Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Industria AutomobilisticaVolkswagen

Por que o Volkswagen Polo é o novo líder do mercado de carros de passeio?

por Wandick Donett 05/06/2023
por Wandick Donett 05/06/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
VW Polo Track

VW Polo Track (Foto: Divulgação/VW)

Foi uma jogada muito ousada. Matar o Gol, seu carro popular mais acessível e entre os mais vendidos por décadas e colocar no lugar o Polo Track, modelo de entrada da marca, com um carro com poucos acessórios, mas com preço mais baixo que as versões anteriores. E reduzir também o valor das versões mais confortáveis. O lance foi de mestre. A jogada deu certo e o Volkswagen Polo se tornou o carro de passeio mais vendido do País, em liderança nunca atingida.

O resultado foi um aumento nas vendas e na preferência dos consumidores. Em maio de 2023, o Polo alcançou pela primeira vez a liderança no segmento de carros de passeio, superando o Chevrolet Onix, que dominava o ranking há anos. O Polo somou 7.600 emplacamentos, contra 4.850 do Onix. Foi também o primeiro mês que o Polo vendeu mais que o Hyundai HB20, seu principal rival.

O Volkswagen Polo é um dos modelos mais populares da marca alemã no Brasil. Lançado em 2002, o hatch compacto já teve quatro gerações e mais de um milhão de unidades vendidas no país. Em 2023, o Polo recebeu uma renovação visual e tecnológica, que o deixou mais moderno e competitivo.

Razões

O sucesso do Volkswagen Polo se deve a vários fatores, como o design atraente, o espaço interno, o desempenho, a segurança e a conectividade. O Polo oferece quatro versões: 1.0 MPI, 1.6 MSI, Comfortline 200 TSI e Highline 200 TSI. Todas elas contam com itens como ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, computador de bordo, volante multifuncional e sistema de som com tela sensível ao toque.

VW Polo Track

Foto: Divulgação/VW

Pena que no Polo Track, de câmbio manual de 5 marchas, recém adotado também pelas vendas diretas com frotas, não se oferece central multimídia, nem câmera de ré, nem sensor de ré, algo já de costume para os brasileiros até em modelos mais simples. Veja detalhes na avaliação de lançamento do VW Polo Track, em vídeo de Claudia Carsughi:

Confiança e Segurança

Mas o Polo, de modo geral, em todas as suas versões tem motores de confiança, eficientes e econômicos, que entregam potência e torque suficientes para uma condução ágil e prazerosa. O destaque é o motor 1.0 turbo de três cilindros, que equipa as versões Comfortline e Highline, com 128 cv e 20,4 kgfm. Esse propulsor é combinado com um câmbio automático de seis marchas, que garante suavidade e precisão nas trocas.

O Polo também se destaca pela segurança, sendo um dos poucos carros do segmento a oferecer seis airbags e controle de estabilidade nas versões mais caras. O modelo recebeu cinco estrelas nos testes de colisão do Latin NCAP, tanto para adultos quanto para crianças. Outro diferencial, mas aí sim somente nas versões mais refinadas, é a conectividade, com recursos como painel digital, carregador sem fio para celular, câmera de ré e assistente de estacionamento.

VW Polo Track

Foto: Divulgação/VW

Com todos esses atributos, o Polo se consolida como um dos melhores carros do mercado brasileiro e uma ótima opção para quem busca um veículo compacto, mas completo. O Volkswagen Polo segue sendo vendido a partir de R$ 79.990, dependendo da versão e dos opcionais escolhidos.

Por esses motivos, chega à liderança pela primeira vez. O novo modelo de entrada da Volkswagen, Polo Track, se consolidou no segmento de hatches de entrada por ser mais moderno e robusto, utilizando todas as características da plataforma do Polo para conquistar o mercado nacional.

golpolopolo trackVolkswagenVolkswagen PoloVW
Wandick Donett

Wandick Donett é jornalista, com MBA em Gestão de Negócios. Já passou por vários cargos executivos em redações de Folha de São Paulo, Estadão, Revistas Playboy e Exame, Rádio CBN, Redes de TV Bandeirantes, Globonews e Globo.

Anterior
O “carro popular” do governo e o efeito sanfona nas vendas até R$ 120.000
Próximo
Ford Maverick Hybrid surpreende pelo baixo consumo de combustível

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência