A Renault apresentou hoje seu novo carro. Batizado de Kardian, ele inaugura uma nova plataforma que a marca vai usar e que é muito versátil para desenvolver vários modelos para mercados fora da Europa.
A produção do Kardian vai ser na planta de Curitiba e, num segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca (SOMACA), no Marrocos.
O Kardian traz a nova identidade da Renault no Brasil e, assim, a montadora vai se afastando de sua marca de baixo custo, a Dacia, que era representada aqui pelos modelos Sandero, Stepway, Logan e Duster.
A motorização dele é nova na América do Sul, um motor 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.
“Com o Renault Brand International Game Plan 2027, temos a ambição de transformar a marca Renault em todo o mundo e assumimos o firme compromisso de criar valor para os nossos clientes. O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos que vamos lançar até 2027. Ele representa perfeitamente este plano no segmento B, preparando o terreno para uma ofensiva mais ampla nos segmentos C & D”, afirmou Fabrice Cambolive, CEO da marca.
Como categoria, o Kardian é um B-SUV com 4,12 m de comprimento, 1,75 m de largura e 1,54 m de altura. O entre eixos tem 2,60 m, oferecendo conforto para os passageiros do banco traseiro. As rodas são de 17” e tem ângulos de ataque e saída de 20° e 36º, respectivamente.
O porta-malas tem um bom espaço, oferecendo 410 litros de capacidade e, sob ele, fica o estepe temporário.
Os faróis são full LED e a traseira traz a assinatura luminosa que caracteriza os modelos da Renault, com as lanternas em formato de C.
O interior traz um console elevado e central multimídia flutuante de 8 polegadas, compatível tanto com Apple carPlay quanto com Android Auto sem fio. Nela, pode-se escolher oito opções de cores para o fundo da tela, que se harmoniza com as lâmpadas de LED que existem nos painéis das portas dianteiras. Oferece ainda carregador de celular por indução e 4 entradas USB, sendo duas na frente e duas para os passageiros do banco de trás.
A alavanca de câmbio é do tipo joystick e o acionamento do freio é eletrônico. O condutor pode escolher dentre três modos de condução: Eco, Sport e MySense.
Os bancos são forrados com um tecido em degradê de laranja e preto. Tem um completo sistema de segurança com alerta de ponto cego e câmera multivisão, que são únicos no segmento, além de piloto automático adaptativo, alerta de distância segura, alerta de colisão frontal, frenagem ativa de emergência e seis airbags.
O preço só será revelado mais pra frente e ele vai ter como principais concorrentes o Fiat Pulse e o VW Nivus.