Falar sobre futebol de alta qualidade é sempre bom, e por isso falar sobre as oitavas de final da Champions League é um verdadeiro prazer. É o último ano com o formato atual da competição, por isso ela deve ficar marcada.
O que esperar de cada confronto? Quem são favoritos e azarões, ainda mais agora que metade dos primeiros oito jogos já aconteceu? Discutiremos justamente isso, de modo que seja possível usar código promocional 1xBet para aproveitar ao máximo a maior competição de clubes da Europa.
Bayern de Munique x Lazio
A fase atual do Bayern de Munique é bem complicada, para dizer o mínimo. Claro que o time continua brigando no topo da Bundesliga e é um dos favoritos para levar a Champions também, mas pelos parâmetros do próprio time, já se viram dias melhores.
O jogo de ida desse confronto, em Roma, acabou 1×0 para a Lazio, com os Bávaros com um jogador a menos – Upamecano, criticado, foi expulso no lance que gerou o pênalti e subsequente gol dos italianos. Naturalmente que o confronto segue em aberto para o jogo na Alemanha e o Bayern é favorito, mas o sinal amarelo está aceso em Munique.
Real Sociedad x PSG
Depois de chegar à sua única final na história, em 2020, esperava-se que o PSG fosse aumentar sua frequência no topo do futebol europeu. Embora, de fato, os parisienses tenham mantido domínio seu campeonato nacional, na Liga dos Campeões o time só decepcionou, e dos grandes astros daquela época só sobraram Mbappé e poucos outros.
Do outro lado, a Real Sociedad tem como vantagem jogar sem pressão alguma, já que muito pouco se espera do clube. O time espanhol acabou derrotado por 2×0 em Paris, é verdade, mas decide em casa e, com otimismo, é possível reverter o placar – mesmo sem favoritismo nítido.
Real Madrid x RB Leipzig
Depois do Manchester City, o Real Madrid é considerado o time mais forte do torneio e, por extensão, o segundo maior favorito para conquistar a taça – e vale lembrar que a camisa pesa demais, já que a equipe espanhola tem 14 títulos, mais do que o segundo e o terceiro (Milan e Bayern) somados.
Do outro lado, o Leipzig dá a impressão de que sua breve crista de onda já passou. Depois de chegar às semifinais em 2019, o time nunca mais repetiu a performance, e mesmo dentro da Alemanha começou a declinar, aparentemente. Deve ser presa fácil para os Merengues, que já venceram o jogo de ida na Alemanha por 1×0.
Manchester City x Copenhague
Naquele que é tido (corretamente) como o confronto mais desigual das oitavas de final, o City já se fez impor na Dinamarca, batendo os donos da casa por 3×1, praticamente sem sustos – embora o Copenhague tenha chegado a empatar a partida.
O próprio Copenhague, aliás, sabe que é o maior de todos os azarões ainda vivos, e por isso se conforma em ser o coadjuvante da gigantesca estrela inglesa, novamente o favorito disparado para ser campeão, defendendo seu título.
Arsenal x Porto
Duas camisas pesadas se enfrentam num dos jogos mais esperados de todos dessa fase oitavas de final. Na primeira partida, em Portugal, a expectativa do Porto é de ao menos se manter vivo para a volta em Londres, mas o favoritismo é, inegavelmente, todo do Arsenal.
A fase dos Gunners é excepcional; tendo batido o líder Liverpool e goleado o West Ham, o time londrino chega com muita moral. Do seu lado, o Porto sabe da sua força no Estádio do Dragão, mas não faz grande Campeonato Português e sabe que, se quiser ter chances, precisa pelo menos empatar em casa.
Barcelona x Napoli
Talvez o mais aguardado de todos os jogos das oitavas de final, Barcelona x Napoli é o jogo no qual todos os olhos estarão fixados, e um no qual é muito difícil cravar favorito. Os napolitanos, embora atuais campeões italianos, fazem temporada mediana, mas o mesmo vale para o Barça, também campeões em La Liga, mas também correndo atrás do prejuízo atualmente.
É provável que esse seja o jogo decidido nos erros – ou na ausência deles. Os dois times têm suas qualidades, mas não passam a devida confiança, e por isso acaba se tornando impossível fazer uma previsão – embora a camisa do Barcelona pese mais quando o assunto é Champions.
Borussia Dortmund x PSV
Embora pouco glamoroso em teoria, esse jogo entre alemães e holandeses tende a ser um dos mais divertidos de se assistir. Depois de uma temporada de quase-título, o Borussia de hoje é um franco-atirador na Bundesliga, cujo objetivo é apenas se garantir na próxima Champions.
Já o PSV é dos times mais interessantes, já que lidera a Eredivisie de maneira invicta, caminha a passos largos para o título e, mesmo tendo passado em segundo no seu grupo (o do Arsenal), não chega com medo do Dortmund.
Atlético de Madrid x Inter de Milão
Se o duelo acima (Dortmund x PSV) tende a ser o mais divertido de ver, este aqui, Atlético x Intenazionale, é o oposto; não é que os times são ruins – longe disso – mas a tendência de futebol de ambas as equipes é de estudo, jogo truncado e poucos gols.
O Atléti tem a vantagem de decidir em casa, mas hoje é um time inferior à Inter tecnicamente, em teoria. Já os Nerazzuri lideram a Serie A italiana com autoridade, mas na Champions vai ter que decidir a vaga fora de casa. Vale lembrar que os italianos são os atuais vice-campeões, por isso não dá para cravá-los como elo fraco da corrente de forma alguma.