No período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial, a Fiat lançou um pequeno carro que ficou popularmente conhecido como Topolino e que foi produzido em grande escala, mais precisamente entre 1936 e 1955.
O projeto nasceu criado por um jovem chamado Dante Giocosa e tinha motor de quatro cilindros, com 569 cc de cilindrada e potência de 13 cv a 4.000 rpm. Atingia a velocidade de 85 km/h e pesava 745 kg fazendo um incrível consumo de 6 litros a cada 100 km, ou seja, quase 17 km/l.
O “Topolino” ficou também conhecido como Fiat 500, pois esse era seu motor e foi o menor carro do mundo, como disse acima, a ser produzido em escala. Vendeu quase 520.000 unidades e foi lançada também uma versão “jardineira”.
Mas como o futuro caminha para a eletrificação e a mobilidade urbana é uma questão recorrente na Europa, a Fiat então apresentou sua solução: o novo Fiat Topolino 100% elétrico que continua de tamanho reduzido porém é muito eficiente para o que se propõe. Serve perfeitamente para a mobilidade elétrica estendida ao público em geral, inclusive os jovens, pois o design ultra moderno agrada às novas gerações, além das famílias.
A marca Fiat deu assim, mais um importante passo rumo à eletrificação, de acordo com sua visão de que “It’s only green when it’s green for all” (É somente verde quando é verde para todos).
A missão cotidiana da Fiat é repensar a condução nas cidades e torná-la mas sustentável e acessível e o Topolino será o carro perfeito para cumprir essa missão.
No entanto, é impossível olhar para o novo Topolino e não vir à memória o Citroën Ami, já presente na Europa desde 2020. Vale lembrar que estamos falando de marcas do mesmo grupo, a Stellantis.
Embora a Fiat não tenha revelado a ficha técnica de seu carrinho, deve ficar com medidas próximas a 2,4 metros de comprimento, 1,4 metros de largura e motor elétrico de 6kW e 8 cv, alimentado por uma bateria de 5,5 kWh de capacidade, garantindo uma autonomia aproximada de 70 km, como do Ami, e velocidade máxima limitada a 45 km/h, característica essa que possibilita que ele seja homologado como um quadriciclo e, na Itália, permitido ser guiado a partir dos 14 anos de idade.
O preço também não foi divulgado, mas especula-se algo acima dos € 7.790 (cerca de R$ 41.000), preço que custa o Citroën Ami.