Nessa última quarta-feira (01), a Petronas lançou sua linha completa de lubrificantes para carros híbridos, a Syntium Hybrid, durante um evento em São Paulo, com a presença dos pilotos da Mercedes de Fórmula 1, Lewis Hamilton e George Russell.
Durante um bate-papo com a imprensa presente, Russell relembrou que sua primeira vitória na F1 foi conquistada justamente no Brasil, no GP de São Paulo de 2022, fazendo a dobradinha da Mercedes com Hamilton na 2ª colocação. Sob aplausos, ele continuou: “Vamos tentar alcançar o mesmo resultado. É sempre animador vir para Interlagos, todos os fãs lá muito empolgados com a F1… A paixão de todos aqui no Brasil é realmente excepcional.”
Hamilton também ressaltou a felicidade em estar de volta ao nosso país. “Ter recebido a cidadania honorária ano passado foi incrível. Foi um dos dias mais lindos que tive. Nesse fim de semana, espero poder representar vocês e todos os valores desse país lindo da melhor forma. E em algum momento, vou ter que aprender português, mas acho que preciso vir morar aqui para fazer isso, ou talvez arranjar uma namorada brasileira”, brincou o heptacampeão.
Ao ser questionado se preferia ganhar uma corrida até o fim do ano ou conquistar o vice-campeonato mundial, Hamilton declarou que com certeza escolheria vencer no Brasil. Ele aproveitou o momento para relembrar a icônica vitória em terras brasileiras na temporada de 2021, onde foi desclassificado na classificação de sexta-feira, partiu em último na Sprint Race no sábado e venceu a corrida no domingo. “Foi uma das melhores corridas da minha vida, e ter conquistado isso aqui no Brasil, para mim, foi… Tendo assistido Ayrton ao longo dos anos, foi muito surreal ter essa experiência, especialmente partindo de onde parti naquela corrida”.
O Portal Carsughi esteve presente no evento e tivemos a oportunidade de perguntar para George Russell sobre o impacto da F1 Academy, categoria exclusivamente feminina criada pela Fórmula 1 e que teve sua temporada inaugural em 2023, tendo Marta García como campeã.
“Acho que é uma jornada muito animadora que a F1 Academy está embarcando, especialmente com Susie [Wolff] comandando a categoria. E não é apenas de pilotas que precisamos mais no automobilismo, na Fórmula 1. Temos visto mais mulheres dedicadas à engenharia, ao design, e acho que esse é um ótimo momento porque há muito talento e conhecimento por aí de que precisamos o máximo possível”, comentou Russell, que assim como Hamilton, visitou o paddock da F1 Academy durante o Grande Prêmio do Estados Unidos, duas semanas atrás. “Acho que a Fórmula 1 e o automobilismo sempre foram vistos como um esporte dominado por homens brancos e Lewis é obviamente um catalisador para tentar ajudar a mudar isso e ter mais diversidade desde o início. O impacto que isso está tendo é imenso e agregou muito valor à nossa equipe.”
“Estamos todos aqui para ter um bom desempenho, estamos todos aqui para vencer, mas nesta jornada que a F1 Academy está, eu acho que será ótimo e isso precisa chegar às bases. Precisamos ver mais meninas começando a andar de kart e tendo a oportunidade de não se sentirem como se não pertencessem a este esporte branco, tendo a chance de competir ainda jovens. Então acho que vai levar tempo, mas isso é apenas o começo, e a jornada será emocionante nos próximos anos”, finalizou o piloto britânico.
O Grande Prêmio de São Paulo será disputado nesse domingo, 5 de novembro, no Autódromo de Interlagos. Como se trata de um fim de semana com Sprint Race, as disputas em pista acontecerão também no sábado. Max Verstappen e a Red Bull já se consagraram campeãs dessa temporada, mas as batalhas pelas posições subsequentes no mundial continuam.