E vence mais uma vez Max Verstappen! Após conquistar a pole position para a corrida Sprint e vencê-la ontem, o tricampeão mundial chegou a 50 vitórias em sua carreira na Fórmula 1 durante o GP dos Estados Unidos, disputado nessa tarde de domingo no Circuito das Américas em Austin, Texas. Largando em P6, o piloto escalou o pelotão em uma briga puramente estratégica com Hamilton, Norris e Leclerc.
A corrida se iniciou sob uma temperatura de 30ºC. A maior parte optou por largar de pneus médios, com exceção de Stroll e Hulkenberg que saíram de pneus duros. Aliás, as duplas de pilotos da Aston Martin e Haas largaram do pitlane pela decisão de ambas as equipes de violar o regime de parque fechado e trocar algumas peças dos carros.
Saindo da pole position, Leclerc não conseguiu manter sua posição e quem liderava depois da primeira curva era Norris. Sainz ganhou a posição de Hamilton e foi ao P3, enquanto Verstappen subiu ao P5 sem nenhuma dificuldade após uma largada ruim de Russell.
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️
⚫️⚫️⚫️⚫️⚫️LIGHTS OUT IN AUSTIN!!!
The perfect start for Lando Norris! The McLaren driver leads into Turn 1 ?#F1 #USGP pic.twitter.com/emjixZp7d8
— Formula 1 (@F1) October 22, 2023
Na volta 4, Sainz foi ultrapassado tanto por Hamilton quanto por Verstappen, caindo para a 5ª colocação. Hamilton foi diminuindo rapidamente o gap para Leclerc e duas voltas depois, já era P2. O monegasco também perdeu sua posição na volta seguinte para o holandês da Red Bull.
Nas posições subsequentes, dois abandonos aconteceram em um intervalo de apenas quatro voltas. Piastri, que havia feito uma ótima largada e ganhado quatro posições, teve um toque com Ocon e ambos tiveram de recolher seus carros.
A janela de pit stop para o top 10 foi aberta na volta 17 com Verstappen trocando para um novo jogo de médios e voltando em P9, Norris trocando para pneus duros e voltando em P4 e Sainz para outro jogo de médios voltando em P8. Dessa forma, quem estava liderando a corrida naquele momento era Hamilton.
Já sendo questionado pela equipe se aguentaria mais algumas voltas com aqueles pneus, a devolutiva foi negativa. Mas, só após uma travada de roda em uma das curvas e uma segunda mensagem no rádio relatando a dificuldade de gerenciar aquele jogo é que a equipe o chamou para o box três voltas depois. A parada foi lenta (3.6 segundos), o seu W14 calçou pneus duros e voltou em P5.
Na volta 23 foi a vez do pit stop de Leclerc. A equipe decidiu arriscar a estratégia de apenas uma parada, trocando os pneus médios para duros e voltando em P6, logo atrás de Pérez (que também já havia parado anteriormente).
Cinco voltas depois, Verstappen pega para si a liderança. Mas a partir daí, sua corrida não foi tão fácil. A todo tempo, o piloto reclamava dos freios em comparação com o dia anterior e pedia irritado para seu engenheiro não falar com ele enquanto ele estivesse freando.
A segunda janela de pit stops começou na volta 35, com Norris continuando de pneus duros em uma parada de 2 segundos e caindo de P2 para P6 em sua volta à pista. Na 36, a equipe de Verstappen optou pelos pneus duros para finalizar a corrida e ele voltou na 4ª colocação. Três voltas depois, Hamilton, que provavelmente ainda aguentaria esticar o seu segundo stint mais um pouco, troca para pneus médios e volta em P4.
A mira do heptacampeão era o pódio e não foi difícil para ele alcançar Leclerc e Norris. No rádio, Hamilton reclama que o gap para o piloto à frente é muito grande, mas recebe como resposta que “a previsão é o P2, talvez a vitória”. Esse incentivo foi o suficiente para ele zerar um gap de pouco mais de 7 segundos para alcançar o P2 em apenas 10 voltas.
Restavam apenas 7 voltas para a bandeirada final e a vantagem de Verstappen era de 5.3 segundos. Enquanto o piloto da Red Bull continuava a reclamar dos freios, Hamilton aproveitou para se aproximar bastante, se colocando apenas 1.5 segundos atrás do holandês na volta final. Mas não deu para o heptacampeão quebrar o jejum de vitórias dessa vez. Verstappen cruzou a linha de chegada em primeiro e somou mais uma vitória!
Destaque para Alonso e Stroll, que mesmo largando do pit lane, fizeram uma ótima corrida. Faltando pouco menos de 10 voltas para o final, Alonso estava na 9ª colocação quando teve que abandonar a corrida com problemas na suspensão. Stroll acabou herdando seu lugar e arrecadou pontos para a Aston Martin.
Desclassificação de Hamilton e Leclerc
BREAKING: Lewis Hamilton and Charles Leclerc have been disqualified from the 2023 United States Grand Prix for a technical infringement#F1 #USGP pic.twitter.com/HHNlf5urLW
— Formula 1 (@F1) October 23, 2023
Nem tudo são flores! Algumas horas após o final da corrida, Hamilton e Leclerc foram chamados para se explicarem aos comissários. Em uma inspeção pós-corrida, os carros de ambos foram dados como fora dos padrões estabelecidos pelo regulamento. O motivo foi um desgaste excessivo das pranchas. E por essa infração, eles foram desqualificados do GP dos Estados Unidos.
Dessa forma, da 2ª colocação em diante, todos os pilotos ganharam posições no resultado final. Logan Sargeant, por exemplo, subiu para a 10ª colocação e pontuou pela primeira vez na sua carreira na F1. Hamilton, que havia se aproximado bastante de Pérez na disputa do vice-campeonato, agora se afastou – 39 pontos de diferença. E no campeonato de construtores, a briga entre Mercedes e Ferrari se acirrou – 22 pontos separam as equipes.
Confira o resultado completo do GP dos Estados Unidos:
#F1 – Final Classification of the United States Grand Prix ??@F1 #USGP pic.twitter.com/im56hqeYL9
— FIA (@fia) October 23, 2023