Chegou ao Brasil o mais novo SUV da Honda, o ZR-V, posicionado na lacuna que havia entre os já conhecidos HR-V e o CR-V. Trata-se de um projeto 100% novo, construído na plataforma do Honda Civic e que oferece espaço interno, segurança e conectividade mais intuitiva.
No exterior vemos uma linha de cintura horizontal baixa, um capô alongado que chega ao conjunto ótico full LED, grade em colmeia e acabamento dos para-choques em black piano com as laterais em formato de “C”, incluindo sensores de estacionamento. As rodas do Honda ZR-V são aro 17″ com pneus Michelin 215/60 e, um ponto que chama a atenção são os espelhos fixados nas portas, oferecendo maior campo de visão.
Aliás, outro item que traz maior visibilidade são os limpadores de para-brisa embutidos, que deixam o campo de visão mais amplo e também oferecem maior segurança, pois em caso de atropelamento, não interferem, diminuindo o impacto sobre o pedestre.
O Honda ZR-V vem importado do México em versão única, Touring, trazendo 8 airbags, teto solar, coluna C inclinada e, na traseira, sensores de estacionamento, lanternas em LED, aerofólio e antena tipo tubarão.
Mas o destaque que eu faço é para o interior, onde a Honda consegue oferecer um espaço interno bem grande, possibilitando aos passageiros do banco de trás sentarem com muito conforto ou, se necessário, o espaço pode ser usado para carregar objetos, pois quando os bancos são rebatidos, o volume normal do porta-malas de 389 litros passa para até 1.306.
O volante do Honda ZR-V é revestido em couro e traz os comandos tanto do painel numa tela TFT digital, colorida e personalizável de 7 polegadas à esquerda e velocímetro analógico à direita. Traz ainda paddle shifts para simular a troca de 7 marchas do câmbio CVT.
A central multimídia tem tela sensível ao toque de 9 polegadas compatível com Apple CarPlay sem fio e Android Auto com fio e carregador de celular por indução, além de 5 portas USB sendo duas para os passageiros do banco de trás, possibilitando o carregamento de até seis celulares ao mesmo tempo.
Outro ponto que a Honda destaca em seus carros é a formato dos assentos, que são construídos com um sistema de estabilização corporal que oferece apoio lombar e pélvico, resultando mais conforto especialmente em longos trajetos. O revestimento dos bancos é em couro e oferecido em duas cores, preto ou cinza, dependendo da cor do exterior.
Com relação à segurança, o pacote Honda Sensing está presente no ZR-V, entregando controle de cruzeiro adaptativo, sistema de frenagem para mitigação de colisão, sistema de permanência em faixa, sistema para mitigação de evasão de pista e farol alto automático
A plataforma de conectividade myHonda Connect está disponível de forma totalmente gratuita, bastando baixar o aplicativo. Existe a possibilidade de adquirir um pacote Plus, que no primeiro ano será gratuito para degustação dos clientes.
O Honda ZR-V traz o novo motor 2.0 16V DOHC i-VTEC a gasolina que entrega 161 cv a 6.500 rpm e torque de 19,1 kgf.m a 4.200 rpm, com duplo comando. O consumo informado é de 10,2 km/l na cidade e 12,1 km/l na estrada, mas andando na estrada, conseguimos sem esforço fazer 14,5 km/l.
Com relação à dirigibilidade, a palavra que a define é conforto, assim como se sente no Civic. Cabine silenciosa, graças aos vários revestimentos instalados em várias partes do carro, suspensão tipo MacPherson e traseira multilink
O ZR-V é oferecido em sete opções de cores sendo três delas novas, o Azul Aurora Perolizado, Cinza Titanium Perolizado e Vermelho Adrenalina. As demais são Branco Topázio Perolizado, Preto Cristal Perolizado, Prata Platinum Metálico e Cinza Barium Metálico.
A garantia é de 3 anos sem limite de quilometragem e ele estará disponível nas concessionárias a partir de amanhã, dia 31/10 por R$ 214.500,00.