O sábado no COTA (Circuito das Américas) foi todo de Max Verstappen! O tricampeão mundial conquistou, nessa tarde, a pole position para a Sprint Race e ainda somou ao seu currículo uma sexta vitória em corridas curtas.
Durante a Sprint Shootout, Verstappen liderou todas as três sessões. Viu seu companheiro de equipe, Pérez, sempre bastante distante. Cometeu um erro no SQ2 que o fez rodar, algo incomum para o piloto. Teve como única ameaça Leclerc, piloto que conquistou na sexta-feira a pole position para a “corrida principal”, o GP de domingo.
Ainda na classificação que aconteceu hoje pela tarde, pode-se notar que o ritmo das Aston Martin continua mais fraco do que aquilo que vimos no início da temporada. Enquanto isso, as equipes Ferrari, Mercedes e McLaren cresceram significativamente. Isso se comprovou mais uma vez hoje, com Leclerc se classificando em P2, Hamilton em P3 e Norris em P4 a apenas 1 décimo de Verstappen.
Por atrapalhar o piloto monegasco da Ferrari, Russell levou punição de 3 posições no grid de largada da corrida Sprint e saiu da 11ª colocação. A partir daí, teria que mostrar seu talento para poder somar pontos para a sua equipe e abrir vantagem em cima da Ferrari no Campeonato de Construtores.
Corrida Sprint
Todos os pilotos largaram de pneus médios, com exceção de Sainz que estava com um jogo de macios e partia em P6.
Já na largada aconteceu uma briga interessante entre Leclerc e Verstappen. Procurando defender sua posição, o holandês empurrou o piloto da Ferrari até o limite (ou um pouco mais, já que ele foi parar fora das linhas da pista) e quem levou a melhor nessa foi Hamilton, que aproveitou esse embate para ultrapassar por fora após a curva 1 e ganhar o P2.
O heptacampeão conseguiu se aproximar bastante de Verstappen e chegou a virar as 6 primeiras voltas com um tempo muito próximo, mas pouco tempo depois, mesmo com o holandês mantendo o mesmo ritmo, o gap foi aumentando ao que parecia Hamilton fazendo o gerenciamento de seus pneus.
Mas as disputas lá nas posições subsequentes é que prenderam um pouco a atenção do telespectador, já que o resto da corrida foi morno. Primeiro, a disputa entre Sainz e Norris pelo P4, onde o piloto da McLaren triunfou. A escolha dos pneus macios para o espanhol não pareceu a certa, porque apesar de ter sido uma corrida de apenas 19 voltas, na metade ele já vinha sofrendo com o desgaste e virando tempos cerca de 1 segundo mais lentos que seu companheiro de equipe, Leclerc. Logo perdeu também a posição para Pérez e caiu para P6.
LAP 10/19
Lando Norris's persistence pays off. He's up to P4 ?
Next up the road, Charles Leclerc…#F1Sprint #USGP pic.twitter.com/Sj9qIKw3QR
— Formula 1 (@F1) October 21, 2023
Sainz também teve que se proteger dos ataques de Russell, que chegou a ultrapassá-lo na volta 14 mas o espanhol rapidamente retomou sua 6ª colocação já na próxima curva.
Como Russell tinha uma punição de 5 segundos a pagar (por ultrapassar Piastri por fora da pista e ganhar vantagem) e o pit stop não é obrigatório na corrida Sprint, ele teve de se manter o mais próximo possível de Sainz e torcer para que Albon, que estava em P9, não se aproximar de Gasly, que era o P8 naquele momento. Dessa forma, Russell poderia ainda finalizar a corrida na 7ª colocação, receber a punição, cair para P8 e ainda somar 1 ponto para ele e a equipe. E assim foi!
E assim Verstappen garantiu mais uma vitória para a conta, recebendo a bandeirada com mais de 9 segundos de vantagem sobre o segundo colocado, Hamilton. Completaram esse top 8 – que são os carros que pontuam na Sprint – Leclerc, Norris, Pérez, Sainz, Gasly e Russell.
Nesse domingo, a largada para o Grande Prêmio dos Estados Unidos está programada para às 16h (BRT) com Leclerc na pole position, Norris ao seu lado, Hamilton em P3 e Verstappen em P6.
Confira o resultado completo da corrida Sprint do GP dos EUA:
#F1SPRINT CLASSIFICATION
Verstappen romps to a third Sprint win of the season
Norris wasn't far off catching Leclerc for third ?#F1 #USGP pic.twitter.com/ALs0pU5p7k
— Formula 1 (@F1) October 21, 2023