Verstappen vence o GP da Arábia Saudita e chega a 100 pódios na Fórmula 1; Pérez completa a dobradinha da Red Bull
Não teve pra ninguém: Verstappen dominou de ponta a ponta o GP da Arábia Saudita, disputado na tarde desse sábado (9), não teve sua liderança ameaçada em nenhum momento e venceu tranquilamente a corrida em Jeddah – e com direito a dobradinha da Red Bull, com Pérez cruzando a linha de chegada em segundo. E para completar o pódio, Leclerc levou a Ferrari ao terceiro lugar.
Todos os pilotos largaram de pneus médios, menos Bearman (substituto de Sainz nesse fim de semana na Ferrari após o espanhol ter de fazer uma cirurgia de emergência de apendicite) que largou em P11 e Bottas, que largou em P16.
Ainda na volta de aquecimento, Gasly reportou no rádio que havia problemas na caixa de câmbio do carro, o que o fez abandonar a corrida logo na primeira volta.
E já na largada, Verstappen reafirmou sua liderança: teve um tempo de reação de 0.29 segundos contra 0.34 segundos de Leclerc, saindo na frente e não dando chances ao monegasco de atacá-lo. Enquanto isso, algumas fileiras atrás, Norris queimava a largada, mas não foi alvo de nenhuma punição.
Não demorou muito para Pérez, que largou da 3ª colocação, conseguir superar Leclerc. Em quatro voltas, com o DRS já liberado, o mexicano ultrapassou o piloto da Ferrari na curva 1.
Na volta 7, um Safety Car foi acionado. Stroll tocou o muro à esquerda, quebrou o eixo dianteiro do carro e foi direto às barreiras de proteção. A reação imediata foi que 16 dos 20 pilotos foram ao box trocar os pneus para um jogo de duros e como uma das características da pista é a baixa degradação dos pneus, o objetivo era seguir assim até o fim da corrida.
SAFETY CAR NA PISTA
Logo na sétima volta, Lance Stroll bate no muro e provoca safety car no GP da Arábia Saudita. #EsporteNaBand #F1NaBand pic.twitter.com/FD7IYNMQBa— Esporte Na Band (@esportenaband) March 9, 2024
Quem ficou de fora dos pit stops foram Norris, Hamilton, Hulkenberg e Zhou. Com isso, Norris passou a assumir a liderança da prova, com Verstappen na sua cola e Hamilton logo atrás.
Com o SC já fora da pista, Verstappen retomou seu P1 enquanto Pérez ultrapassou Hamilton e recuperou o P3 de onde havia largado. O que o mexicano não esperava era uma punição de 5 segundos por seu carro ter sido liberado de forma insegura durante seu pit stop.
Com os ânimos amornados, o destaque da metade da corrida passou a ficar com a perseguição de Piastri com Hamilton e a disputa do fundo do grid entre Magnussen, Tsunoda e Ocon. O piloto da Haas, aliás, coletou duas punições de 10 segundos cada durante a corrida, uma por um incidente com Albon e outra, menos de 15 voltas depois, por sair da pista e ganhar vantagem.
LAP 24/50
Hamilton defends ✋ Piastri attacks ⚔️
The Briton is hanging onto P5 for now#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/0sKrU4StmO
— Formula 1 (@F1) March 9, 2024
Na batalha entre Piastri e Hamilton pelo 5º lugar, o piloto da McLaren esteve por 18 voltas dentro da janela de DRS do britânico, mas só teve uma chance real de ataque na volta 35. Porém, ele travou o pneu dianteiro na curva e saiu da pista, tendo que devolver a posição a Hamilton. Duas voltas depois, o piloto da Mercedes foi para seu primeiro pit stop, trocando o jogo de pneus médios por um jogo de macios. Na volta seguinte, Norris seguiu a mesma estratégia e voltou à frente de Hamilton, sendo, respectivamente, o P8 e P9. Como Piastri já havia feito seu pit stop durante o Safety Car no início da corrida, ele acabou ganhando a posição do heptacampeão.
Com 13 segundos de vantagem sobre seu companheiro de equipe e 18 segundos sobre o terceiro colocado, Verstappen faturou a vitória na Arábia Saudita e marcou seu 100º pódio na Fórmula 1.
O estreante Bearman foi eleito piloto do dia por voto popular. Em sua primeira corrida na categoria, ele não se envolveu em nenhum incidente, cruzou a linha de chegada na sétima colocação e somou pontos para a Scuderia Ferrari.
Confira o resultado completo da corrida:
RACE CLASSIFICATION (LAP 50/50)
Win #56 for Max, podium #100 ???#F1 #SaudiArabianGP pic.twitter.com/bE8BLxA9lp
— Formula 1 (@F1) March 9, 2024