Pelo segundo fim de semana consecutivo, Charles Leclerc conquista a pole position, dessa vez para o Grande Prêmio do México, programado para ser disputado nesse domingo a partir das 17h no Autódromo Hermanos Rodríguez. Um resultado um pouco inesperado, visto que a Ferrari não andou na frente nos treinos livres, mas conseguiu ainda fechar a primeira fileira do grid de largada com Sainz.
Um piloto para ter ficado de olho na classificação era Albon, que tinha se colocado em P2 entre as Red Bulls de Verstappen e Pérez ao final do Treino Livre 3. Mas a sessão não foi fácil para ele, que enfrentou problemas com o carro.
Outra surpresa dos treinos foi Pérez, o piloto da casa, que andou bem próximo de Verstappen durante toda sexta-feira e sábado. Entre 1 e 2 décimos era a distância que separava os dois.
Q1
Magnussen foi o primeiro a ir para a pista e abrir volta rápida para dar início à sessão de classificação, mas após todos os pilotos darem suas voltas, Verstappen liderava com Ricciardo em P2 e Pérez apenas em P5.
Quanto ao piloto australiano, ele teve uma valiosa ajuda do companheiro de equipe, Tsunoda, que irá largar do fundo do grid após a troca de seu motor (motor de combustão interna, turbocompressor, MGU-H, MGU-K, bateria e central eletrônica) e também do câmbio, excedendo o limite de 4 ao ano e, portanto, pagando essa punição no domingo. Então, sem ter sua quali comprometida e repetindo uma cena vista no TL3, Ricciardo pegou o vácuo do japonês e se colocou apenas 0.2 segundos atrás de Verstappen.
Beautiful slipstreaming from the @AlphaTauriF1 duo ??
After practicing it in… well, practice, Tsunoda gives Ricciardo a tow – and the Aussie goes P2! ?#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/nhxUXmWpZl
— Formula 1 (@F1) October 28, 2023
Faltando pouco menos de 3 minutos para zerar o cronômetro, um tráfego intenso aconteceu na saída dos boxes. Isso se deu porque Russell, Alonso e Verstappen seguraram os demais carros no pit lane em busca de um maior espaço para o carro da frente. Isso gerou uma investigação pós-sessão por impedimento.
Albon se mostrou muito frustrado no rádio, dizendo que os seus pneus estavam completamente acabados e que o carro estava totalmente diferente. Apesar disso, conseguiu passar para o Q2 em P9.
E a fase ruim de Alonso continua a se arrastar. Pela segunda vez no fim de semana, ele rodou e causou uma bandeira amarela ao final da sessão. Isso levou a duas investigações: uma para Hamilton, por não ter diminuído a velocidade, e outra para Tsunoda e Sargeant, por ultrapassagem.
Os eliminados do Q1 foram: Ocon (+0.064s do P15), Magnussen (+0.147s), Stroll (+0.211s), Norris (+2.538s) e Sargeant, que não marcou nenhum tempo.
Q2
Para o delírio dos fãs mexicanos, Pérez foi o primeiro a ir para a pista. Mas não fez uma volta boa, visto que Verstappen passou pela linha de chegada logo em seguida 0.5 segundos à frente.
Piastri faz uma boa volta e se coloca em P2 logo atrás de Verstappen. Ricciardo, mais uma vez pegando o vácuo de Tsunoda, vai para P3 a apenas 3 décimos do líder até aquele momento.
Lewis Hamilton ends Q2 on top ?#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/US2eW6Nfuw
— Formula 1 (@F1) October 28, 2023
Após o cronômetro zerar, Hamilton assumiu a ponta com 1:17.571, o melhor tempo do fim de semana até então.
Albon continuou a reclamar do carro, dizendo “não é possível, tem algum dano ou algo do tipo”. Ele tinha conseguido se salvar e ir para o Q3 em P9, mas teve sua volta deletada por limites de pista na curva 2 e caiu para P14. Quem se deu bem nessa foi Zhou, que avançou para a próxima sessão.
Os eliminados do Q2 fora: Gasly (+0.081 do P10), Hulkenberg (+0.084s), Alonso (+0.298s), Albon (+0.707s) e Tsunoda, que não marcou nenhum tempo.
Q3
Após a primeira tentativa de todos os pilotos, uma surpresa: as duas Ferraris na frente, com Leclerc ocupando o P1 com 1:17.166 e Sainz apenas 67 milésimos atrás em P2. Enquanto isso, Verstappen ocupava o P3 e Ricciardo, dessa vez sem o vácuo de seu companheiro de equipe, P4, mostrando que o piloto voltou forte. Logo atrás, as Mercedes de Russell e Hamilton, com Pérez apenas na 7ª colocação.
Para a segunda volta rápida, não mudou muita coisa. Os pilotos da Ferrari não melhoraram seus tempos, mas Verstappen só tirou 23 milésimos da sua volta anterior, o que não foi o suficiente para saltar na tabela e seguiu em P3. Pérez conseguiu se colocar em P5, logo atrás de Ricciardo e à frente de Hamilton.
ONE and TWO ? well done boysss! ? #MexicoGP #F1 pic.twitter.com/lKYJ4dOtjq
— Scuderia Ferrari (@ScuderiaFerrari) October 28, 2023
Sendo assim, para a surpresa geral, a primeira fila para a largada do GP do México ficou com a Ferrari. Leclerc, ao final do Q3, exclamou no rádio: “Bom trabalho, pessoal. Isso foi uma surpresa! Sinto que todas as poles que fizemos foram uma surpresa. Mas uma ótima surpresa. Agora vamos fazer isso amanhã!”.
Nas entrevistas pós-classificação, Hamilton disse que o carro não está bom nesse fim de semana na Cidade do México e que já sabia que ele não estava na posição de lutar pela pole position. Já Pérez disse que gastou demais seus pneus no Q2 e, por isso, não teve o resultado que almejava no Q3.
Com relação às investigações que estavam em curso, Russell, Alonso e Verstappen escaparam sem punições, assim como Hamilton. Porém, Sargeant foi punido em 10 posições no grid e 2 pontos na sua superlicença por ultrapassar Tsunoda durante a bandeira amarela, o que não muda em nada visto que não marcou nenhum tempo na classificação e já era P20.
Confira o resultado completo da classificação para o Grande Prêmio do México:
Your final classification after that fascinating session!
This could all chance of course, with a host of investigations from the session yet to start#MexicoGP #F1 pic.twitter.com/elwJac9FPF
— Formula 1 (@F1) October 28, 2023