As quatro fábricas receberão melhorias para produção de quatro modelos inéditos, incluindo uma picape, além de um novo motor híbrido flex
A Volkswagen anunciou um novo ciclo de investimentos no Brasil, de R$ 9 bilhões entre 2024 e 2028, que se somam aos R$ 7 bilhões (2022-2026).
No total, R$ 16 bilhões serão destinados a novos projetos em suas quatro fábricas e lançamentos de 16 novos veículos – flex, híbridos e elétricos, entre nacionais e importados.
“No primeiro momento, o novo aporte já contempla o desenvolvimento e a produção de projetos inovadores e com foco em descarbonização para as quatro fábricas da Volkswagen do Brasil”, afirmou Ciro Possobom, CEO da Volkswagen do Brasil.
A planta Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), será a primeira a ganhar a produção de dois novos veículos, com plataformas inéditas, de acordo com Possobom, sem revelar maiores detalhes.
Na sequência, o CEO explicou um pouco mais sobre a plataforma, chamada de MQB Hybrid: com nova arquitetura eletrônica, maior dimensão de veículos (mais espaço), estará preparada para receber novos itens de segurança Adas (sigla de Advanced Driver Assistance System, de assistências ao motorista), propulsão híbrida, nova transmissão e sistema de alta voltagem.
Em Taubaté (SP), mais um carro novo, 100% desenvolvido no Brasil. O CEO brincou com uma postagem feita pela prefeitura daquela cidade (e depois retirada das redes sociais) de que ali seria feito um novo Gol. “Isso aí é fake que nem a grávida de Taubaté”, brincou. “Será um modelo bem icônico para a Volkswagen.”
Na fábrica de São Carlos (SP) será produzido um “novo e inovador propulsor, mais tecnológico e eficiente para veículos híbridos”, antecipou Possobom.
E a fábrica de São José dos Pinhais (PR), onde hoje é feito o T-Cross, terá em linha uma inédita picape. O CEO deixou claro que a Amarok continua sua produção em Pacheco, Argentina.
Especula-se que esta será a nova Saveiro, com porte maior do que a atual, para brigar no segmento das compactas.