A Ford apresentou a sétima geração do seu icônico muscle car que completa 60 anos esse ano, mas não entra para a terceira idade.
Muito pelo contrário, ele substitui o Mustang Mach 1 e custa R$ 47.500 menos, é vendido por R$ 529.000. A Ford abriu a pré-venda dele e, o estoque de 150 unidades acabou em apenas uma hora. Previsível, certo? afinal, o comprador desse carro é um apaixonado pela marca e sabe a qualidade e diversão que vai ter na garagem.
O motor continua a ser o 5.0 V8 Coyote de quarta geração que entrega 488 cv a 7.250 rpm e torque de 564 Nm a 5.000 rpm. “O novo motor Coyote é muito forte e entrega 80% do torque máximo a apenas 2.000 rpm. Ele é mais rápido que o Mach 1, com 5 cv a mais na potência e 8 Nm a mais no torque. A aceleração de 0 a 100 km/h, de 4,3 segundos, é praticamente a mesma. Mas em trechos maiores, como 0 a 200 km/h, por exemplo, o ganho é perceptível”, explica Ariane Campos, supervisora de Engenharia da Ford América do Sul.
Acoplado a ele está a transmissão automática de dez velocidades com nova calibração, tornando-o o Mustang GT mais potente de todos os tempos. Além disso, traz aprimoramentos na direção, suspensão e freios.
“Essa nova geração inaugura mais um capítulo na história do Mustang, que tem uma trajetória única dentro da indústria e impressiona pela capacidade constante de evolução e inovação. E todo esse sucesso, na verdade, tem uma razão muito simples: a grande paixão que, assim como os fãs, todos os times da Ford têm por esse produto”, diz Rogelio Golfarb, vice-presidente da Ford América do Sul.
Ele traz novidades como a suspensão adaptativa MagneRide com quatro opções de ajuste, sistema de detecção automática de buracos e barras estabilizadoras herdadas do Mach 1, que aumentam a rigidez torsional.
Os freios são Brembo de alta performance tanto na dianteira como na traseira, com discos maiores e pinças com seis e quatro pistões, respectivamente. As rodas são de 19” com pneus Pirelli P-Zero 255/40 R19 na dianteira e 275/40 R19 na traseira.
Outra novidade é o freio de estacionamento eletrônico Drift Brake, que permite fazer manobras de derrapagem controlada das rodas traseiras.
Na parte interna, o cockpit é totalmente novo, inspirado nos caças a jato. A central multimídia permite pareamento do smartphone através dos sistemas Android Auto e Apple CarPlay sem fio, carregador por indução e som B&O de alta qualidade.
A segurança inclui itens como monitoramento de ponto cego, assistente de manobras evasivas e sensor de ré, além de piloto automático adaptativo com Stop & Go, frenagem autônoma de emergência, assistente de manutenção e centralização em faixa, entre outros.
Como medidas ela tem 4.811 mm de comprimento, 2.080 mm de largura com os retrovisores e 1.398 mm de altura, e é ligeiramente mais comprido (22 mm) e mais baixo (5 mm) que o Mustang Mach 1.
A traseira é também totalmente nova, com um vinco pronunciado em forma de cunha, spoiler elevado para o equilíbrio aerodinâmico e ponteiras duplas de escapamento cromadas. A lanterna de três barras, com seta sequencial, é mais um elemento clássico revisitado.
Para encontrar a melhor maneira de conduzir, o Mustang GT oferece cinco modos de condução disponíveis: Normal, Esportivo, Escorregadio, Pista e Pista Drag e se divertir.
Uma curiosidade é que, através dos botões presentes na chave de presença, o proprietário pode acelerar o carro e ouvir os deliciosos diferentes roncos do motor.