Um ícone da Volkswagen, a Kombi voltou, depois de 56 anos de histórias, porém agora 100% elétrica e batizada de ID.Buzz e atingiu o nível máximo nos testes de segurança realizados pelo Euro NCAP (European New Car Assessment Programme – Programa Europeu de Avaliação de Carros Novos), graças à sua estrutura robusta e aos novos sistemas e funções de segurança.
Para comemorar os 70 anos da Volkswagen no Brasil, a Kombi elétrica está disponível com apenas 70 unidades, oferecida na versão Pro, nas cores metálicas Azul Starlight e a tradicional “saia e blusa” Branco Candy & Amarelo Pomelo.
Se você pretende conhecê-la, a única modalidade disponível é o serviço de assinatura Sign & Drive, com franquia de rodagem de até 3.100 km por mês, a mais extensa do mercado.
Ela é equipada com bateria de 77 kWh que fornece corrente para um motor elétrico de 204 cv, e que movimenta o eixo traseiro. O motorista pode contar com som eletrônico do motor (ID. Sound). A potência de carga, utilizando corrente alternada (AC), é de 11 kW. Com uma tomada CCS, em uma estação de carga rápida de corrente contínua (DC), a potência de carga aumenta para até 170 kW. Carregada dessa maneira, o nível da bateria sobe de 5% para 80% em cerca de 30 minutos. A autonomia é de 420 (WLTP).
A Kombi elétrica ou ID.BUZZ é cheia de tecnologias, tem faróis com tecnologia LED Matrix, lanternas traseiras 100% em LED, interior “vegano” feitos com materiais recicláveis, bancos com função massagem, câmera 360°, sistemas de condução e de estacionamento semi-autônomos e muitas outras.
Antes, o banco da frente era inteiriço ou dividido em 1/3 e 2/3. Hoje, motorista e o passageiro da frente sentam-se em bancos individuais. A posição de assento elevado, típico da clássica Kombi, é a mesma de sempre. Os bancos são sempre elétricos com apoios lombares dianteiros, pneumaticamente ajustáveis, aquecidos e com função de massagem.
O acesso à segunda fileira de bancos se dá pelas portas que correm lateralmente e possuem abertura e fechamento automáticos. O banco traseiro conta com trilho para ajuste horizontal, tem encosto bi-partido, rebatível e reclinável. Os passageiros que ali viajam têm algumas regalias: bandejas nos encostos dos bancos dianteiros, entradas USB-C – uma em cada porta, alças de segurança para acesso, porta-revistas e porta-celulares, tela de proteção e até divisão para pet no banco traseiro.
E um item extremamente importante é que ela oferece 7 air bags, sistema de frenagem autônoma de emergência, assistente ativo de mudança de faixa, assistente de condução ativa mantendo distância do veículo a frente e permanência na faixa (Travel Assist), ACC stop & Go, controle eletrônico de estabilidade “ESC” e controle de tração “ASR. Por isso atingiu o nível máximo de excelência durante em testes de segurança realizados pelo Euro NCAP, ou seja, cinco estrelas, nota máxima.