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Por que o Fiat Argo não vende tão bem como seus rivais Polo, Onix e HB20

por Sergio Quintanilha 09/12/2023
por Sergio Quintanilha 09/12/2023
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Fiat Argo S Design 2023

Fiat Argo S Design 2023 (Foto: Divulgação/Fiat)

Com 32 mil vendas a menos do que o líder da categoria, Fiat Argo só não faz mais sucesso porque a Stellantis tem estratégia diferente

O Fiat Argo é um bom carro e vende bem, mas só teve um momento de brilho em sua história. Foi durante a pandemia, quando o Chevrolet Onix ficou 5 meses sem produção e o Fiat Argo se tornou o hatch mais vendido do país. Hoje, o Argo se acomodou no 4º lugar.

Com 61.500 vendas, o Fiat Argo está bem distante do líder da categoria, VW Polo, que já acumula 93.246 vendas, segundo a Fenabrave. O Chevrolet Onix com 91.204 e o Hyundai HB20 com 79.278 também disputam a liderança da categoria. Mas, por que o Fiat Argo não vende tão bem quanto seus rivais?

Novo VW Polo TSI MT 2023

Novo VW Polo TSI MT 2023 (Foto: Luís França)

Dos quatro hatches citados, o Fiat Argo é o mais barato. Ele atua numa faixa que vai de R$ 81 mil a R$ 98 mil, com uma opção de câmbio automático por R$ 94,4 mil. Veja abaixo a faixa de atuação dos cinco hatches mais vendidos.

・ Fiat Argo – R$ 81 mil a R$ 94,4 mil
・ Hyundai HB20 – R$ 82,9 mil a R$ 120,4 mil
・ Chevrolet Onix – R$ 85,3 mil a R$ 115,2 mil
・ VW Polo – R$ 87,3 mil a R$ 150 mil

O fato de ser o mais barato, por incrível que pareça, é ruim para o Argo, pois ele deixa de atuar na faixa dos consumidores mais endinheirados, que efetivamente estão comprando carros. O Argo é o único dos quatro hatches que não tem motor turbo em sua linha.

Novamente, por que? Se quisesse, a Fiat poderia equipar o Argo com o motor 1.0 turbo, que já está disponível nos modelos Pulse, Fastback e Strada. Mas a Fiat “não pode”. Por que? A razão se chama Stellantis, ou mais exatamente Peugeot 208.

Peugeot 208 Turbo

Peugeot 208 Turbo (Foto: Divulgação/Peugeot)

Na visão da Stellantis (dona das marcas Fiat e Peugeot), o Peugeot 208 é um carro mais competitivo para brigar no patamar superior do segmento B-Hatch. Por isso, ele custa de R$ 90 mil a R$ 115 mil e tem motor turbo. Embora esteja ainda mais longe da liderança, o Peugeot 208 já acumula 25.994 vendas.

Somando Fiat Argo e Peugeot 208, a Stellantis tem 87.494 registros no segmento B-Hatch, portanto apenas 3,7 mil a menos do que o Chevrolet Onix e 2,2 mil a mais do que o Hyundai HB20.

Há outro motivo para o Fiat Argo ficar dentro de uma caixinha na distante 4ª posição da categoria: seu tamanho. Quando surgiu no mercado, em 2017, com 3,998 m de comprimento, o Argo supoerava em tamanho o VW Gol (3,895 m), o HB20 (3,925 m) e o Onix (3,933 m). Também era maior do que o Peugeot 208 (3,975 m).

Mas todos os rivais tiveram novas gerações e/ou foram substituídos. Portanto, o Fiat Argo agora é o único desses cinco que tem menos de 4 m de comprimento.São diferenças mínimas, mas isso influi no posicionamento dos carros. Compare abaixo.

・ Novo Onix – 4,163 m
・ Novo Polo – 4,074 m
・ Novo 208 – 4,055 m
・ Novo HB20 – 4,015 m
・ Argo – 3,998 m

O Fiat Argo, portanto, único que não ganhou nova carroceria, desempenha um papel dentro da Stellantis: serve de ponte entre o Fiat Mobi (subcompacto que já emplacou 66 mil unidades até novembro) e o Peugeot 208. Na soma dos três, a Stellantis tem 153.527 vendas. Não parece mal, embora o Argo esteja sendo sacrificado neste momento.

Argochevrolet onixFiatHyundai HB20stellantisvw polo
Sergio Quintanilha

Sergio Quintanilha é editor do Guia do Carro. Jornalista especializado em carros e automobilismo desde 1989, criou as revistas Carro e Racing e publicou os livros "O Gordini Mal-assombrado" (2004) e "Revolução no Jornalismo Automotivo"(2018). É Doutor em Ciências da Comunicação pela USP com a tese "O Automóvel Como Signo: Fetichismo da Mercadoria e Desejo no Jornalismo Automotivo" (2023).

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Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

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