Mesmo após a bandeirada final, os limites de pista do Red Bull Ring, onde foi disputado na manhã desse domingo o Grande Prêmio da Áustria de F1, ainda deram o que falar.
A Aston Martin protestou o resultado da corrida, que teve Verstappen como vencedor. A equipe alega que muitos carros ultrapassaram os limites de pista e não foram punidos por isso. Vale lembrar que sete dos 20 pilotos foram penalizados por extrapolar as advertências de track limits e pagaram a punição em pista: Hamilton, Tsunoda, Sainz, Albon, Gasly, Sargeant e Magnussen.
Em um primeiro documento oficial, a FIA apontou que o Race Control lidou com mais de 100 tempos de volta excluídos durante a prova da F1. Mas após a entrega da lista de tempos deletados aos comissários de prova, notou-se que “várias infrações aos limites da pista não haviam sido previamente encaminhadas aos comissários para possíveis penalidades. Foi determinado que algumas dessas infrações mereciam uma penalidade que não havia sido aplicada anteriormente quando foi publicada a Classificação Provisória”.
Sendo assim, o protesto da Aston Martin foi aceito e iniciou-se uma investigação detalhada em mais de 1.200 possíveis violações dos limites de pista durante o GP.
No total, foram 83 voltas deletadas publicadas pela FIA e oito pilotos punidos pós-corrida. As novas punições divulgadas foram aplicadas no resultado final da corrida e distribuídas da seguinte forma:
– Se o piloto ultrapassou os limites de pista 4 vezes, foi penalizado em 5 segundos;
– Se o piloto ultrapassou os limites de pista 5 vezes, foi penalizado em mais 10 segundos.
Após isso, os comissários decidiram dar um “reset” já que o número de infrações foi muito alto. Ou seja, apenas depois de cometerem mais 4 infrações novamente, os pilotos foram punidos em mais 5 segundos e depois de 5 infrações, mais 10 segundos.
Tsunoda levou +5 segundos de punição aplicado no resultado final da corrida, enquanto Sainz, Hamilton, Gasly, Albon e Sargeant levaram +10 segundos. Nyck De Vries levou +15 segundos e Esteban Ocon, +30 segundos (ele ultrapassou os limites de pista 10 vezes, segundo documento oficial da FIA).
O resultado final atualizado do Grande Prêmio da Áustria, com as punições aplicadas, ficou assim:
1- Max Verstappen
2- Charles Leclerc
3- Sergio Pérez
4- Lando Norris
5- Fernando Alonso
6- Carlos Sainz (era P4)
7- George Russell
8- Lewis Hamilton (era P7)
9- Lance Stroll
10- Pierre Gasly (era P9)
11- Alex Albon (continuou na mesma colocação)
12- Zhou Guanyu
13- Logan Sargeant (continuou na mesma colocação)
14- Esteban Ocon (era P12)
15- Valtteri Bottas
16- Oscar Piastri
17- Nyck De Vries (era P15)
18- Kevin Magnussen
19- Yuki Tsunoda (era P18)
NC- Hulk Hulkenberg