pescoço, Hamilton quase cai ainda no Q2. Ele não conseguiu colocar uma volta que o tirasse do P10 e dependia apenas de Bearman para estar dentro ou não do Q3. Ollie não conseguiu superar o heptacampeão por apenas 0.036 segundos de diferença. Para um piloto estreante na F1 que até ontem estava sentado no cockpit de um F2, o P11 foi um ótimo resultado.
Os eliminados no Q2 foram: Bearman (+0.036s do P10), Albon (+0.374s), Magnussen (+0.414s), Ricciardo (+0.419s) e Hulkenberg (sem tempo marcado).
Q3
Antes do início da última parte da classificação, uma cena inusitada: Hulkenberg ainda não tinha voltado aos boxes da Haas e foi flagrado sentado em uma cadeira dobrável ao lado de seu carro, curtindo a playlist do circuito.
— Out of Context F1 (@f1nocontext) March 8, 2024
De volta às pistas, não foram muitas surpresas. Após o primeiro giro de todos os pilotos, Verstappen e Pérez ocupavam o topo da tabela. A diferença para o restante dos pilotos era grande: 1.5 segundos separavam o P10 do P1.
Em sua segunda volta lançada, Hamilton não teve êxito para se colocar no top 5, enquanto seu companheiro de equipe, Russell, teve de abortar a tentativa número dois por ter cometido um erro de pilotagem. Pérez também não conseguiu melhorar, enquanto Leclerc fez uma boa volta e se colocou à sua frente em P2.
Com isso, esse é o grid de largada provisório para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, com início programado às 14h (BRT) desse sábado:
Alonso on the second row, Bearman starting from P11 in his first F1 race ?
Expect the unexpected on the charge down to Turn 1 in Jeddah ?#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/kZTOdH8PID
— Formula 1 (@F1) March 8, 2024