Portal Carsughi
  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
Portal Carsughi

  • Home
  • Fórmula 1
  • Carro
    • BYD
    • Caoa Chery
    • Ferrari
    • Fiat
    • Ford
    • GWM
    • Honda
    • Hyundai
    • Jeep
    • Nissan
    • Renault
    • Toyota
    • Volkswagen
    • Ver mais…
      • Audi
      • BMW
      • Chevrolet
      • Citroen
      • McLaren
      • Mercedes
      • MINI
      • Mitsubishi
      • Peugeot
  • Moto
    • Motociclismo
    • MotoGP
  • Futebol
    • Copa das Confederações
    • Copa do Brasil
    • Copa do Mundo
    • Champions League
    • Copa Sulamericana
    • Brasileirão
    • Libertadores
  • Outros
    • Entretenimento
    • Stock Car
    • Gastronomia
    • Turismo
    • Tecnologia
  • Vídeos
  • Anuncie
  • Livro
FiatIndustria Automobilistica

Fiat Topolino ressurge elétrico, sem portas e com preço de quadriciclo

por Claudia Carsughi 07/06/2023
por Claudia Carsughi 07/06/2023
Compartilhar
FacebookTwitterWhatsapp
Fiat Topolino

Foto: Divulgação/Stellantis

No período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, a Fiat lançou um pequeno carro que ficou popularmente conhecido como Topolino e que foi produzido em grande escala, mais precisamente entre 1936 e 1955.

O projeto nasceu criado por um jovem chamado Dante Giocosa e tinha motor de quatro cilindros, com 569 cc de cilindrada e potência de 13 cv a 4.000 rpm. Atingia a velocidade de 85 km/h e pesava 745 kg fazendo um incrível consumo de 6 litros a cada 100 km, ou seja, quase 17 km/l.

O “Topolino” ficou também conhecido como Fiat 500, pois esse era seu motor e foi o menor carro do mundo, como disse acima, a ser produzido em escala. Vendeu quase 520.000 unidades e foi lançada também uma versão “jardineira”.

Fiat Topolino 1949

Fiat Topolino de 1949 (Foto: grandtouring.com)

Mas como o futuro caminha para a eletrificação e a mobilidade urbana é uma questão recorrente na Europa, a Fiat então apresentou sua solução: o novo Fiat Topolino 100% elétrico que continua de tamanho reduzido porém é muito eficiente para o que se propõe. Serve perfeitamente para a mobilidade elétrica estendida ao público em geral, inclusive os jovens, pois o design ultra moderno agrada às novas gerações, além das famílias.

A marca Fiat deu assim, mais um importante passo rumo à eletrificação, de acordo com sua visão de que “It’s only green when it’s green for all” (É somente verde quando é verde para todos).

A missão cotidiana da Fiat é repensar a condução nas cidades e torná-la mas sustentável e acessível e o Topolino será o carro perfeito para cumprir essa missão.

No entanto, é impossível olhar para o novo Topolino e não vir à memória o Citroën Ami, já presente na Europa desde 2020. Vale lembrar que estamos falando de marcas do mesmo grupo, a Stellantis.

Citroen Ami

Citroën Ami (Foto: Divulgação/Citroën)

Embora a Fiat não tenha revelado a ficha técnica de seu carrinho, deve ficar com medidas próximas a 2,4 metros de comprimento, 1,4 metros de largura e motor elétrico de 6kW e 8 cv, alimentado por uma bateria de 5,5 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia aproximada de 70 km, como do Ami, e velocidade máxima limitada a 45 km/h, característica essa que possibilita que ele seja homologado como um quadriciclo e, na Itália, permitido ser guiado a partir dos 14 anos de idade.

O preço também não foi divulgado, mas especula-se algo acima dos € 7.790 (cerca de R$ 41.000), preço que custa o Citroën Ami.

citroen amielétricoeletrificaçãoFiatFiat 500stellantistopolino
Claudia Carsughi

Claudia é Psicóloga por formação e atua no Jornalismo há mais de 20 anos. Filha do Claudio, resolveu dar continuidade à sua brilhante carreira alimentando as colunas de Automobilismo do Portal.

Anterior
Presidente Lula acompanha o início da produção da picape Ram Rampage
Próximo
Montadoras divulgam redução de preço de até R$ 19 mil em seus carros; conheça os novos valores

Você também pode gostar...

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência

GWM vai produzir picape e SUV inédito em São Paulo

Jeep Renegade ganha série especial; confira os diferenciais

VW Nivus GTS na medida certa e estilo correto

Redes Sociais

Facebook Twitter Instagram Youtube

Publicidade

CANAL NO YOUTUBE

Livro

Publicidade

Colunistas

Claudia Carsughi
Claudio Carsughi
Eduardo Pincigher
Fernando Calmon
Gabriella Carsughi
Jaroslav Sussland
Lucia Camargo Nunes
Milad Kalume Neto
Odoardo Carsughi
Pedro Kutney
Renato Bellote
Roberto Takaki

Publicidade

Sobre Claudio Carsughi

Carsughi

Claudio Carsughi é jornalista, comentarista e crítico de Fórmula 1, de futebol e da indústria automobilística. Atua nesses segmentos há mais de 50 anos.

Populares

  • 1

    Fusca 4 portas: um projeto inusitado nas ruas de São Paulo

    10/05/2025
  • 2

    5 curiosidades sobre a Fórmula 1 que você talvez não conheça

    14/05/2025

Mapa do Site

  • Sobre
  • Livro Claudio Carsughi – ‘Meus 50 Anos de Brasil’
  • Anuncie
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

@‌2024 - Todos os direitos reservados a Carsughi. Desenvolvido por Studiogyn soluções para web

Você também pode gostarx

Produção de veículos no primeiro quadrimestre: a maior em seis anos

Híbridos plug-in lideram a preferência de eletrificados

Ferrari lança 296 Speciale com motor híbrido e até 880 cv de potência