Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Fórmula 1

GP da Áustria: Verstappen triunfa em corrida protagonizada pelos ‘track limits’

por Gabriella Carsughi 02/07/2023
por Gabriella Carsughi 02/07/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
F1 Grand Prix of Austria

Verstappen é o grande vencedor do GP da Áustria (Foto: Getty Images/RBCP)

Para fechar mais uma etapa com chave de ouro, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Áustria. Após cravar as duas pole positions do fim de semana (classificação de sexta-feira e Sprint Shootout) e vencer a corrida Sprint no sábado, o holandês levou seus torcedores ao delírio no Red Bull Ring ao subir ao lugar mais alto do pódio pela 42ª vez na sua carreira na F1, consagrando-se o 5º maior vencedor de corridas na categoria.

Foi uma largada tranquila para o atual campeão mundial. Em 9 voltas, já havia aberto 2.5 segundos de vantagem sobre Leclerc, que saiu em P2 e conseguiu manter sua colocação. Mas o monegasco logo teve que lidar com a aproximação de seu companheiro de equipe, Sainz que, porém, foi ordenado a não ultrapassá-lo.

A partir da volta 13, quem voltou a ganhar protagonismo foram os temidos limites de pista das curvas 9 e 10. O primeiro a levar uma advertência foi Hamilton, que exclamou no rádio: “não consigo manter o carro na pista, o carro não faz curva!”. Daí por diante, as penalizações de 5 segundos começaram e se estenderam até o fim da corrida: Hamilton, Tsunoda (que foi penalizado duas vezes, uma em 5s e outra em 10s), Sainz, Albon, Gasly, Sargeant e Magnussen.

Mas a história com Hamilton se estendeu, já que o piloto chegou a dedurar Pérez diversas vezes por ultrapassar os track limits e questionar no rádio se outros pilotos também estavam sendo punidos por isso como ele foi. Ele recebeu duas respostas atravessadas de Toto Wolff: “Lewis, todos eles à sua frente vão receber penalidades. Todos eles, então continue” e mais tarde, “Lewis, o carro é ruim, nós sabemos. Por favor, pilote”.

Toto Wolff: "Lewis, sabemos que o carro é ruim. Por favor, pilote"

RAPAZ pic.twitter.com/kaIHg7Q7Yn

— Esporte Na Band (@esportenaband) July 2, 2023

A janela de pit stop para o top 10 se iniciou já na volta 15, após Hulkenberg abandonar a corrida e causar um Safety Car virtual. Hamilton e Norris, que vinham próximos e disputando a 4ª colocação, trocam de pneus médios para duros. Na próxima volta, Leclerc e Sainz, que eram P2 e P3, também fizeram sua troca, mas seguiram com o composto médio. Só as Red Bulls não haviam ido para sua primeira parada.

Na volta 25, a corrida ganha um novo líder com a parada de Verstappen, que trocou de pneus médios para duros: Leclerc. O holandês voltou em P3 e ficou com as duas Ferraris à sua frente, porém em 1 volta já havia ultrapassado Sainz. Já Pérez, que seguiu a mesma estratégia de Verstappen, voltou para a pista em P11.

A vantagem de mais de 6s de Leclerc foi derrubada em apenas 9 voltas, quando Verstappen retomou a liderança e seguiu assim até o final.

Sainz e Perez - GP da Austria de F1 2023

Sainz e Pérez travaram uma boa batalha pela 3ª colocação (Foto: James Moy)

Pérez foi reescalando o grid, fazendo uma corrida de recuperação após largar da 15ª colocação, até chegar em Sainz na volta 57 e começar a travar uma bela disputa valendo o terceiro lugar do pódio. O piloto da Ferrari não deixou fácil para o mexicano. Foram diversas tentativas onde Sainz se defendeu bravamente, deixando inclusive Pérez ultrapassá-lo na volta 59 pouco antes da linha de detecção do DRS, numa jogada inteligentíssima para ele poder abrir sua asa móvel e atacá-lo de volta logo em seguida. E foi o que aconteceu, com Sainz recuperando sua posição já na próxima curva.

Mas isso não durou muito tempo, já que duas voltas depois, Pérez deu o bote final e conseguiu assegurar seu lugar no pódio.

Na penúltima volta, Verstappen liderava com quase 24 segundos de vantagem de Leclerc, mas a volta mais rápida era de Pérez. O holandês vai para o box em uma manobra arriscada: colocar pneus macios e arrancar esse ponto extra do companheiro de equipe. E deu certo, recebendo a bandeirada com ainda 5.1 segundos de vantagem do 2º colocado, Leclerc, e consolidando mais uma vitória na sua carreira.

Pódio - GP da Áustria de F1

Pódio do GP da Áustria com Verstappen em 1º, Leclerc em 2º e Pérez em 3º. (Foto: Getty Images/RBCP)

Um destaque especial para Norris, da McLaren, que fez um fim de semana impecável e chegou na 5ª colocação, sendo ainda eleito piloto do dia pelos fãs. A equipe não teve um bom início de temporada, mas trouxe um pacote de atualizações para esse GP que surtiram efeito. Além disso, o piloto britânico tem um histórico forte nessa pista: foi P6 em 2019, sua temporada de estreia, conseguiu lá seu primeiro pódio na categoria em 2020 e também em 2021.

Norris - F1 Grand Prix of Austria

Norris fecha o fim de semana em P5. (Foto: Reprodução/Twitter @McLarenF1)

Confira o resultado completo do Grande Prêmio da Áustria:

1- Max Verstappen (1:07.012)
2- Charles Leclerc (+5.155s)
3- Sergio Perez (+17.188s)
4- Carlos Sainz (+21.377s)
5- Lando Norris (+26.327s)
6- Fernando Alonso (+30.317s)
7- Lewis Hamilton (+39.196s)
8- George Russell (+48.403s)
9- Pierre Gasly (+57.667s)
10- Lance Stroll (+59.043s)
11- Alexander Albon (+69.767s)
12- Esteban Ocon (+1 volta)
13- Logan Sargeant (+1 volta)
14- Zhou Guanyu (+1 volta)
15- Nyck De Vries (+1 volta)
16- Valtteri Bottas (+1 volta)
17- Oscar Piastri (+1 volta)
18- Yuki Tsunoda (+1 volta)
19- Kevin Magnussen (+1 volta)
NC- Nico Hulkenberg (DNF)

A Fórmula 1 volta às pistas já no próximo fim de semana, de 7 a 9 de julho, para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone.

Atualização 02/07/23 – 17h37: Oito pilotos são punidos pós-corrida; confira novo resultado final do GP da Áustria

austriaF1FerrariFórmula 1gp da austriaHamiltonLeclercMcLarenMercedesNorrisPerezRed Bullred bull ringSainzVerstappen
Gabriella Carsughi

Gabriella é publicitária formada pela Faculdade Cásper Líbero e trabalha como especialista de Marketing Digital no Portal Carsughi. Apaixonada por comunicação e Fórmula 1, encontrou aqui o espaço ideal para poder escrever e compartilhar opiniões sobre o esporte.

Anterior
F1: Após largada agitada e confusão com Pérez, Verstappen vence corrida Sprint na Áustria
Próximo
VW ainda não desistiu de ter uma picape contra Toro e Montana

Você também pode gostar...

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?

F1: O desastre Ferrari no GP da China

F1 promove lançamento coletivo das pinturas dos carros de 2025; veja fotos

Relíquias da Fórmula 1: o Mercedes de Fangio e cinco carros icônicos em leilões históricos

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

O que Ayrton Senna significa para mim

GP do Japão: podemos esperar uma madrugada promissora?