Dentre os muitos argumentos apresentados pelas marcas no fomento aos veículos elétricos, dois dos mais comuns são a economia de combustível e a não poluição da atmosfera. Dentro deste contexto entram, obviamente, os veículos que mais circulam diariamente, caso dos utilitários, setor no qual os furgões estão mais que inseridos É desta maneira que os furgões elétricos receberam maior atenção das marcas nos últimos tempos.
A Peugeot lançou, em 2021, o e-Expert, simplesmente a variante elétrica do Expert, furgão que só difere do Citroën Jumpy no nome, pois toda a configuração é igual. O motor elétrico entrega 136 cv de potência e 260 Nm de torque. Vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos e atinge velocidade máxima de 130 km/h. Tem câmbio automático, trabalha com rodas de aço aro 16 e a autonomia (um dos elementos-chave de um veículo elétrico) é de 330 km em circuito urbano e 237 km em rodovias.
Outra questão fundamental para um furgão está em sua capacidade de carga. O e-Expert oferece 6,1 mil litros, suficientes para transportar até 1 tonelada. São dois acessos ao compartimento: há uma porta lateral deslizante e outra bipartida na traseira.
“Não é somente urbano, mas um veículo pensado para ser versátil em grandes centros comerciai. A demanda de last mile vem crescendo pós pandemia e este veículo é um produto que atende muito bem esse nicho de mercado”, diz o gerente de veículos elétricos e comercias da Peugeot, Lucas Lins.
Aceleramos o e-Expert na pista do Motor Park, em Tuiuti (SP). Evidentemente uma área fechada permite a melhor observação do veículo, mas o e-Expert poderia ser colocado tranquilamente no trânsito urbano, mesmo porque é fácil adaptar-se às dimensões do furgão (que pode ser conduzido por portadores de CNH categoria B). Com 5,30 m de comprimento e 2,20 m de largura (considerando os retrovisores), o e-Extert, o furgão não dá ao condutor a sensação de “dirigir um ônibus”. O motor elétrico responde bem às acelerações e a suspensão faz um bom trabalho. Por ter uma área de carga toda fechada, o e-Expert dispensa o retrovisor interno (que se acostumou aos carros de passeio o procura a todo instante), mas não se preocupe: o furgão tem câmera de ré e sensor de distância para as manobras.
”Esperamos ser protagonistas no mercado de utilitários elétricos. Somos uma das primeiras marcas a comercializar este tipo de produto no Brasil e desde o lançamento, atendemos grandes clientes e locadoras que vêm fazendo a transição da sua frota combustão para elétrica”, projeta Lucas Lins.
De acordo com a Tabela Fipe são pedidos R$ 329,4 mil por um e-Expert. A julgar pelos mais de 300 km de autonia, podemos falar de um bom investimento para quem trabalha com transportes.