Para comemorar sua 100ª corrida com a Scuderia Ferrari, Charles Leclerc vai largar da pole position nesse domingo no GP dos Estados Unidos, com direito a até um capacete especial verde que lhe deu sorte hoje.
Por se tratar de um fim de semana com o evento Sprint no sábado, na tarde dessa sexta-feira foi realizada a classificação que definiu o grid de largada da corrida principal, a de domingo. Sob uma temperatura de 35ºC e a decisão do resultado final sendo tomada pelos track limits, o triunfo dessa vez não ficou nas mãos da Red Bull! Confira como foi:
Classificação – Q1
Sem tempo a perder, o piloto da casa foi o primeiro a ir para a pista. Apesar disso, Sargeant não completou a sua primeira volta rápida e quem logo marcou o primeiro tempo da sessão foi Gasly, com 1:37.529. O tempo do francês não foi bom o suficiente para manter-se no topo. Na metade do Q1, Verstappen já havia assumido a ponta com 1:36.470.
Com a evolução da pista, Sainz se tornou o novo alvo ao ser o primeiro a chegar na casa dos 1m35s. Não durou muito, já que o atual campeão mundial melhorou seu tempo para 1:35.346 e até então, era o mais rápido em pista. O companheiro de equipe, Pérez, não conseguiu se aproximar. Mais de meio segundo separava ele e Verstappen.
Hamilton colocou uma volta forte de 1:35.091, tomou o P1 do holandês e assim conseguiu fechar a sessão no topo. Norris, que também tem mostrado uma evolução incrível durante a temporada, fechou o Q1 em P2, apenas 0.019s atrás do heptacampeão.
That's P1 for Lewis at the end of Q1. George also through to the next session.
Q2 ? pic.twitter.com/rj24R7owgl
— Mercedes-AMG PETRONAS F1 Team (@MercedesAMGF1) October 20, 2023
Quanto às últimas posições, a grande surpresa ficou por conta de Alonso, que pela primeira vez na temporada não conseguiu avançar ao Q3. A Aston Martin tinha um ritmo ótimo no início do ano, mas foi perdendo força com o passar das corridas.
Os eliminados do Q1 foram: Hulkenberg (+0.022s do P15), Alonso (+0.055s), Albon (+0.102s), Stroll (+0.376s) e Sargeant (+0.614s)
Q2
As Ferraris foram responsáveis por abrir os trabalhos da segunda parte da sessão. Leclerc foi o primeiro a marcar um tempo, com 1:35.888, enquanto Sainz não conseguiu uma volta boa, marcando apenas 1:36.245.
Logo atrás vinham as Mercedes de Russell e Hamilton, cravando tempos melhores e assumindo as posições pertencentes antes à equipe vermelha. Mas, obviamente, ainda era muito cedo para qualquer comemoração. E Verstappen prontamente se colocou na ponta a 0.085s do P2, que naquele momento era Piastri.
Early runs in Q2, see Max take P1 by less than a tenth of a second to PIA. Checo currently in P5 #USGP pic.twitter.com/0anlGPju8b
— Oracle Red Bull Racing (@redbullracing) October 20, 2023
Faltando menos de 2 minutos para o fim, Sainz estava na zona de eliminação. Mas quando voltou à pista, já conseguiu colocar uma ótima volta (1:35.302) e encostar em Leclerc, que tinha acabado de subir ao topo da tabela com 1:35.004. Verstappen tentou, bateu na trave mas não conseguiu superar a volta do monegasco da Ferrari, ficando apenas com 4 milésimos de desvantagem.
Russell ficou com sua vaga no Q3 em risco, fazendo só o 9º tempo. Mas a situação de Pérez foi pior, finalizando a sessão em P10 e deixando claro que está sentindo a pressão, sem conseguir acompanhar o ritmo do companheiro de equipe.
Na zona de eliminação, um destaque para Ricciardo, que marcou hoje sua segunda reestreia na F1 esse ano. Isso porque o piloto assumiu o assento de De Vries na AlphaTauri em julho, antes das férias da categoria, mas logo no reinício do campeonato, no GP da Holanda, sofreu uma fratura na mão e teve de ser substituído pelo piloto reserva da equipe, Lawson.
Os eliminados do Q2 foram: Tsunoda (+0.018s do P10), Zhou (+0.019s), Bottas (+0.179s), Magnussen (+0.201s) e Ricciardo (+0.295s).
Q3
A última parte da sessão foi uma boa disputa entre Ferrari, Mercedes e Red Bull.
Leclerc tinha um ritmo forte desde o início. Em sua primeira volta, bateu os tempos dos setores 2 e 3 de Verstappen e já assegurou o P1 com 1:34.829.
Enquanto isso, Hamilton abria sua volta e foi capaz de superar os setores 1 e 2 do piloto da Ferrari, mas perdeu tempo no 3º setor. Assim, ele se colocou na 2ª posição da tabela.
A partir daí, o tempo a ser batido era 1:34.723 da segunda e decisiva volta rápida de Leclerc. Mesmo com um erro no primeiro setor, Verstappen conseguiu ser o mais rápido – porém, teve sua volta deletada por limites de pista. Isso o colocou em P6.
Ainda haviam dois pilotos em pista: Russell e Hamilton. Mas nenhum dos dois conseguiu superar o tempo de Leclerc e assim, o monegasco levou a melhor! No domingo, ele larga da primeira colocação e tem uma chance de disputar a vitória.
Nesse sábado, a partir das 14h30, acontece a Sprint Shootout, que nada mais é do que a classificação para a corrida Sprint. Essa última está programada para às 19h.
Confira o resultado completo da classificação dessa sexta-feira:
? QUALIFYING CLASSIFICATION ?
Charles Leclerc takes his third pole position of 2023! ?#USGP #F1 pic.twitter.com/85WuKnWZhe
— Formula 1 (@F1) October 20, 2023