Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Polo arrebenta nas vendas! Será que a Volkswagen achou um novo fenômeno?

por Sergio Quintanilha 27/07/2023
por Sergio Quintanilha 27/07/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
VW Polo Track

VW Polo Track (Foto: Divulgação/VW)

E o Volkswagen Polo, hein? Quem diria! De carro desprezado pela própria Volks e estigmatizado pelos consumidores, acabou se tornando o novo líder de vendas em julho!

Líder, não. Líder disparado! Muitos, muitos e muitos carros à frente dos últimos campeões nacionais, Chevrolet Onix e Fiat Strada, e também está dando um banho no Hyundai HB20. Será que a Volks finalmente achou um novo fenômeno de vendas?

Pode ser. Afinal, o fabricante alemão recuou do layoff na fábrica de Taubaté, SP, com o argumento de que o Polo está tendo muita procura no mercado. Até o dia 25 já eram mais de 12,5 mil emplacamentos, enquanto os rivais patinavam na casa dos 10 mil (HB20) ou dos 8 mil (Onix e Strada).

Como se sabe, houve um momento em que nem a Volkswagen acreditava no Polo. Preferiu deixar o carro em “banho-maria” enquanto apostava suas fichas em três SUVs: T-Cross, Nivus e Taos. Dos três, só o T-Cross bombou no mercado.

Depois, para causar um certo burburinho, a Volkswagen fez uma propaganda que associava o Polo ao público LGBTQIA+. Como o Brasil é um país com muita gente preconceituosa, o carro ficou estigmatizado.

Mas a verdade é que o Polo deu a volta por cima desde a parte final do ano passado. A Volkswagen só fez coisas certas com o carro. Primeiro, apresentando o Novo Polo, com boas mudanças, inclusive a troca do motor 200TSI pelo 170TSI.

É verdade que houve perda de potência e torque, mas isso foi acompanhado de uma boa redução de preço na versão topo de linha. Melhor ainda: o Novo Polo ficou muito mais econômico do que o anterior.

A segunda grande tacada da Volks foi lançar o Polo Track. Apesar de muitos insistirem que a marca alemã terá um Gol SUV, alguns executivos já deixaram claro que o verdadeiro substituto do Gol é o Polo Track. E o carro ficou bom! Faltam equipamentos, claro, mas a ideia foi ter um carro de entrada mesmo.

VW Polo GTS

VW Polo GTS (Foto: Divulgação/VW)

Além disso, o Novo Polo também tem a versão GTS, com motor TSI 250. Ou seja: é a família de carros mais completa em seu segmento. Tem Polo para todos os gostos!

Além disso, da mesma forma que fazia com o Gol G4 e o Gol G5 quando o carro era imbatível no mercado, a Volkswagen passou a computar as vendas do Polo Track e do Novo Polo como um único produto.

Normal, pois outras marcas já fizeram isso. Um dos casos recentes foi o da GM, com o Onix Joy e o Novo Onix Hatch na linha Chevrolet.

Recentemente, com os incentivos do governo, o Volkswagen Polo passou a bombar nas vendas. Foi vice-líder em junho e está fechando julho disparado na liderança.

Resta saber se o esse bom momento no mercado é apenas passageiro ou se a Volkswagen finalmente achou um fenômeno de vendas com potencial para assustar a concorrência, como fez o Gol durante 27 anos seguidos, de 1987 a 2013.

Em breve saberemos! Deixe sua opinião sobre este momento do Volkswagen Polo: novo fenômeno de vendas ou cavalo paraguaio?

poloPolo GTSpolo trackVolkswagenVW
Sergio Quintanilha

Sergio Quintanilha é editor do Guia do Carro. Jornalista especializado em carros e automobilismo desde 1989, criou as revistas Carro e Racing e publicou os livros "O Gordini Mal-assombrado" (2004) e "Revolução no Jornalismo Automotivo"(2018). É Doutor em Ciências da Comunicação pela USP com a tese "O Automóvel Como Signo: Fetichismo da Mercadoria e Desejo no Jornalismo Automotivo" (2023).

Anterior
Etanol e híbrido flex precisam superar complexo de vira-latas
Próximo
Seres 3: SUV elétrico estreia no Brasil a partir de R$ 220 mil

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência