A Mitsubishi apresentou no dia 26, em Bangkok, Tailândia, a sexta geração da picape L200 Triton, a concorrente da Ford Ranger, da Volkswagen Amarok e da Toyota Hilux com um visual bem robusto e diferente do anterior. Ela será lançada nos mercados da Ásia e Oceania e está programada para ser lançada no Japão no início de 2024.
Motorização
A L200 Triton será oferecida em três tipos de carroceria, cabine simples, dupla e uma com espaço para carga atrás dos bancos dianteiros. Todas virão equipadas com motor 2.4 litros diesel de quatro cilindros, com potências que vão dos 150 aos 204 cv, de acordo com a escolha do modelo (com potência máxima de 470 Nm na versão de topo). A esse motor está acoplada uma transmissão de seis velocidades que pode ser manual ou automática.
Controle de tração
O sistema 4WD permite que o motorista mude facilmente para o modo 4WD durante a condução usando um botão seletor.A Triton continua a usar os sistemas Super Select 4WD-II e Easy Select 4WD da Mitsubishi Motors, e o Super Select 4WD-II, que é equipado com um diferencial de deslizamento limitado (LSD) com detecção de torque central que distribui a força motriz em uma proporção de 40 % para a frente e 60% para trás, garantindo assim desempenho de tração e desempenho nas curvas.
Os modelos equipados com o sistema Super Select 4WD-II podem selecionar entre as quatro opções de 2H (tração traseira), 4H (tração integral em tempo integral), 4HLc (diferencial central travado) e 4LLc (diferencial central travado com menor marchas) e possui sete modos de direção, incluindo modos on-road, um aumento em relação aos quatro modos off-road do modelo anterior.
Junto com o modo Normal que está disponível em todos os modos 4WD, o 2H oferece o modo Eco para priorizar a economia, o 4H oferece os modos Gravel e Snow, o 4HLc oferece os modos Mud e Sand para desempenho de tração, enquanto o 4LLc fornece o modo Rock, permitindo que os motoristas selecionem o melhor modo de condução para qualquer condição de estrada. Os modos 4WD disponíveis para seleção em veículos equipados com Easy Select 4WD são 2H (tração traseira), 4H (diferencial central travado) e 4L (para condução em marcha lenta).
A suspensão é nova, recém-desenvolvida, composta por um triângulo duplo para a suspensão dianteira que prioriza a confiabilidade e a durabilidade. O braço de montagem da suspensão superior foi movido para cima para aumentar o curso em 20 mm, proporcionando melhor aderência à estrada e conforto de condução. A suspensão traseira proporciona maior conforto de condução, mantendo sua força e usa um sistema de molas mais leve junto com amortecedores mais grossos.
Design
A frente mudou radicalmente, tornando-se mais robusta com grade dianteira e pára-lamas tridimensionais e um protetor que enfatiza esta forma. As luzes diurnas com três luzes são em LED em forma de L e lembram o olhar de um falcão.
As laterais da carroceria com tema horizontal são compostas por superfícies grandes e sólidas que enfatizam as portas, enquanto contrastam com os painéis dos para-lamas salientes para apertá-los e fazê-los parecer mais largos, enfatizando a estabilidade e resistência.
Os bancos dianteiros oferecem apoio firme para a parte inferior das costas, enquanto as áreas dos ombros proporcionam facilidade de movimento com formato aberto, o que ajuda a reduzir a fadiga do motorista. O ponto do quadril também foi movido 20 mm para cima em relação ao modelo anterior e uma postura ereta foi adotada para melhorar a visibilidade de dentro do veículo. Além disso, a entrada e a saída foram facilitadas ao projetar o pilar A para ser mais vertical para alargar as aberturas das portas e alargar os degraus laterais, evitando assim o escorregamento.
As luzes traseiras são em forma de T em ambos os lados e enfatizam a largura, enquanto também exibem o design traseiro robusto.
Interior
O painel de instrumentos é projetado com o conceito de eixo horizontal, que usa formas horizontais e fortes para permitir que os motoristas vejam facilmente as mudanças na postura do veículo durante a condução. O interior utiliza muitas formas geométricas e elementos metálicos para criar um espaço moderno.
Caçamba
A altura da caçamba foi reduzida para 820 mm, 45 mm a menos que o modelo anterior, e a superfície superior do canto do para-choque foi ampliada e reforçada com uma moldura para ser usada como espaço para os pés.
No quesito segurança, a nova L200 Triton agora vem equipada com Adaptive Cruise Control (ACC) que rastreia a aceleração, desaceleração e parada do veículo à frente e cruzeiros, mantendo uma distância predefinida entre os veículos. Recursos avançados de segurança foram aprimorados junto com a retenção do sistema de Mitigação de Colisão Dianteira (FCM), Alerta de Ponto Cego (BSW) com Assistente de Mudança de Faixa (LCA) e Alerta de Tráfego Cruzado Traseiro (RCTA), entre outros.