O novo Honda CR-V chegou em sua sexta geração ao nosso mercado, onde todas as anteriores foram comercializadas. É o automóvel da Honda mais vendido do mundo.
E a grande novidade é que vem híbrido, como prometido pela marca no Salão do Automóvel de 2018. Ele traz o sistema e:HEV que combina dois motores elétricos, um para tração e outro para geração de energia e ainda um motor a combustão 2.0 DOHC 16V de quatro cilindros com ciclo Atkinson e injeção direta de gasolina, que entrega 147 cv de potência máxima e 19,4 kgfm de torque máximo. A potência máxima do motor elétrico de tração é de 184 cv, com torque máximo de 34,2 kgfm. Além disso, ele traz tração integral.
O sistema e:HEV possui três modos de operação: EV Drive (100% elétrico), Hybrid Drive (elétrico e combustão) e Engine Drive (somente combustão). A alternância entre eles acontece de maneira suave e automática, de acordo com variáveis como topografia, acionamento do acelerador, nível de energia nas baterias, entre outros.
Acoplado a esse motor ele tem o câmbio e-CVT, que, ao contrário dos outros carros eletrificados que tem apenas uma marcha, traz duas, sendo que a suplementar vai trabalhar numa faixa intermediária de aceleração.
Hoje ele é o carro híbrido da marca mais caro de todos, ficando abaixo apenas do Civic Type R e acima do Civic e Accord híbridos, por R$ 352.900.
Com relação às dimensões, o CR-V cresceu 11 mm em largura, 75mm no comprimento, sendo que 40 mm no entre-eixo que foi para 2.700 mm, além de 1.691 mm em altura. A Honda explica que essas mudanças proporcionam melhor embarque e desembarque para os passageiros.
O design mudou bastante, trazendo faróis mais finos em full LED, grade com acabamento em preto brilhante, rodas aro 19″em preto e diamantadas e, na parte traseira, lanternas que entram na coluna D formando um L, sendo impossível, ao olhar esse SUV de lado e de trás, não lembrar das linhas do Volvo XC60.
O interior é bem requintado, traz bancos com ajustes elétricos, tela multimídia sensível ao toque de 9″, volante com controles para atuar nos diversos sistemas relacionados à condução e controle de áudio e smartphone. O sistema de entretenimento do CR-V Advanced Hybrid é compatível com os padrões Apple Car Play e Android Auto.
A tela do painel TFT full-digital de alta definição tem 10,2 polegadas e é multiconfigurável, garantindo o monitoramento de parâmetros da condução sem prejuízo à visibilidade externa, aspecto no qual a adoção do Head-up display de 5,2 polegadas cumpre papel fundamental. O cluster em sua porção direita tem o velocímetro e, à esquerda, um mostrador que exibe o regime de uso – aceleração ou desaceleração/regeneração.
Outro ganho que o Honda CR-V teve foi em relação ao espaço interno que oferece conforto a todos seus ocupantes. O porta-malas tem como capacidade de carga, 581 litros. A tampa do porta-malas tem acionamento elétrico inteligente, permitindo uma utilização hands free tanto para abrir (com movimento de passada de pé sob o para-choque traseiro) quanto para fechar (antes de retirar um objeto pesado ou volumoso, basta acionar o botão da função Walk Away Close e se afastar do carro).
No quesito segurança, o novo Honda CR-V traz a versão mais atual do Honda Sensing, com controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de assistência de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista, farol alto automático entre outros.
As cores disponíveis são Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico, Branco Topázio Perolizado, Cinza Basalto Metálico e, uma cor inédita e exclusiva do CR-V, Azul Astral Metálico.
O CR-V tem 3 anos de garantia, sem limite de quilometragem e O conjunto elétrico (baterias e motores) tem garantia de 8 anos ou 160.000 km.