Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
HondaIndustria Automobilistica

Honda estuda plano de investimentos com híbridos flex no Brasil

por Leonardo Felix 12/10/2023
por Leonardo Felix 12/10/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Honda Civic Híbrido

Honda Civic Híbrido é vendido no Brasil, mas importado da Tailândia (Foto: Divulgação/Honda)

Marca japonesa traça novo ciclo de investimentos no País até 2028 junto com a divisão asiática sediada na Tailândia. Motor e:HEV flex é uma das possibilidades

Em processo liderado pela Honda Asia Co, na Tailândia, a Honda do Brasil estuda um novo plano de investimentos no mercado brasileiro. Publiquei a informação na Mobiauto esta semana. As estratégias e produtos resultantes ainda estão sob análise, mas a ideia é que o ciclo dure até 2028 e inclua modelos híbridos flex.

A marca vem sofrendo críticas desde que promoveu uma mudança radical de sua linha de produtos no Brasil, nos últimos anos. Mas já está preparando um novo plano de investimentos para o País para os próximos cinco anos, até 2028, que pode incluir híbridos flex nacionais e a chegada dos primeiros elétricos importados da marca ao nosso mercado.

Recentemente, a marca japonesa tirou de cena produtos nacionais alguns produtos consagrados, como Fit e Civic – este último, mantido como um importado que vende pouco e quase ninguém vê nas ruas –, outros nem tanto, caso do WR-V, e apostou forte em uma nova família City e na mais recente geração do HR-V.

Mais do que isso, ignorou a recente onda dos motores 1.0 turbo para fazer uma aposta segura (e rentável) em uma evolução de seu antigo motor 1.5 aspirado flex, dotado agora de injeção direta de combustível. Ele possui um irmão turbinado que compartilha com ele quase todos os componentes, sendo usado pelas versões de topo do HR-V.

Parece loucura, mas vem dando parcialmente certo. Sim, os irmãos City sedan e City Hatch encontram dificuldades para embalar nas vendas, mas o HR-V vai muito bem, obrigado. Segue como um dos SUVs mais comercializados no Brasil e, em setembro de 2023, foi o modelo mais vendido do País no varejo (sem contar as vendas diretas).

Em meio a tudo isso, a Mobiauto pode afirmar que a fabricante japonesa vem traçando, pelo menos desde o segundo trimestre deste ano, um novo plano de investimentos para o mercado brasileiro, que incluirá a renovação dos três atuais produtos nacionais da marca e a possibilidade de novos, incluindo eletrificados.

O projeto ainda está em fase de definição. Segundo informações e documentos obtidos por nossa reportagem – e sem nenhuma surpresa –, a liderança estratégica é do time da Honda Asia na Tailândia. Ou seja, o time brasileiro não terá tanta autonomia assim nas decisões. Desde o insucesso do projeto do WR-V, aliás, o Brasil perdeu voz nas decisões da matriz voltadas ao nosso mercado.

Todavia, o plano deve ser elaborado até o ano de 2028 e deve propor a eletrificação dos três produtos nacionais da marca: City Hatch, City Sedan e HR-V. Na Ásia, os três modelos já possuem a configuração híbrida e:HEV. Ela é similar à dos sedans Civic e Accord vendidos no Brasil, porém ligada ao motor 1.5 aspirado que já temos por aqui no lugar do 2.0.

Por aqui, o motor de 1,5 litro da família BS6 já é flex e precisaria apenas ser adaptado para operar em ciclo Atkinson. Na Ásia, o sistema 1.5 e:HEV rende uma potência combinada de 131 cv, sendo 98 cv gerados pelo propulsor térmico e 109 cv pelo elétrico. O torque máximo é de de 25,8 kgfm, gerado pelo motor elétrico.

Além dos possíveis City e HR-V híbridos flex, o futuro plano de investimentos da Honda em estudo pode estipular a produção nacional de novos veículos, especialmente SUVs, construídos a partir da plataforma GSC (Global Small Car). Por fim, deve prever o lançamento de uma linha de modelos elétricos, ainda importados, para possível fabricação nacional em um próximo ciclo, a partir do final da década.

Citye:HEVeletrificaçãohíbridohibrido flexHondaHR-V
Leonardo Felix

Leonardo Felix é jornalista especializado na área automobilística há 10 anos. Com passagens por UOL Carros, Quatro Rodas e, agora, como editor-chefe da Mobiauto, adora analisar e apurar os movimentos das fabricantes instaladas no país para antecipar tendências e futuros lançamentos.

Anterior
Hyundai comemora hoje a marca de 2 milhões de carros produzidos no Brasil
Próximo
Honda Accord híbrido destaca as vantagens de um sedã grande

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência