Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Verstappen leva pole na Arábia Saudita; estreante Bearman, da Ferrari, largará em 11º

por Gabriella Carsughi 08/03/2024
por Gabriella Carsughi 08/03/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Verstappen - Classificacao - GP da Arabia Saudita 2024

Foto: Mark Thompson/Getty Images/ RBCP

Verstappen somou mais uma pole position em sua carreira em classificação marcada por um estreante no grid

Repetindo o feito da primeira classificação da temporada na sexta-feira passada no Bahrein, Verstappen faz a pole position para o GP da Arábia Saudita, que será disputado uma vez mais em um sábado por conta do Ramadã, período sagrado nos países islâmicos que tem início nesse domingo, 10 de março.

O atual campeão mundial, que já havia liderado os treinos livres 1 e 3, cravou o melhor tempo de todo o fim de semana (1:27.472) no Q3 e se colocou 3 décimos à frente do segundo colocado, Leclerc. Para completar o top 3, vem Pérez largando da segunda fileira.

E para quem notou a falta de Sainz hoje nos gráficos e na TV, o piloto teve uma crise de apendicite e passou por cirurgia de emergência na manhã dessa sexta-feira (8), sendo prontamente substituído pelo resto do fim de semana por Oliver Bearman, atual piloto da Prema Racing na F2 e piloto reserva da Scuderia Ferrari.

Bearman - Ferrari

Oliver Bearman substitui Sainz no GP da Arábia Saudita (Foto: Reprodução/Twitter @ScuderiaFerrari)

Na prática, Bearman não seria a primeira opção da Scuderia italiana, já que Antonio Giovinazzi e Robert Shwartzman são os primeiros pilotos-reserva. Mas como eles não estão presentes em Jeddah, Ollie – como é mais conhecido – foi a opção mais prática e viável. Ele abriu mão da sua pole position na corrida principal da F2 para fazer sua estreia na Fórmula 1. Com apenas 18 anos e 10 meses de idade, ele é o piloto mais jovem na história da Ferrari a pilotar na F1.

O circuito de Jeddah é uma pista de rua de 6.174 km de extensão que conta com 27 curvas no total, sendo 16 para a esquerda e 11 para a direita.Entrou no calendário da F1 em 2021 e tem contrato até o final de 2030. Procurando trazer mais ultrapassagens, são três zonas de DRS para que os pilotos possam abrir a asa móvel.

Confira como foi a classificação:

Q1

Magnussen deu início à sessão e foi o primeiro a abrir volta rápida, fazendo o tempo de 1:29.528 com pneus macios assim como os demais pilotos – com exceção de Hamilton e Russell que fizeram o primeiro giro na pista de médios.

Os pilotos da McLaren logo colocaram seus carros no topo da tabela, com Piastri à frente de Norris por 5 centésimos. Mas por pouco tempo, já que Verstappen apareceu para marcar seu primeiro tempo e logo se colocou em primeiro com 1:28.491.

Com o cronômetro quase zerando e após um trabalho árduo dos mecânicos da Sauber, Zhou, que havia batido forte no TL3, conseguiu levar seu carro à pista, mas não a tempo de abrir uma volta rápida.

Zhou comes out on track with less that two minutes to go – superb effort from his mechanics ?

But can he get a lap in? #F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/Oz95n1QAGX

— Formula 1 (@F1) March 8, 2024

Leclerc bateu o tempo inicial de Verstappen, mas o holandês logo conseguiu abaixar 3 décimos do seu próprio tempo, reassumiu a liderança e fechou a sessão com 1:28.171.

A grande surpresa foi Stroll, que conseguiu se colocar logo atrás do tricampeão e fechou o Q1 em P2. Por outro lado, a decepção foi a Alpine, que já mostrou estar em meio a uma crise após colocar o A524, projeto de 2024, na pista no Bahrein e ver que o carro não está sendo capaz de entregar um rendimento bom. Durante a semana, a equipe perdeu duas figuras importantes da parte técnica e anunciou uma reestruturação.

