Mais uma pole position na conta de Max Verstappen, dessa vez para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha, a ser disputado nesse domingo no circuito Silverstone!
Foram sessões agitadas tanto para os que assistem de casa quanto para os torcedores presentes no local, com bastante disputa pelas primeiras colocações em toda a classificação.
As expectativas hoje estavam em cima de Alex Albon. O piloto da Williams vem mostrando um ótimo trabalho ao longo do ano e especialmente nos treinos livres desse fim de semana, onde se manteve no top 3 em todas as sessões.
Q1
A sessão se iniciou em um clima de bastante incerteza quanto às condições da pista, visto que havia chovido antes e ela estava úmida. Alguns pilotos decidiram arriscar e já colocar pneus slick, enquanto outros foram mais conservadores e escolheram os intermediários. Porém, após uma primeira volta, notou-se que o composto macio era o ideal naquele momento.
Em sua primeira volta rápida, Hamilton perdeu o controle do carro na curva 15 e rodou até chegar na brita. Ele não deixou o carro atolar e logo conseguiu voltar pra pista.
A slippery start to qualifying for Lewis Hamilton ?#BritishGP #F1 pic.twitter.com/YGrJhGISvT
— Formula 1 (@F1) July 8, 2023
Enquanto isso, a chuva ameaçava voltar a cair sobre o circuito. Alguns pilotos começaram a “espalhar” mais na mesma curva onde Hamilton teve seu incidente, rendendo uma volta deletada por limites de pista para Albon e a volta para a temida zona de eliminação faltando pouco mais de 4 minutos para o fim.
Segundos depois, Magnussen informa à sua equipe no rádio: “tudo simplesmente desligou”. Seu carro parado pouco antes da entrada do pit lane acionou uma bandeira vermelha. A partir daí, as equipes tiveram quase 10 minutos para se preparar para uma última volta rápida.
O que a Red Bull não esperava é que Verstappen fosse bater a asa dianteira no pit wall ao se preparar para a retomada da sessão. Mas, ao fim, isso não gerou maiores perdas para a equipe.
Com a pista liberada novamente, Albon foi o primeiro a cruzar a linha de chegada com o cronômetro zerado e conseguiu se colocar no topo da tabela. Os demais pilotos também conseguiram melhorar seus tempos, com Norris terminando como o líder a sessão.
Quem decepcionou, uma vez mais, foi Pérez. Tempos difíceis para o mexicano da Red Bull, que não conseguiu passar para o Q2 e, pela quinta classificação consecutiva, não chega ao Q3.
Bottas causou uma bandeira amarela ao final da sessão após seu carro apresentar problemas técnicos e ele ter de abandoná-lo no segundo setor.
Os eliminados do Q1 foram: Pérez (+0.019s do P15), Tsunoda (+0.076s), Zhou (+0.174s), De Vries (+0.564s) e Magnussen (+2.429s)
Q2
Vale ressaltar que o Q1 foi delicado para a Ferrari. O clima esquentou entre os pilotos após a equipe pedir para Sainz trocar de posição na saída do pit lane para o reinício da sessão, assim Leclerc teria a preferência. “Um pouco injusto o que você está me pedindo. Sacrificar a temperatura dos meus pneus. Mas de qualquer maneira, tanto faz. Sou P4, ele é P3. Estou mais em risco”, reclamou o espanhol antes de deixar o monegasco passar.
Antes de abrir a volta, enquanto os carros vinham lentos no último setor, Sainz desobedeceu o “acordo de cavalheiros” firmado entre os pilotos da categoria e ultrapassou Leclerc. O monegasco deixou uma mensagem bastante irônica no rádio: “Legal, Carlos. Legal. Ótima ultrapassagem na última curva.”
Leclerc debocha de Sainz por ter sido ultrapassado na última curva.
Sainz reclama de sacrificar a temperatura dos pneus pela posição do companheiro.
Dias nada felizes na Ferrari.#F1naBand pic.twitter.com/TOgI5uDHtt
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Dessa forma, para o início do Q2, a Ferrari novamente pediu a inversão das posições e Sainz respeitou. Em cada fim de semana, um acordo interno na equipe decide, em regime de revezamento, qual piloto tem a preferência em sair na frente para a classificação.
A chuva novamente ameaçou cair sobre o circuito, com algumas gotas sendo sentidas aqui e ali pelos pilotos, mas as condições só foram melhorando durante a segunda parte da classificação.
Ambas as McLarens mostraram um ritmo muito forte ao finalizarem a sessão em P2 e P3, além de Albon que foi P4.
Os eliminados do Q2 foram: Hulkenberg (+0.114s do P10), Stroll (+0.153s), Ocon (+0.174s), Sargeant (+0.249s) e Bottas (nenhum tempo marcado).
Q3
A pista foi oficialmente declarada como seca e, portanto, o uso do DRS foi liberado.
Na primeira volta rápida dos pilotos, Verstappen se encarregou de ocupar o topo da tabela e Hamilton cravou a segunda melhor volta, porém a apenas 0.633s do líder naquele momento.
Norris não havia feito uma boa primeira volta, mas veio como um foguete para marcar seu último tempo e deu esperanças de que se poderia ver um resultado diferente para a pole position desse fim de semana. Com o cronômetro já zerado, o piloto fez um tempo de 1:26.961 e levou os fãs à loucura, ocupando o P1. Não durou muitos segundos, já que Verstappen ainda estava em sua volta e tratou de responder com 1:26.720.
Apesar disso, a McLaren trouxe um resultado extraordinário para casa após um início de temporada fraco e muito abaixo do esperado, tanto que a equipe comemorou como se tivesse sido uma vitória. O P2 de Norris e P3 de Piastri vieram em uma hora boa, com ambos os carros carregando o pacote de atualizações da equipe (que na corrida passada havia chegado apenas para Norris).
A whole load of hugs and high-fives for the team from the boss. ? #BritishGP ?? pic.twitter.com/yUvfqgHFFh
— McLaren (@McLarenF1) July 8, 2023
“É sempre Max, ele sempre estraga tudo para todos”, brincou Norris na entrevista pós-quali após ter sido superado pelo holandês.
Já Albon não conseguiu manter a performance espetacular que vinha apresentando no fim de semana. O piloto não conseguiu colocar uma boa volta no Q3 e larga amanhã da 8ª colocação.
Confira o resultado completo da classificação para o Grande Prêmio da Grã-Bretanha: