Divulgação/Toyota
A Toyota deu início aos testes de tecnologia para produzir carros híbridos plug-in no Brasil. Os primeiros trabalhos envolvem o uso de etanol em conjunto com a tecnologia híbrida plug-in. De acordo com a marca, os primeiros estudos foram satisfatórios.
Uma das ideias é está no uso de componentes brasileiros nos modelos híbridos. Esses testes estão alinhados com os planos de investimento em avaliação para o próximo ciclo, para o qual há a possibilidade da produção nacional de veículos PHEV-FFV (híbridos plug-in flex fuel).
Um RAV4 PHEV está sendo estudado no laboratório da Toyota. Sua base é um sistema “híbrido full”, similar ao utilizado no Corolla Sedan e Corolla Cross.
“Partindo do princípio de que o híbrido flex possui um dos mais altos potenciais de compensação e reabsorção na emissão de CO2 gerado desde o início do ciclo de uso do etanol extraído da cana-de-açúcar, passando pela disponibilidade nas bombas de abastecimento e sua queima no processo de combustão do carro, estamos animados com os testes em um híbrido plug-in”, afirma Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil. “E por isso, é de extrema importância que ressaltemos o contínuo adensamento da cadeia produtiva como parte integral do nosso compromisso”, complementa.
Globalmente, a Toyota acredita que a melhor tecnologia em eletrificação seja aquela que se encaixa na infraestrutura existente em seus diversos mercados de atuação, sem deixar de considerar a matriz energética do País como ponto crucial para essa mudança em busca da efetiva descarbonização. A companhia defende que a inclusão de outras tecnologias também contribui com o processo de eletrificação de seu portfólio no Brasil. E nesse contexto entra o etanol.
“Fomos os primeiros a defender os híbridos e híbridos flex como peças fundamentais, em nosso contexto atual, para começarmos a reduzir emissões de CO2 imediatamente, pois são soluções práticas, acessíveis e que não dependem de infraestruturas importantes. Além disso, ainda estamos contribuindo com a pesquisa do uso de hidrogênio a partir de etanol para carros de passageiros no Brasil”, completa Rafael Chang.
Recentemente, a Toyota celebrou dez anos de seu primeiro veículo híbrido no mercado brasileiro. O Prius foi lançado por aqui em 2013. Atualmente, a marca tem Corolla e Corolla Cross em versões com motor híbrido flex.