Dia 6 de fevereiro a Mercedes-Benz comemorou os 70 anos de seu modelo icônico, exatamente na abertura do Salão Internacional de Automóveis de Nova Iorque, EUA que ocorreu em 1954.
Um dos primeiros modelos superesportivos da Mercedes-Benz foi o 300 SL que tinha como característica única a abertura das portas em forma de asa de gaivota. Elas foram inspiradas na versão das pistas, o modelo W194. O 300 SL Coupè recebeu como número de série o W198. O design exterior do 300 SL remetia ao modelo competição de 1952.
Para que essas portas funcionassem perfeitamente, o modelo apresentava várias soluções específicas de design e de construção, como por exemplo as molas montadas no topo, que eram discretas mas indispensáveis e facilitavam a abertura das portas e as mantinha abertas.
Em 1957 foi lançado seu sucessor, o 300 SL Roadster, que apresentava como principal mudança as portas com abertura tradicional, pois no modelo anterior, mesmo com o volante basculante não era simples o acesso ao habitáculo.
Uma curiosidade é que as janelas eram removíveis e podiam ser levadas no porta-malas. A entrada de ar fresco, portanto era opcional, 100% de ar fresco entrando ou nada de ar externo. Outra peça que teve um estudo em particular foi o volante, que, para permitir o acesso com mais facilidade, podia ser girado pra baixo e depois uma alavanca travava e liberava o mesmo.
O Mercedes-Benz 300 SL Coupè foi o primeiro carro em produção em série no mundo a usar um motor de injeção direta de quatro tempos, entregando 215 hp de potência, com velocidade máxima de até 250 km/h, lembrando que isso foi na década de 1950.
Outra novidade que o W198 trouxe foi a grade com a estrela frontal. Os dois modelos, o 300 SL “Asa de Gaivota” e o Roadster fizeram sucesso no mundo todo, tendo sido produzidas 1.400 unidades do SL 300 Coupè e 1.858 unidades do Roadster.