Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Fusca com inteligência artificial fala e anda sozinho

por Renato Bellote 15/03/2024
por Renato Bellote 15/03/2024
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp

O título da matéria desta semana pode ter surpreendido muita gente. Afinal, estamos falando do famoso Herbie, que fez sucesso no cinemas durante as décadas de 60 e 70? Naquele caso o simpático besouro trazia um espírito e alma divertidos com situações muito interessantes.

Mas no caso do exemplar desse texto a história é um pouco diferente. Como sabemos a inteligência artificial caminha a passos largos em vários segmentos da sociedade. O transporte é um deles e outros também se beneficiam dessa tecnologia desenvolvida ao longo dos anos.

No segmento automotivo podemos ver a inteligência artificial em equipamentos de multimídia onde os motoristas “conversam” com um sistema dizendo orientações ou escolhendo músicas ou ainda dando pequenos comandos para o carro, como fechar os vidros ou aumentar a ventilação e a temperatura do ar-condicionado.

Quem gosta de cinema vai se lembrar também, entre os carros que andaram sozinhos, do icônico Pontiac Trans Am da série Super Máquina, a minha preferida de todos os tempos. Por lá o carro realizava pequenos comandos e fazia uma das coisas mais legais: era totalmente autônomo quando necessário.

Mas no caso deste Fusca 1970 a história é bem diferente. Ele pertence ao professor André Godoi que usa o veículo, além dos rotineiros passeios de final de semana, para desenvolver tecnologia e ensinar o seus alunos na prática.

Fusca

Foto: Renato Bellote

A tecnologia artificial permite ao carro dizer um conjunto de frases, usar reconhecimento facial e também, através de um mecanismo mecânico instalado nos pedais e outro no câmbio, segue algumas ordens para dar partida, engatar a marcha, usar embreagem e se movimentar por alguns metros.

O mais interessante desse projeto é a ideia de desenvolver tecnologia e disseminar conhecimento para um uso futuro em veículos convencionais. Outra coisa legal é que esses aparatos são retirados e o clássico besouro volta a ser um Volkswagen dos anos 70 cheio de estilo.

Fuscagaragem do belloteVolkswagenVW
Renato Bellote

Renato Bellote é jornalista automotivo em São Paulo. Além dos clássicos na garagem está à frente do canal Garagem do Bellote desde 2007 contando histórias e estórias a bordo de grandes máquinas.

Anterior
Picape Fiat Titano chega por R$ 219.990 e tem o melhor preço do segmento
Próximo
Previsão para 2030: veículos híbridos dominarão vendas no Brasil

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência