Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

Nada de Verstappen: Leclerc leva a pole position para o GP dos Estados Unidos

por Gabriella Carsughi 20/10/2023
por Gabriella Carsughi 20/10/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Charles Leclerc - Pole GP EUA

Leclerc assegurou uma pole position para o GP dos Estados Unidos (Foto: Reprodução/Twitter @ScuderiaFerrari)

Para comemorar sua 100ª corrida com a Scuderia Ferrari, Charles Leclerc vai largar da pole position nesse domingo no GP dos Estados Unidos, com direito a até um capacete especial verde que lhe deu sorte hoje.

Por se tratar de um fim de semana com o evento Sprint no sábado, na tarde dessa sexta-feira foi realizada a classificação que definiu o grid de largada da corrida principal, a de domingo. Sob uma temperatura de 35ºC e a decisão do resultado final sendo tomada pelos track limits, o triunfo dessa vez não ficou nas mãos da Red Bull! Confira como foi:

Classificação – Q1

Sem tempo a perder, o piloto da casa foi o primeiro a ir para a pista. Apesar disso, Sargeant não completou a sua primeira volta rápida e quem logo marcou o primeiro tempo da sessão foi Gasly, com 1:37.529. O tempo do francês não foi bom o suficiente para manter-se no topo. Na metade do Q1, Verstappen já havia assumido a ponta com 1:36.470.

Com a evolução da pista, Sainz se tornou o novo alvo ao ser o primeiro a chegar na casa dos 1m35s. Não durou muito, já que o atual campeão mundial melhorou seu tempo para 1:35.346 e até então, era o mais rápido em pista. O companheiro de equipe, Pérez, não conseguiu se aproximar. Mais de meio segundo separava ele e Verstappen.

Hamilton colocou uma volta forte de 1:35.091, tomou o P1 do holandês e assim conseguiu fechar a sessão no topo. Norris, que também tem mostrado uma evolução incrível durante a temporada, fechou o Q1 em P2, apenas 0.019s atrás do heptacampeão.

That's P1 for Lewis at the end of Q1. George also through to the next session.

Q2 ? pic.twitter.com/rj24R7owgl

— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) October 20, 2023

Quanto às últimas posições, a grande surpresa ficou por conta de Alonso, que pela primeira vez na temporada não conseguiu avançar ao Q3. A Aston Martin tinha um ritmo ótimo no início do ano, mas foi perdendo força com o passar das corridas.

Os eliminados do Q1 foram: Hulkenberg (+0.022s do P15), Alonso (+0.055s), Albon (+0.102s), Stroll (+0.376s) e Sargeant (+0.614s)

Q2

As Ferraris foram responsáveis por abrir os trabalhos da segunda parte da sessão. Leclerc foi o primeiro a marcar um tempo, com 1:35.888, enquanto Sainz não conseguiu uma volta boa, marcando apenas 1:36.245.

Logo atrás vinham as Mercedes de Russell e Hamilton, cravando tempos melhores e assumindo as posições pertencentes antes à equipe vermelha. Mas, obviamente, ainda era muito cedo para qualquer comemoração. E Verstappen prontamente se colocou na ponta a 0.085s do P2, que naquele momento era Piastri.

Early runs in Q2, see Max take P1 by less than a tenth of a second to PIA. Checo currently in P5 #USGP pic.twitter.com/0anlGPju8b

— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) October 20, 2023

Faltando menos de 2 minutos para o fim, Sainz estava na zona de eliminação. Mas quando voltou à pista, já conseguiu colocar uma ótima volta (1:35.302) e encostar em Leclerc, que tinha acabado de subir ao topo da tabela com 1:35.004. Verstappen tentou, bateu na trave mas não conseguiu superar a volta do monegasco da Ferrari, ficando apenas com 4 milésimos de desvantagem.

Russell ficou com sua vaga no Q3 em risco, fazendo só o 9º tempo. Mas a situação de Pérez foi pior, finalizando a sessão em P10 e deixando claro que está sentindo a pressão, sem conseguir acompanhar o ritmo do companheiro de equipe.

Na zona de eliminação, um destaque para Ricciardo, que marcou hoje sua segunda reestreia na F1 esse ano. Isso porque o piloto assumiu o assento de De Vries na AlphaTauri em julho, antes das férias da categoria, mas logo no reinício do campeonato, no GP da Holanda, sofreu uma fratura na mão e teve de ser substituído pelo piloto reserva da equipe, Lawson.

Os eliminados do Q2 foram: Tsunoda (+0.018s do P10), Zhou (+0.019s), Bottas (+0.179s), Magnussen (+0.201s) e Ricciardo (+0.295s).

Q3

A última parte da sessão foi uma boa disputa entre Ferrari, Mercedes e Red Bull.

Leclerc tinha um ritmo forte desde o início. Em sua primeira volta, bateu os tempos dos setores 2 e 3 de Verstappen e já assegurou o P1 com 1:34.829.

Enquanto isso, Hamilton abria sua volta e foi capaz de superar os setores 1 e 2 do piloto da Ferrari, mas perdeu tempo no 3º setor. Assim, ele se colocou na 2ª posição da tabela.

A partir daí, o tempo a ser batido era 1:34.723 da segunda e decisiva volta rápida de Leclerc. Mesmo com um erro no primeiro setor, Verstappen conseguiu ser o mais rápido – porém, teve sua volta deletada por limites de pista. Isso o colocou em P6.

Ainda haviam dois pilotos em pista: Russell e Hamilton. Mas nenhum dos dois conseguiu superar o tempo de Leclerc e assim, o monegasco levou a melhor! No domingo, ele larga da primeira colocação e tem uma chance de disputar a vitória.

Classificação - GP dos EUA F1

Além de Leclerc na pole, Norris larga da 2ª colocação e Hamilton da 3ª (Foto: Reprodução/Twitter @f1)

Nesse sábado, a partir das 14h30, acontece a Sprint Shootout, que nada mais é do que a classificação para a corrida Sprint. Essa última está programada para às 19h.

Confira o resultado completo da classificação dessa sexta-feira:

? QUALIFYING CLASSIFICATION ?

Charles Leclerc takes his third pole position of 2023! ?#USGP #F1 pic.twitter.com/85WuKnWZhe

— Formula 1 (@F1) October 20, 2023

AustinclassificaçãoF1FerrariFórmula 1GP dos Estados UnidosHamiltonLeclercMercedesPerezRed BullrussellSainzVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
Motoristas ainda não se sentem à vontade com automação ao dirigir
Próximo
Pista estreita, desafio gigante: 5 curiosidades do GP de Mônaco

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?