O ano de 2022 não foi dos melhores para a indústria automobilística, que ainda se recuperava do efeito pós-pandemia. Segundo levantamento feito pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), o mercado de automóveis e comerciais leves cresceu 4,8% em 2023, quando comparado à 2022.
Os modelos de carros usados com até 3 anos de fabricação representaram 12,9% do total transacionado no mês. No ano, estes veículos acumularam participação de 10,6%. Em 2023 foram comercializadas 14.426.955 unidades, recuperando parte da retração de 2022.
O mercado de caminhões teve evolução sobre os números de novembro (+1,9%), mas o resultado não foi suficiente para evitar a queda em 2023 (-0,4%).
“O volume total foi apenas 6% menor do que o recorde histórico de 2021, quando o mercado de novos sofria com a escassez de peças e componentes, ainda por conta da pandemia. Acredito que a recuperação nos emplacamentos dos modelos 0km tenha colaborado para este resultado, já que os veículos usados costumam ser utilizados como parte de pagamento na compra de um novo”, analisa o Presidente da Fenabrave, Andreta Jr.
No segmento de implementos rodoviários, houve retração de 4,1%, mas encerraram o ano de 2023 com alta de 11,2% sobre o ano anterior. Para o segmento de ônibus, o ano fechou muito próximo da estabilidade (+0,1%), após o crescimento sobre as transações de novembro (12,5%).
E o mercado de motocicletas manteve os indicadores positivos ao anotarem alta sobre novembro de 2023 (+9,2%), dezembro de 2022 (+8,2%) e no acumulado do ano (+3,7%).