Os eliminados no Q1 foram: Bottas (+0.072s do P15), Ocon (+0.368s), Gasly (+0.372s), Sargeant (+0.419s) e Zhou (sem tempo marcado).

Q2

Uma bandeira vermelha foi acionada ainda nos minutos iniciais da sessão por conta de Hulkenberg. O piloto da Haas teve que abandonar o carro em pista após reclamar no rádio que perdeu totalmente a potência. Apenas Russell, Norris, Hamilton, Piastri e Magnussen, nessa ordem, conseguiram marcar um tempo na tabela antes da bandeira.

Com falha no motor, o piloto Nico Hülkenberg teve que parar o carro e causou bandeira vermelha na classificação do Grande Prêmio da Arábia Saudita. #F1naBand #F1noBandsports pic.twitter.com/y8xsSmvCcv

— Esporte Na Band (@esportenaband) March 8, 2024

Cinco minutos depois, os carros voltaram à pista e Verstappen logo faz a melhor volta. Alonso conseguiu “roubar” os dois primeiros setores roxos do holandês, mas não foi o suficiente para conseguir bater o seu tempo de volta total, ficando apenas 44 milésimos atrás em P2.

Com a corda no pescoço, Hamilton quase cai ainda no Q2. Ele não conseguiu colocar uma volta que o tirasse do P10 e dependia apenas de Bearman para estar dentro ou não do Q3. Ollie não conseguiu superar o heptacampeão por apenas 0.036 segundos de diferença. Para um piloto estreante na F1 que até ontem estava sentado no cockpit de um F2, o P11 foi um ótimo resultado.

Os eliminados no Q2 foram: Bearman (+0.036s do P10), Albon (+0.374s), Magnussen (+0.414s), Ricciardo (+0.419s) e Hulkenberg (sem tempo marcado).

Q3

Antes do início da última parte da classificação, uma cena inusitada: Hulkenberg ainda não tinha voltado aos boxes da Haas e foi flagrado sentado em uma cadeira dobrável ao lado de seu carro, curtindo a playlist do circuito.

pic.twitter.com/404dlDhs9w

— Out of Context F1 (@f1nocontext) March 8, 2024

De volta às pistas, não foram muitas surpresas. Após o primeiro giro de todos os pilotos, Verstappen e Pérez ocupavam o topo da tabela. A diferença para o restante dos pilotos era grande: 1.5 segundos separavam o P10 do P1.

Em sua segunda volta lançada, Hamilton não teve êxito para se colocar no top 5, enquanto seu companheiro de equipe, Russell, teve de abortar a tentativa número dois por ter cometido um erro de pilotagem. Pérez também não conseguiu melhorar, enquanto Leclerc fez uma boa volta e se colocou à sua frente em P2.

Classificacao - GP da Arabia Saudita 2024

Verstappen, Leclerc e Pérez compõem o top 3 para o grid de largada (Foto: Mark Thompson/Getty Images/ RBCP)

Com isso, esse é o grid de largada provisório para o Grande Prêmio da Arábia Saudita, com início programado às 14h (BRT) desse sábado:

Alonso on the second row, Bearman starting from P11 in his first F1 race ?

Expect the unexpected on the charge down to Turn 1 in Jeddah ?#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/kZTOdH8PID

— Formula 1 (@F1) March 8, 2024

bearmanF1FerrariFórmula 1gp da arabia sauditajeddahLeclercRed BullVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Hyundai Santa Fe voltará ao Brasil totalmente remodelado e muito mais luxuoso
Próximo
Confira várias formas de festejar um jogo de futebol (ao vivo ou em sua casa)

Você também pode gostar...

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Efeito VW Tera: os preços dos SUVs de entrada vão cair

    09/06/2025
  • 2

    Jeep Renegade 2026: poucas novidades e preços reduzidos

    06/06/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Série limitada AMG celebra filme “F1” de Brad Pitt

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim