O futebol, paixão dos brasileiros e de várias outras pessoas ao redor do mundo, por vezes mexe tanto com as emoções que quase se torna uma experiência mortal!
Não há dúvidas de que o futebol é o esporte mais popular do Brasil e que mexe com o coração dos brasileiros – literalmente. Um trabalho desenvolvido pela Faculdade de Medicina da USP, em 2013, mostrou que a Copa do Mundo e, especialmente, os jogos da Seleção Brasileira, implicam maior incidência de infarto agudo do miocárdio.
Aí fica a pergunta: qual é o limite “saudável” para essa paixão?
Alguns podem considerar as palpitações e picos de estresse durante as partidas como algo normal, que faz parte do jogo. Porém, há casos em que isso realmente atinge outros patamares, levando algumas pessoas a chegarem perto da morte por conta disso, e não é apenas em jogos de Copa do Mundo que isso acontece.
Separamos 7 casos de torcedores, ao redor do mundo, que levaram sua paixão pelo futebol ao limite e quase fizeram das partidas de futebol a sua partida desta vida. Acompanhe!
#01: torcedor do Cádiz – Cádiz 0 x 4 Barcelona, La Liga (10/09/2022)
O Barcelona é o grande campeão da temporada 2022/23 do Campeonato Espanhol. Uma das partidas, porém, teve algo além do futebol: no dia 10 de setembro de 2022, quando a equipe visitava o Cádiz, um torcedor que estava na arquibancada teve um ataque cardíaco.
A partida ainda estava 2 a 0 para o Barcelona quando este torcedor passou mal. O jogo foi interrompido aos 37 minutos do 2º tempo e ficou mais de 50 minutos parado, até que, felizmente, houve um bom desfecho: o torcedor foi ressuscitado com o uso de um desfibrilador e partiu para o hospital.
Uma coisa legal foi que o goleiro do Cádiz, Jeremias Ledesma, junto com o reserva Jose Maria, pegaram um desfibrilador e uma maca para ajudar o torcedor. Como a agilidade faz muita diferença nesses casos, eles podem ter contribuído ativamente para um bom desfecho.
Depois da interrupção, a partida foi retomada e o Barcelona marcou dois gols, mas um dos grandes vencedores da noite foi este torcedor, que recebeu uma nova chance.
#02: torcedor da Argentina – Argentina 3 (4) x (2) 3 França, final da Copa do Mundo da FIFA (18/12/2022)
Aqui, realmente estamos na final da Copa do Mundo da FIFA. Um dos torneios mais desejados do esporte – senão o mais. A última vez em que os hermanos haviam conquistado o mundo tinha sido em 1986 – a taça esteve próxima em 2014, mas a final foi perdida para a Alemanha por 1 a 0, com gol de Götze aos 7 minutos do 2º tempo da prorrogação.
Avançando para o dia 18 de dezembro de 2022, a Argentina estava em outra final, agora contra a França. Com uma seleção e tanto, o destaque era Kylian Mbappe, fez com que Joseph, torcedor argentino, passasse por fortes emoções.
“Eu chorei antes da partida começar, chorei quando marcamos os dois primeiros gols e chorei quando a França marcou dois gols. […] Quando Messi marcou na prorrogação, eu estava em prantos. Mas Mbappe marcou de novo. Eu estava amaldiçoando o mundo todo por aquilo. […] Então, nos pênaltis, quando o Messi marcou e Martinez fez a primeira defesa, eu estava finalmente um pouco calmo. Eu senti que agora iríamos vencer.”
Joseph imaginava que a Argentina nunca seria campeã mundial de novo depois da final da Copa de 2014, e o desfecho não poderia ser mais emocionante que essa belíssima partida, que certamente mexeu (e muito) com seu sistema nervoso.
#03: Gary Neville – Inglaterra 2 x 0 Alemanha, oitavas de final da UEFA EURO 2020 (29/06/2021)
Se o futebol é denominado esporte bretão, é porque o esporte se originou na Grã-Bretanha. Porém, mesmo sendo os “inventores” do futebol, a Inglaterra não ocupa um lugar entre as principais seleções do mundo, pois conquistaram “apenas” uma Copa do Mundo, em 1966.
55 anos depois, estamos em 29 de junho de 2021, nas oitavas de final da UEFA EURO 2020. Na partida entre Inglaterra e Alemanha, vencida pelos ingleses por 2 a 0, um dos grandes nomes da história dessa seleção teve suas emoções levadas à flor da pele.
Gary Neville, uma lenda do Manchester United e um grande nome de sua seleção, teve um colapso durante a partida contra a Alemanha. Quando o time inglês marcou o primeiro gol com Raheem Sterling, Neville colapsou e teve que ser levado ao hospital. Chegando lá, os médicos afirmaram que isso aconteceu devido ao seu estilo de vida agitado.
#04: torcedor do Athletico-PR – Flamengo 1 – 0 Athletico-PR, um dia depois da final da Libertadores da América (30/10/2022)
Viver uma final de Libertadores da América é uma experiência repleta de emoções, tanto para os que ganham quanto para os que perdem. Neste último caso, foi exatamente o que aconteceu com um torcedor do Athletico-PR, que passou mal e precisou de atendimento médico com urgência.
O homem estava em um voo com torcedores de ambos os times, no dia posterior à derrota do Furacão para o Mengão na final da Libertadores, e passou mal. Foi necessário fazer um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Porto Velho (RO), interrompendo a viagem que ia de Bogotá (Colômbia) para Guarulhos (SP).
De acordo com um dos torcedores flamenguistas que estavam no voo, o passageiro já havia passado mal durante o jogo. Ele recebeu atendimento pré-hospitalar e depois foi encaminhado a um hospital.
#05: torcedor do Newcastle – Newcastle 2 x 3 Tottenham, Premier League (29/06/2021)
Durante o jogo entre Newcastle e Tottenham em 2021, um torcedor do time da casa passou mal, com uma suspeita de ataque cardíaco. A partida foi paralisada antes do final do primeiro tempo e contou com a agilidade da equipe médica, que trouxe um desfibrilador para ajudar o rapaz que teve este problema.
O jogo, que até então marcava 2 a 1 no placar para o Tottenham, foi paralisado por aproximadamente 20 minutos até que o homem fosse movido pela equipe médica, momento em que a plateia aplaudiu o ocorrido. Depois da partida, o Newcastle informou, por meio de seu Twitter, que o torcedor estava estável e respondendo no hospital.
#06: torcedor do Paraná – Paraná 3 x 2 Bahia de Feira, segunda fase da Copa do Brasil (26/02/2020)
O dia 26 de fevereiro de 2020 está marcado na história do Paraná. O clube paranaense disputou contra o Bahia de Feira uma vaga para a terceira fase da Copa do Brasil, em uma partida emocionante. O placar mostrava 2 a 0 para o Bahia de Feira até os 46 minutos do 2º tempo, mas em 7 minutos, o Paraná virou a partida e se classificou.
Tamanha foi a emoção que Paulo Dolatto, de 62 anos, passou mal quando seu time do coração marcou o segundo gol e, da arquibancada, foi levado para o hospital. Ele só soube do placar final por meio de sua filha, quando já estava mais tranquilo e sob cuidados médicos no hospital.
#07: um torcedor do West Bromwich Albion e um do Bristol City – West Bromwich Albion 3 x 0 Bristol City, Sky Bet Championship (23/10/2021)
Para fechar a lista, trazemos um caso que não envolveu apenas um torcedor, mas sim dois, um de cada time no confronto entre West Bromwich Albion e Bristol City.
O jogo estava marcado para começar às 15h (horário local), mas começou com 15 minutos de atraso, pois as equipes médicas estavam em ação e precisaram retirarum torcedor do West Bromwich Albion de maca. Ele estava consciente e até deu um sinal de “joinha” com as mãos, o que confortou o público e quem estava lá.
No segundo tempo da partida, foi a vez de um torcedor do Bristol City precisar de atendimento médico, em uma situação rara em que foi necessário parar o jogo em dois momentos diferentes por conta de problemas de saúde.
Felizmente, o West Brom twittou que os dois torcedores estavam conscientes no hospital, onde receberam o posterior tratamento necessário, além de ter desejado que sua recuperação seja rápida.
Futebol: um esporte que mexe com o coração (de verdade)
O futebol realmente desperta paixões extremas, às vezes, até demais! Situações como os exemplos vistos anteriormente realmente podem colocar a vida em risco, mas uma dose controlada de emoção é bem-vinda para fazer com que as partidas de futebol sejam ainda mais interessantes e marcantes.
Essa emoção, inclusive, pode ser alcançada por meio das apostas esportivas, que dão aquela sensação ainda mais especial a cada partida. Afinal, tem coisa melhor que sentir aquela adrenalina positiva por ter acertado seu palpite e, além disso, ganhar uma boa grana?