Para fechar mais uma etapa com chave de ouro, Max Verstappen venceu o Grande Prêmio da Áustria. Após cravar as duas pole positions do fim de semana (classificação de sexta-feira e Sprint Shootout) e vencer a corrida Sprint no sábado, o holandês levou seus torcedores ao delírio no Red Bull Ring ao subir ao lugar mais alto do pódio pela 42ª vez na sua carreira na F1, consagrando-se o 5º maior vencedor de corridas na categoria.
Foi uma largada tranquila para o atual campeão mundial. Em 9 voltas, já havia aberto 2.5 segundos de vantagem sobre Leclerc, que saiu em P2 e conseguiu manter sua colocação. Mas o monegasco logo teve que lidar com a aproximação de seu companheiro de equipe, Sainz que, porém, foi ordenado a não ultrapassá-lo.
A partir da volta 13, quem voltou a ganhar protagonismo foram os temidos limites de pista das curvas 9 e 10. O primeiro a levar uma advertência foi Hamilton, que exclamou no rádio: “não consigo manter o carro na pista, o carro não faz curva!”. Daí por diante, as penalizações de 5 segundos começaram e se estenderam até o fim da corrida: Hamilton, Tsunoda (que foi penalizado duas vezes, uma em 5s e outra em 10s), Sainz, Albon, Gasly, Sargeant e Magnussen.
Mas a história com Hamilton se estendeu, já que o piloto chegou a dedurar Pérez diversas vezes por ultrapassar os track limits e questionar no rádio se outros pilotos também estavam sendo punidos por isso como ele foi. Ele recebeu duas respostas atravessadas de Toto Wolff: “Lewis, todos eles à sua frente vão receber penalidades. Todos eles, então continue” e mais tarde, “Lewis, o carro é ruim, nós sabemos. Por favor, pilote”.
Toto Wolff: "Lewis, sabemos que o carro é ruim. Por favor, pilote"
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— Esporte Na Band (@esportenaband) July 2, 2023
A janela de pit stop para o top 10 se iniciou já na volta 15, após Hulkenberg abandonar a corrida e causar um Safety Car virtual. Hamilton e Norris, que vinham próximos e disputando a 4ª colocação, trocam de pneus médios para duros. Na próxima volta, Leclerc e Sainz, que eram P2 e P3, também fizeram sua troca, mas seguiram com o composto médio. Só as Red Bulls não haviam ido para sua primeira parada.
Na volta 25, a corrida ganha um novo líder com a parada de Verstappen, que trocou de pneus médios para duros: Leclerc. O holandês voltou em P3 e ficou com as duas Ferraris à sua frente, porém em 1 volta já havia ultrapassado Sainz. Já Pérez, que seguiu a mesma estratégia de Verstappen, voltou para a pista em P11.
A vantagem de mais de 6s de Leclerc foi derrubada em apenas 9 voltas, quando Verstappen retomou a liderança e seguiu assim até o final.
Pérez foi reescalando o grid, fazendo uma corrida de recuperação após largar da 15ª colocação, até chegar em Sainz na volta 57 e começar a travar uma bela disputa valendo o terceiro lugar do pódio. O piloto da Ferrari não deixou fácil para o mexicano. Foram diversas tentativas onde Sainz se defendeu bravamente, deixando inclusive Pérez ultrapassá-lo na volta 59 pouco antes da linha de detecção do DRS, numa jogada inteligentíssima para ele poder abrir sua asa móvel e atacá-lo de volta logo em seguida. E foi o que aconteceu, com Sainz recuperando sua posição já na próxima curva.
Mas isso não durou muito tempo, já que duas voltas depois, Pérez deu o bote final e conseguiu assegurar seu lugar no pódio.
Na penúltima volta, Verstappen liderava com quase 24 segundos de vantagem de Leclerc, mas a volta mais rápida era de Pérez. O holandês vai para o box em uma manobra arriscada: colocar pneus macios e arrancar esse ponto extra do companheiro de equipe. E deu certo, recebendo a bandeirada com ainda 5.1 segundos de vantagem do 2º colocado, Leclerc, e consolidando mais uma vitória na sua carreira.
Um destaque especial para Norris, da McLaren, que fez um fim de semana impecável e chegou na 5ª colocação, sendo ainda eleito piloto do dia pelos fãs. A equipe não teve um bom início de temporada, mas trouxe um pacote de atualizações para esse GP que surtiram efeito. Além disso, o piloto britânico tem um histórico forte nessa pista: foi P6 em 2019, sua temporada de estreia, conseguiu lá seu primeiro pódio na categoria em 2020 e também em 2021.
Confira o resultado completo do Grande Prêmio da Áustria:
1- Max Verstappen (1:07.012)
2- Charles Leclerc (+5.155s)
3- Sergio Perez (+17.188s)
4- Carlos Sainz (+21.377s)
5- Lando Norris (+26.327s)
6- Fernando Alonso (+30.317s)
7- Lewis Hamilton (+39.196s)
8- George Russell (+48.403s)
9- Pierre Gasly (+57.667s)
10- Lance Stroll (+59.043s)
11- Alexander Albon (+69.767s)
12- Esteban Ocon (+1 volta)
13- Logan Sargeant (+1 volta)
14- Zhou Guanyu (+1 volta)
15- Nyck De Vries (+1 volta)
16- Valtteri Bottas (+1 volta)
17- Oscar Piastri (+1 volta)
18- Yuki Tsunoda (+1 volta)
19- Kevin Magnussen (+1 volta)
NC- Nico Hulkenberg (DNF)
A Fórmula 1 volta às pistas já no próximo fim de semana, de 7 a 9 de julho, para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, em Silverstone.
Atualização 02/07/23 – 17h37: Oito pilotos são punidos pós-corrida; confira novo resultado final do GP da Áustria