Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Karmann-Ghia TC com motor Subaru: diversão de sobra

por Renato Bellote 23/03/2024
por Renato Bellote 23/03/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

Até a metade da década de 70 os modelos da Volkswagen eram todos equipados com motores boxer refrigerados a ar. Essa característica definia cada um deles à distância pelo som característico do motores com cilindros contrapostos e estilo próprio.

A partir de 1974 houve uma verdadeira revolução da água da marca alemã com o lançamento do Golf. Além disso o Passat também se destacou nessa época por conta do novo estilo com design bem acertado e também o desenvolvimento de novos motores que se mostrariam extremamente confiáveis e de manutenção barata.

Por aqui naquele período a marca alemã deu liberdade para designers e criadores. Dessa forma nasceu no Brasil o TC, abreviação de Touring Coupe, uma versão do Karmann-Ghia que trazia inspiração no Porsche 911 e linhas sedutora para a época.

Mas a mecânica seguia a mesma ideia de seus antecessores com o motor boxer de 1,6 litro e aproximadamente 62 cv. O TC tinha uma pequena predileção a ferrugem nas caixas de roda mas seu desenho segue encantando admiradores de carro até os dias de hoje.

Mas hoje falaremos sobre um projeto muito interessante que teve como base esse clássico Volkswagen com atualização mecânica e customização de estilo. Sabemos que os motores da Subaru são muito usados em projetos como esse por conta de seguirem o mesmo padrão de construção e, portanto, terem até mesmo o ronco bastante parecido.

Karmann-Ghia TC

Foto: Renato Bellote

A equipe da oficina Motorclassic Customs transformou o carro tem algo mais agressivo. Inicialmente os frisos cromados foram pintados de preto, bem como a tonalidade laranja da carroceria. A suspensão recebeu um trabalho especial e as famosas rodas Fuchs também pintadas de preto. Isso conferiu um estilo bastante próprio ao projeto batizado de TC Outlaw.

A escolha do motor Subaru de 2,5 litros caiu como uma luva. Dirigindo dá pra notar a elasticidade do conjunto e também o som característico. Uma injeção programável controla a usina de força que não recebeu preparação. E o Karmann-Ghia TC segue atraindo olhares pela rua, mas agora passando muito mais rápido.

garagem do bellotekarmann ghiaVolkswagenVW
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Bentley posterga carros elétricos em favor de híbridos plugáveis
Próximo
Fiat aposta no preço da Titano e na robustez do conjunto

Você também pode gostar...

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

Frota brasileira de veículos continua a envelhecer e sem melhora à vista

Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas

    22/05/2025
  • 2

    Jeep terá série especial e confirma lançamento do Avenger

    19/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Stellantis anuncia pacote de novidades e híbridos

Alta na procura por serviços de câmbio automático impulsiona oficinas especializadas no Brasil

Em maré alta de juro, SUV nada de braçadas