Na manhã desse sábado, aconteceu no Red Bull Ring a Sprint Shootout, nome pelo qual é conhecida a classificação para a corrida Sprint, que tem sua largada programada para 11h30 de hoje.
Assim como na classificação de ontem (que vale para o grid de largada de domingo), Verstappen foi o mais rápido na pista e cravou sua segunda pole do fim de semana.
O clima na Áustria amanheceu chuvoso e, portanto, as condições da pista estavam bem diferentes de sexta-feira. Apesar disso, não choveu durante a classificação, mas o fato da pista ainda estar úmida fez com que a sessão fosse declarada molhada e os pilotos pudessem escolher entre usar pneus médios ou macios. Vale lembrar que, por regra, a Sprint Shootout prevê o uso de jogos novos de médios no SQ1 e SQ2 e um jogo novo de macios no SQ3.
Sprint Shootout – SQ1
Com a sessão liberada, nos minutos iniciais do SQ1 os pilotos foram para a pista tanto com pneus slick quanto com pneus de chuva para explorar as condições e entender o jogo ideal a ser usado. Logo, assumiu-se que a pista estava seca o suficiente para o uso dos compostos médios e macios.
As voltas deletadas por ultrapassagem dos limites de pista voltaram a aparecer hoje. O maior prejudicado foi Hamilton, que em seu último tempo marcado, assumiu o topo da tabela, mas não conseguiu evitar sair das linhas brancas na curva 9 e teve sua volta descartada.
Os carros da Ferrari brincaram com a sorte. Sainz, que reportou problema nos freios no início da sessão, abriu sua primeira e única volta rápida com o cronômetro quase zerado. Ainda assim, sem erros, conseguiu cravar o melhor tempo do SQ1. Já Leclerc ficou a apenas 1 milésimo de segundo de ser eliminado, mas pôde respirar aliviado.
Os eliminados do SQ1 foram: Zhou (+0.001s do P15), Piastri (+0.045s), Hamilton (+0.221s), Bottas (+0.230s) e Sargeant (+0.365s).
Sprint Shootout – SQ2
Os pneus macios foram os escolhidos para equipar todos os carros no SQ2. Verstappen logo fez o melhor tempo de 1:05.624, que só foi superado próximo do final da sessão por Ocon (1:05.604) e logo depois por Sainz (1:05.434). Mas, como o holandês nunca deixa barato, conseguiu melhorar para 1:05.371 e assumir novamente a ponta.
Pelos tempos curtos previstos para a Sprint Shootout (são apenas 10 minutos no SQ2 contra os 15 minutos da classificação tradicional), o fim da segunda sessão foi bastante conturbado com um alto tráfego e carros lentos na pista se preparando para abrir uma última volta rápida. Confusão também nos pits, onde Hulkenberg certamente levou um susto ao passar inesperadamente por cima do pneu que um de seus mecânicos segurava.
ahhhhhh ?
Hulkenberg runs over a tyre and catches some air whilst exiting his pit box, the stewards have confirmed it will be investigated ?
— WTF1 (@wtf1official) July 1, 2023
Uma classificação a ser esquecida pela Mercedes, após Russell reportar problemas hidráulicos no carro, que o impediram de ter qualquer chance de buscar uma oportunidade no SQ3.
Os eliminados do SQ2 foram: Albon (+0.061s do P10), Gasly (+0.269s), Tsunoda (+0.278s), De Vries (+0.502s) e Russell (nenhum tempo marcado).
Sprint Shootout – SQ3
Com algumas gotas de chuva reportadas na curva 1, as Red Bulls não perderam tempo e abriram a pista para o início da última sessão. Foram 8 minutos para definir o grid de largada para a corrida Sprint.
Tendo os carros mais rápido do grid atualmente, Verstappen e Pérez logo assumiram o topo da tabela. O único que ousou se intrometer no meio dos tempos da equipe austríaca foi Norris, que vem tendo um ótimo fim de semana com a McLaren. Mas Pérez, que ontem não conseguiu ter uma única volta dentro dos limites de pista no Q2, teve que reagir. Apesar de quase meio segundo atrás do seu companheiro de equipe, ele melhorou seu tempo e ao final, assegurou um P2 e fechou a primeira fileira da Red Bull.
Excepcional resultado de Hulkenberg, que com pneus médios (contra os compostos macios usados por todos os outros carros, exceto Stroll) conseguiu se colocar em P4, à frente das duas Ferraris.
Confira o resultado completo da Sprint Shootout:
Às 09h31 (BRT), a FIA divulgou a decisão quanto à investigação que estava submetida contra Leclerc, alegando que o mesmo atrapalhou Piastri durante a Sprint Shootout. O monegasco foi punido com 3 posições no grid de largada da corrida Sprint. Essa penalização não afeta o piloto durante o Grande Prêmio de domingo.