A BYD anunciou ontem que está vindo definitivamente para o Brasil, em comunicado oficial feito pela CEO da marca, Stella Li.
Isso mostra que ela acredita realmente no mercado brasileiro e na força de seus produtos. Já testamos o Yuan Plus, um SUV 100% elétrico com ótima autonomia e muita tecnologia.
E assim foi a semana passada, quando a BYD apresentou ao mercado seu quinto veículo de passeio que desembarcou por aqui, o Dolphin EV, que também é 100% elétrico. Segundo teste do Inmetro, ele entrega a melhor eficiência energética do mercado brasileiro. Construído sobre a plataforma e-Platform 3.0, especialmente criada unicamente para produção de elétricos, ela integra o sistema de alta tensão e as baterias ao chassi do carro, resultando em maior autonomia e segurança.
Além disso, essa plataforma entrega a possibilidade de dar ao Dolphin uma distância entre-eixos de 2,7 metros, que oferece conforto aos ocupantes dos bancos de trás. O assoalho plano também melhora o conforto dos passageiros, especialmente de quem senta no banco de trás e no meio.
A bateria do BYD Dolphin é a Blade de 44.9 kWh, que permite que ele entregue 291 km de autonomia (PBEV). Além disso, ela pode ser recarregada até em uma tomada de 127V, usando um adaptador. Pode também ser carregada em tomadas 220V e nos carregadores de alta potência que estão distribuídos em shoppings, estacionamentos, indo de 30 a 80% em cerca de 30 minutos.
Um dos grandes atributos que ele traz é a tecnologia. Ele tem uma central multimídia de 12,8″ que rotaciona e pode ser acionada manualmente ou por voz, seis alto-falantes, Apple Carplay e Android Auto e uso do aplicativo BYD que permite o acesso a várias funções, porém a que mais se destaca é oferecer a possibilidade do motorista, estando em qualquer lugar do mundo, emprestar o carro e acioná-lo através do app.
Outra função disponível como acessório é a possibilidade de cantar Karaokê ou jogar videogame com o carro parado. Além disso, o Dolphin pode ser aberto através de um cartão ou de um anel metálico, como já acontece com alguns modelos do Tesla.
O design dele é todo inspirado nos golfinhos, desenvolvido por dois experts do mundo automotivo, Wolfgang Egger e Michele Paganetti, respectivamente um alemão, ex-Audi e um italiano, ex-Volkswagen.
Mas a grande ousadia da marca está no preço do carro: R$149.800, incluído o wallbox. Desde que foi lançado, já vendeu 1.000 unidades.
Assim fica difícil para Kwid E-Tech e JAC E-JS1 brigarem com ele. A bateria tem garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros e o carro tem garantia de cinco anos ou também 200 mil quilômetros.