O GP da Austrália de Fórmula 1 teve um desfecho diferente do esperado. A vitória foi do espanhol Carlos Sainz Jr., que liderou a corrida desde a segunda volta, quando ultrapassou Verstappen na curva 9 do Circuito de Albert Park, na cidade de Melbourne.
O atual campeão mundial havia largado bem da pole position, mas após perder sua posição, logo começou a reclamar do carro no rádio com seus engenheiros: “eu perdi o controle do carro, muito estranho. O carro está solto”. Duas voltas depois, o carro começou a soltar muita fumaça e o piloto foi obrigado a abandonar a prova com problemas nos freios. Seu último abandono na categoria tinha sido justamente no GP da Austrália de 2022.
A partir daí, Sainz liderava o pelotão com Norris logo atrás e Leclerc em terceiro.
A dramatic day in Melbourne ?
Max Verstappen's chances of a record-equalling 10th straight victory went up in smoke ?#F1 #AusGP pic.twitter.com/XyG9RPS31V
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024
Grande parte do grid havia largado de médios, com exceção de Alonso e Hulkenberg, que partiram de pneus duros e Hamilton, Ricciardo e Zhou, que largaram de macios. A volta 8 deu início aos pit stops e todos os pilotos que pararam trocaram para pneus duros.
Enquanto Sainz fazia sua parada, na volta 16, Hamilton relatava no rádio falhas no motor de seu W15. O heptacampeão também foi obrigado a abandonar a prova e não conseguiu levar o carro de volta à garagem. Com isso, um Virtual Safety Car foi acionado. Alonso – que naquele momento liderava a prova – largou de pneus duros e não havia feito sua primeira parada ainda, aproveitou a perda menor de tempo que um pit stop nessas condições oferece e foi com uma estratégia diferente do resto do grid, trocando para pneus médios e voltando na 5ª colocação.
Algumas posições para trás no grid, na volta 24, Magnussen recebe a ordem da equipe para deixar Hulkenberg passar, levando em consideração que o segundo estava de pneus médios em P12 e mais rápido do que o dinamarquês, com condições melhores para alcançar Albon e entrar na zona de pontuação.
O mesmo recado foi dado voltas depois ao piloto da casa, Piastri, que estava em P3 e não muito mais lento que Norris. Mas o australiano teve que ceder sua posição e seu pódio ao companheiro de equipe.
Chegando próximo ao final da corrida, Sainz liderava já com 26 segundos de vantagem do segundo colocado, seu companheiro de equipe Leclerc. Mas o monegasco já havia feito duas paradas, enquanto o espanhol tinha feito apenas uma. Então Sainz foi chamado para o segundo pit stop, colocou um novo jogo de pneus duros e voltou ainda liderando a prova com cerca de 5 segundos de vantagem.
E a Mercedes, que não vinha tendo um fim de semana tão animador, contava ainda com Russell na pista em P7. Ele ficou algumas voltas dentro da janela de DRS de Alonso, na disputa pela 6ª colocação. Mas na volta final, acabou perdendo o controle do carro, batendo no muro e ficando atravessado no meio da pista. No rádio, o piloto ficou claramente desesperado e pedindo por uma bandeira vermelha, considerando a posição em que o carro ficou parado.
Big impact for George Russell ?
Good to see the Mercedes man walk away unscathed from this crash ?#F1 #AusGP pic.twitter.com/Jsq6RZ1UBS
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024
No fim, esse acidente ficou na conta de Alonso. As imagens foram revistas pelos comissários após a prova e a telemetria apontou que naquela curva, o espanhol freou 100m antes do que havia feito durante toda a corrida. Isso pegou Russell de surpresa e na tentativa de escapar de uma batida com o carro à frente, foi direto para as barreiras. Alonso recebeu uma penalidade de 20 segundos, caindo de P6 para P8, além de 3 pontos na sua licença por “dirigir de maneira potencialmente perigosa”.
E quem recebeu a bandeirada em primeiro lugar foi Carlos Sainz, em sua terceira vitória na categoria, todas com a Ferrari. O piloto fez sua reestreia em alta, já que no GP passado, na Arábia Saudita, ficou fora por ter sido submetido a uma cirurgia de apendicite e foi substituído por Bearman, piloto reserva da equipe.
Leclerc chegou na segunda colocação, fez a volta mais rápida e marcou uma dobradinha da scuderia, que nesse início de temporada, tem mostrado bastante força na disputa pelo campeonato. Para completar o pódio, Norris, da McLaren, chegou em P3.
Confira o resultado completo do GP da Austrália de 2024 (sem considerar a punição de Alonso):
RACE CLASSIFICATION (LAP 58/58)
Drama from start to finish ?#F1 #AusGP pic.twitter.com/DdGtk9vNDr
— Formula 1 (@F1) March 24, 2024