No ano passado, a Citroën fez uma mudança radical de reposicionamento de marca e lançou o C3, totalmente diferente do que ele havia sido. Deixou de ser um hatch compacto para ser um B-SUV, mais alto, mais robusto e também mais popular.
Visto que a estratégia funcionou, a marca continua a investir nesse segmento e lançou agora o Citroën C3 Aircross, com nova suspensão, maior e com possibilidade para até 7 lugares, sendo que a 3ª fileira de bancos é rebatível e removível.
Porém, a versão de 7 lugares está programada para chegar só no primeiro trimestre de 2024. Por ora, está disponível a versão de 5 lugares, que chega com preço bem agressivo e em três versões de acabamento.
O motor do C3 Aircross é novo, 1.0 turbo 3 cilindros que entrega 130 cv de potência quando abastecido com etanol e 125 cv com gasolina. Oferece três modos de condução: Drive, Manual e Sport.
Andei com ele em trecho urbano e gostei muito da dirigibilidade. É um carro gostoso, confortável, com ótima suspensão e na versão Shine, a topo de linha, tem revestimento acústico no capô, fazendo com que o carro seja bem silencioso.
Um item que merece destaque é o excelente ar-condicionado, que gela a cabine quando necessário e se mostrou muito eficiente quando o avaliei pois estava um dia extremamente quente.
Mas na estrada é que o Citroën C3 Aircross mostra a que veio. Leve, com 1.216 kg, tem ótima resposta quando se pisa no acelerador, especialmente se, mantendo o pé na mesma posição, apertar o botão Sport. O carro responde imediatamente, fica mais rápido, mas confesso que isso foi um “plus”, quando precisei fazer ultrapassagens, bastou acelerar que ele foi.
A esse motor vem acoplada uma transmissão CVT que simula 7 velocidades e que pode ser usada no modo manual caso o motorista assim deseje. A velocidade final do C3 Aircross é de 191 km/h, independente do combustível que use.
O consumo informado pelo InMetro é, na cidade, de 10,6 km/l (G) e 7,4 km/l (E). Na estrada o consumo é de 12 km/l (G) e 8,6 km/l (E).
Vale ressaltar que, na estrada, sente-se muito o que a Citroën sempre entregou em termos em suspensão: o efeito “flying carpet”, que é a sensação máxima de conforto, absorvendo muito bem as oscilações do asfalto.
Quanto ao porta-malas, na versão de 5 lugares ele oferece 493 litros de capacidade e o espaço interno tanto na frente quanto atrás é muito bom, tanto em altura quanto em profundidade.
O Citroën C3 Aircross já está disponível para compra e estão à venda três versões: Feel, Feel Pack e Shine, tendo as três primeiras revisões grátis. Os preços de lançamento são:
Citroën C3 Aircross Feel 1.0 Turbo: R$ 109.990
Citroën C3 Aircross Feel Pack 1.0 Turbo: R$ 119.990
Citroën C3 Aircross Shine 1.0 Turbo: R$ 129.990