A Kia Brasil completou 30 anos de atividades ininterruptas de importação de veículos da montadora sul-coreana Kia Corp. A nomeação aconteceu em 30 de junho de 1992, porém, a primeira venda efetiva data de 1993. Os 30 anos são marcados pela entrega da unidade de número 450 mil de um Kia no Brasil. Como forma de comemorar, a Kia Brasil está estendendo a compensação de emissões de carbono até 160 mil km rodados a todos os novos compradores do Niro HEV, a partir desta unidade comemorativa até o final deste ano.
“De modo resumido, a trajetória de 30 anos da Kia Brasil pode ser traduzida pela definição da palavra resiliência”, enfatiza José Luiz Gandini, presidente da empresa.
No início de 1992, José Carlos Gandini – pai do atual presidente da importadora – foi procurado por um sul-coreano, residente no Brasil, que à época prospectava empresários brasileiros para a representação oficial da Kia Corp. Gandini foi à Coreia do Sul conhecer a Kia. Na sequência, uma comitiva de executivos da montadora veio o Brasil para conhecer o Grupo Gandini. Em maio daquele mesmo ano, em uma sexta-feira, José Carlos recebia a notícia de que o grupo havia sido nomeado importador oficial Kia, com a ressalva de que “o primeiro pedido deveria ser de no mínimo 1 mil veículos”, antes mesmo da estruturação da empresa e da nomeação da rede de concessionárias no país. O pedido de 1 mil unidades envolveu uma mescla entre os modelos Besta, Besta Furgão, pick-up Ceres e o caminhão leve K3500. Assim, a Kia Motors do Brasil foi fundada no dia 30 de junho de 1992.
Nesses trinta anos surgiram nomes de modelos como Best A (nome original do utilitário) que tornou-se Besta, além do SUV Sportage 4×4 Diesel. A marca ainda investiu em merchandising em novelas, lançou motor de 3 cilindros e chegou aos atuais modelos eletrificados Niro, Sportage e Stonic. Em volumes, do total de 450 mil unidades licenciadas, os cinco modelos mais vendidos são o Sportage (106 mil), Cerato (71 mil), caminhão Bongo K2500 (62 mil), Besta (58 mil) e Picanto (42 mil).
Em 2009, o grupo foi nomeado pela Kia Corp. distribuidor no país vizinho Uruguai e recebeu licença de fabricação do caminhão leve Bongo K2500, em Montevidéu, cujas operações começariam no ano seguinte. Em 2016, o Grupo Gandini iniciou a construção de centro tecnológico veicular no município de Salto (SP). Com investimento total de R$ 55 milhões, o Gandini Centro Tecnológico entrou em operação em setembro de 2019 para realizar testes de emissões de gases de escapamento (NBR 6601), consumo de combustível (NBR 7024), emissões evaporativas (NBR 11481), análise de aldeídos (NBR 12026), análise de álcool não queimado (NBR 15598), medição de opacidade (NBR 130370) e veículos rodoviários híbridos leves (NBR 16567), entre outros.
Em 2021, a Kia Corp. revelou seu novo logotipo corporativo e slogan de marca global – “Movement that inspires”. O foco passou a ser a popularização dos veículos elétricos. Dentro dessa nova filosofia de trabalho, a Kia Brasil recebeu o EV6, modelo-demo 100%, e iniciou a comercialização do Stonic, MHEV – Mild Hybrid Electric Vehicle ou híbrido leve. No ano passado, a Kia Brasil lançou – em julho – o seu modelo mais vendido, agora na versão também MHEV, o Sportage; e em outubro, o Niro, SUV Full HEV. Para o início de 2024, a Kia Brasil tem programado para o seu portfólio a chegada dos primeiros modelos 100% elétricos no país, com o lançamento do SUV de grande porte EV9 e do Niro EV, ambos já embarcados para homologação no Brasil.