A Fiat lançou em março do ano passado o Pulse Abarth, que deu um show de desempenho como esportivo. De olho no sucesso do sobrenome Abarth, levou ao Fastback um pouco de esportividade, criando o Fastback powered by Abarth.
Mas, com o passar do tempo, a marca sentiu que o Fastback poderia ser um esportivo de verdade, com tudo acertado para esse fim e lançou o Fiat Fastback Abarth, equipado com motor turbo 270, o motor de maior potência e torque da categoria, entregando 180 cv (gasolina) / 185 cv (etanol) e 270Nm de torque.
A aceleração dele acontece em apenas 7,6 segundos de 0 a 100 km/h, com velocidade máxima de 220km/h no etanol e vale ressaltar que ele é um projeto desenvolvido e produzido Polo Automotivo da Stellantis em Betim (MG). Como um bom esportivo, traz muitos equipamentos de série.
O escapamento duplo é um dos componentes de série, além de central multimídia de 10,1″ com serviços conectados, paddle shifters, ADAS (sistemas avançados de assistência à direção), freio de mão eletrônico com Auto Hold e carregador por indução.
O que diferencia o Fastback Abarth do Fiat Fastback powered by Abarth é que o primeiro foi desenvolvido sobre a plataforma MLA e teve ajustes específicos para o modelo, como a calibração do motor e do câmbio, levando a trocas mais rápidas e esportivas. Ele traz ainda uma dinâmica mais precisa, contando com uma direção mais direta, além de rodas mais largas (18”) e mais leves e pneus mais aderentes. O Abarth possui um tempo de resposta até 49% mais rápido.
Houve alterações também no sistema de exaustão, com escape duplo e ronco forte. As suspensões proporcionam mais estabilidade e dirigibilidade, com molas mais rígidas e amortecedores mais estáveis e a suspensão dianteira recebeu nova geometria. A altura do solo também mudou, passou a ter 5 mm a menos que o Fiat Fastback.
O Fastback Abarth é um SUV esportivo e as medidas comprovam, com vão livre do solo de 215 mm, 20° de ângulo de entrada e 23° de saída. Possui câmbio automático de seis marchas e três modos de condução: Normal, com foco em esportividade e conforto, Manual, trazendo versatilidade e Poison, exclusivo da marca, com resposta rápida e envenenada e muito mais divertido. Esse modo pode ser ativado através do botão vermelho no volante.
E por fim, para ter um desse na sua garagem, você vai desembolsar R$ 160.990.