O calendário oficial de 2024 da Fórmula 1 foi divulgado na manhã dessa quarta-feira (5). Estão programadas 24 etapas no total, com início em 2 de março e fim em 8 de dezembro.
A organização da F1 tem a intenção de agrupar cada vez mais as etapas para que sejam mais regionalizadas a fim de reduzir os custos logísticos e avançar em direção a temporadas mais sustentáveis. Essa medida acompanha o plano da categoria ser zero carbono até 2030.
As duas primeiras corridas, Bahrein e Arábia Saudita, serão disputadas no sábado em respeito ao ramadã, nono mês do calendário islâmico e um período sagrado para os muçulmanos, que se inicia em 10 de março (domingo). O GP da Arábia Saudita, então, foi movido para um dia antes e, consequentemente, a etapa de abertura da temporada no Bahrein também. Dessa forma, há um espaço de 7 dias entre as duas disputas.
O GP da Las Vegas também acontecerá em um sábado, mas por motivos comerciais. A corrida tem sua estreia no fim desse ano e em 2024 será alocada como a antepenúltima do campeonato.
Além disso, o GP da China retornará ao calendário após quatro anos fora, algo que estava programado para acontecer nesse ano de 2023, mas a etapa foi cancelada uma vez mais por conta da COVID-19.
Dentre as mudanças, o GP do Japão passa a ser a quarta etapa e antecede o GP chinês. Ele praticamente troca de lugar com o GP do Azerbaijão, que agora será disputado no mês de setembro, logo após o GP de Itália, em Monza.
Quanto ao GP do Brasil, ele vai se distanciando cada vez mais do fim da temporada. Se esse ano ela será a antepenúltima etapa, em 2024 serão mais três corridas após ela: Las Vegas, Catar e Abu Dhabi. Nota-se que o GP catariano foi movido de outubro para dezembro.
Confira o calendário completo da F1 2024: