Em meio a inúmeros rumores de que o BYD Dolphin Mini iria custar menos de R$ 100 mil – e até menos de R$ 90 mil – para arrebentar com a concorrência, a divulgação do preço hoje deixou os jornalistas negativamente surpresos: R$ 115.800.
A pré-venda começou pelo Mercado Livre no domingo e, até o início da apresentação de hoje, anunciaram que já venderam mais de 6.000 unidades on-line com R$ 10.000 de desconto, ou seja, os compradores pagarão R$ 105.800 e ganharão o carregador wallbox, que originalmente custaria R$ 7.000.
Mas, ao acabar essa pré-venda, na noite desta quarta-feira até às 23h59, o preço do carro será de R$ 115.800. Deve-se levar em conta que esse valor é equiparável ao valor de um carro à combustão, fazendo da BYD uma das marcas a conseguir entregar um carro elétrico nesse patamar.
Nesse caso, o Dolphin Mini vai mirar como concorrentes os carros à combustão, principalmente Citroën C3 e Peugeot 208, Onix, Polo e HB20. Vale destacar que ele é um carro para 4 quatro lugares e a versão com 5 lugares será lançada entre abril e junho.
O design é um dos pontos fortes desse pequeno elétrico: ele tem um visual arrojado, bem moderno, ficando realmente muito bonito perto da concorrência. E as medidas, que podem parecer que comprometem o Dolphin Mini, surpreendem. Por já ter nascido elétrico, permitiu aos engenheiros projetarem um carro com uma carroceria de 3,78 metros e com 2,50 m de entre-eixos, oferecendo um espaço bom aos ocupantes do banco traseiro.
Como dimensões, o Dolphin Mini tem 1,72 m de largura e 1,58 m de altura. O porta-malas acomoda 230 litros, o que me pareceu razoável para as dimensões do carro.
O carro vem em versão única com bancos de couro sintético com ajustes elétricos para o motorista, partida por botão, chave presencial, central multimídia de 10,1 polegadas com tela giratória e conexão com Apple CarPlay (apenas com fio) e Android Auto (sem fio) e carregador de celular por indução.
A segurança foi um quesito levado em consideração e ele entrega seis airbags. Além disso traz sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, rodas de liga leve de 16 polegadas e controlador de velocidade.
O motor elétrico entrega 75 cv de potência e 13,8 kgfm de torque e autonomia de 280km, segundo dados divulgados pelo PBEV, do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Por fim, é um carro muito completo que traz uma série de acessórios que os concorrentes à combustão não trazem e vai agitar o mercado mais uma vez, fazendo com que as marcas revejam seus preços.