A Volkswagen tem uma história muito interessante. Como sabemos ela começou na Alemanha da década de 30 produzindo aquele que seria um dos carros mais icônicos do planeta: o Fusca. Naquela época Ferdinand Porsche criou a ideia de um motor boxer com refrigeração a óleo e manutenção muito simples.
Após o final da Segunda Guerra Mundial a marca retomou a produção do besouro e na década seguinte percebeu que o seu público consumidor buscava algo diferente. Na metade dos anos 50 nasceu o Karmann-Ghia, o modelo com linhas clássicas e esportivas utilizando a mesma mecânica confiável.
Na década seguinte a Volkswagen ampliou a sua gama de modelos com versões diferentes. No Brasil a grande mudança ocorreu nos anos 70 quando a matriz deu liberdade para que a suas filiais criassem modelos diferentes de acordo com o público consumidor. O Brasil foi um deles e a genialidade e capacidade de nossos projetistas marcou a história.
Nesse sentido nasceu o Brasília, em 1973. O projeto da equipe de Márcio Piancastelli conseguiu sanar os problemas clássicos do Fusca e aprimorar a ideia desse projeto tão versátil. Nascia ali um modelo que agradou em cheio o consumidor trazendo resistência e o estilo muito marcante para as famílias brasileiras.
O modelo comemorou 50 anos este ano com muita festa por parte da montadora. Algumas de suas versões chamaram atenção e traziam mais acessórios e mais equipamentos. É o caso desse exemplar LS de 1980, que pertence a Leandro Coelho, mecânico e que também possui um canal popular no YouTube.
O exemplar está extremamente bem conservado com todas as características originais da época. Os destaques vão para o lavador elétrico do vidro, frisos laterais e o interior monocromático. Os bancos com encosto de cabeça também fazem parte desse pacote juntamente com o motor de 1.584 cm³ cilindrada.
Dirigir o Brasília é uma grande satisfação. Realmente o acerto do projeto em relação os ao Fusca é notável. Vale destacar a sua estabilidade, o conforto dos assentos e a mesma simplicidade mecânica que acompanhou toda essa história fantástica desses 70 anos da Volkswagen no Brasil.