Ao desembarcar no Brasil, em junho de 2023, a Ford Ranger tinha somente versões topo de linha na gama de ofertas. Agora a marca tratou de cuidar das variantes mais “humildes” e anunciou as versões XL e XLS. A primeira estreia o novo motor 2.0 Turbodiesel de 170 cv, transmissão manual e tração 4×4. As versões intermediárias XLS oferecem o 2.0 com transmissão automática de seis velocidades e tração 4×2 ou 4×4.
Pela primeira vez, a Ranger traz também uma versão XLS com o motor 3.0 V6 de 250 cv, com transmissão automática de 10 velocidades e tração 4WD. Os preços partem de R$ 234.990.
Essa mudança de conceito é explicada pelo fato de, em junho, a Nova Ranger ter chegado somente nas versões topo XLT e Limited. O motor 2.0 Turbodiesel tem, além dos 170 cv de potência (a 3,5 mil giros), um torque de 41,3 kgfm (entre 1,75 mil e 2,5 mil giros). Na Ranger XL (voltada para o trabalho e frotistas), esse propulsor vem acompanhado de transmissão manual e tração 4×4. Tem quatro cilindros, pistões de alumínio, turbo de geometria variável e tecnologia de redução de atrito. Faz 10 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada.
A Nova Ranger XLS conta com três versões: 4×2, 4×4 e 4WD. Tem uma nova transmissão automática de seis velocidades e quatro modos de condução (Normal, Eco, Rebocar/Transportar e Escorregadio).
A Nova Ranger XLS 4WD é equipada com o 3.0 V6, que entrega 250 cv (3,25 mil giros) e torque de 61,18 kgfm (1.75 mil a 2,5 mil giros). Faz 8,9 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada. A transmissão é a automática de 10 velocidades, com conversor de torque. Recebe câmbio eletrônico E-Shifter, sistema start-stop, freio a disco nas quatro rodas e freio de estacionamento eletrônico.
A Ranger de nova geração tem 3.270 mm de entre-eixos. Na caçamba cabem 1.250 litros e ela é equipada com régua, seis pontos de amarração de carga, tomada 12 V, trava com chave e tampa com assistência de abertura e fechamento. Tem novo conjunto de suspensão dianteira, além de ter um curso 15 mm maior que a geração anterior.
Para o off road, são 800 mm de capacidade de imersão, ângulo de ataque de 30°, ângulo de saída de 26° e ângulo de transposição de rampa de 22°.
Toda a linha é equipada com a central multimídia SYNC 4, com tela touch HD de 10”, compatível com Android Auto e Apple CarPlay.
A versão XL custa R$ 239.990 e traz para-choques na cor preta e rodas de aço de 16”, com pneus 255/70 R16.
A opção seguinte da Nova Ranger, a XLS 4×2 (R$ 234.990), que tem rodas de liga leve de 17” com pneus 255/70 R17, câmera de ré e sensor de estacionamento traseiro. A Nova Ranger XLS 4×4 tem o preço de R$ 259.990. Já a Nova Ranger XLS 4WD custa R$ 279.990.