A definição de hot hatch é muito interessante: “um modelo compacto e que tenha uma boa relação peso X potência”. Para nós entusiastas acaba sendo mais do que isso, com um carro que consiga entregar uma certa empolgação ao volante, além de um conjunto mecânico diferenciado das demais versões.
No Brasil as décadas de 70 e 80 foram bastante promissoras quando falamos de carros esportivos e versões esportivas. Hoje em dia os chamados “esportivados” dominam e muitos também já existiam naquela época. Mas haviam exceções.
O 147 Rallye foi um deles. O pequeno modelo se destacou como o primeiro carro lançado pela Fiat no Brasil. A opção esportiva chegaria em 1979 com o exclusivo motor de 1,3 litro, além de acessórios e também um pacote estético que chamava atenção. Dentro dos padrões da época ele agradou bastante ao público que buscava algo um pouco mais rápido.
Já o Uno 1.5 R fez sua estreia quase no final da década de 80. Mas podemos dizer que fez bonito no mercado. Entre os destaques estavam o motor de 1,5 litro com carburação de corpo duplo, cintos de segurança na cor vermelha, painel completo trazendo inclusive manômetro de óleo e o pacote estético com as rodas de 14 polegadas e as faixas nas laterais, além da tampa cinza do porta malas.
Cada um em sua determinada época trouxe inovações e características próprias. Isso realmente identifica um carro com alma esportiva de verdade. Nessa matéria reunimos os dois exemplares do mesmo dono que trazem algumas características diferentes dos originais, porém com bom gosto. O que chama atenção, em ambos os carros, é a mudança do jogo de rodas, que passou de 13 para 15 polegadas no 147 e de 14 para 15 polegadas no Uno.
O 147 traz uma dinâmica de condução bem interessante. A despeito da transmissão de quatro velocidades que tem lá os seus trejeitos próprios para os engates, algo que sempre foi uma característica desse modelo durante toda sua história do Brasil, o pequeno empolga com agilidade no trânsito. Os 72 cv acabam rendendo bem e dá pra imaginar o contexto de 1979 andando nele.
Já o Uno traz um projeto bem mais moderno. E mostra a evolução da Fiat nesse contexto. Quando ele chegou mercado em 1984 acabou revolucionando em alguns aspectos, como a ausência de quebra-vento, por exemplo. No caso desse exemplar a carburação foi trocada por uma injeção programável, o que aumentou a potência para aproximadamente 100 cv e, automaticamente, a diversão ao volante. E então, qual o seu preferido?